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Confira os cuidados que precisam ser adotados pelos profissionais da saúde no planejamento de suas estratégias digitais e no marketing médico

Independentemente da área de atuação ou do porte do seu negócio, o marketing digital é uma ferramenta indispensável para quem deseja investir no fortalecimento de uma marca. Na área de saúde não é diferente, hoje é possível encontrar conteúdos de medicina espalhados pela internet e disponíveis em diferentes plataformas, contribuindo para educação e orientação dos leitores.

No entanto, quem trabalha no setor de saúde sabe a importância de manter a ética e o cuidado em suas atividades e isso inclui as ações de marketing. O compartilhamento de conteúdos e informações deve ser pensado de forma estratégica e responsável.

Por isso, conhecer as boas práticas e montar um bom planejamento pode fazer toda a diferença no planejamento, execução e resultado obtido em estratégias de marketing médico.

1. Regras do Conselho Federal de Medicina 

Antes de montar uma estratégia de marketing e começar a compartilhar conteúdos em suas redes profissionais, conheça a fundo as regras e orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O órgão estabelece as diretrizes envolvendo o marketing profissional de médicos. É necessário estar atento a todas elas, já que o descumprimento dessas orientações pode gerar penalizações, prejudicando a imagem do profissional junto ao seu mercado de atuação. 

2. Faça um planejamento

O planejamento é uma peça-chave na gestão de qualquer negócio e se aplica em diferentes contextos e situações. No desenvolvimento de uma estratégia digital não é diferente.

O planejamento no marketing médico vai ajudar o médico a conhecer e compreender melhor o seu público, suas necessidades e preferências.

Também é por meio do planejamento que o gestor responsável pelo desenvolvimento da estratégia digital consegue avaliar suas forças e fraquezas, identificar as melhores oportunidades e estabelecer os objetivos e metas para a clínica. 

O planejamento pode ser feito por conta própria ou com o suporte de profissionais especializados em marketing médico. A ideia é conhecer o seu público e o mercado em que o seu negócio está inserido, identificando oportunidades, estabelecendo objetivos e traçando ações para chegar até eles. 

3. Otimize o seu site

Uma estratégia digital não pode deixar de levar em consideração a otimização. O site otimizado ajuda a atrair a atenção de novos pacientes além de favorecer a retenção dos pacientes atuais.

O site é o espaço oficial do seu consultório na internet, o ponto de referência para pessoas que buscam informações sobre contato, serviços e até conteúdos educacionais. 

A solidez da marca do médico no mercado digital começa com o desenvolvimento de um site que represente o seu negócio. Para utilizá-lo, o profissional de marketing médico deve investir em um layout elegante e intuitivo, em estrutura e domínio, na criação de links, na oferta de ferramentas de agendamento online, no uso de palavras-chave relevantes, na velocidade da página, em imagens com resolução de qualidade e, naturalmente, em conteúdos relevantes para o seu público. 

4. Invista nas redes sociais 

As redes sociais são um excelente ponto de contato entre as marcas e os consumidores. Os profissionais da área de saúde podem usar as mídias sociais como meio de estreitar o laço com pacientes e o público de uma forma geral.

No entanto, é importante tomar cuidado quando se fala em uso de redes sociais. Primeiro, o profissional não pode esquecer das regras e boas práticas profissionais orientadas pelo CFM. 

Segundo a clínica, não precisa estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo. Imagine como seria produzir e gerenciar conteúdo e ainda interagir com seguidores no TikTok, Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn? Praticamente impossível. 

Por isso, na etapa de planejamento das suas estratégias defina as redes sociais que mais fazem sentido de acordo com o perfil dos seus pacientes e foque suas ações nestas redes.

Tão importante quanto manter um perfil em rede social é alimentá-lo com conteúdos e informações relevantes para as pessoas. Assim, trabalhe com uma quantidade de redes que você tenha condições de administrar. 

5. Analise os resultados

Quem está começando a trabalhar com estratégias digitais ainda não tem o domínio de todas as ferramentas e soluções que podem ser utilizadas. 

Um dos erros mais comuns neste tipo de situação é a ausência de acompanhamento e análise de resultados. Afinal, será que vale a pena investir em presença digital se você não acompanhar os resultados e dados coletados ao longo deste processo?

Avaliações de dados e resultados permitem entender se o caminho escolhido tem trazido resultados ou se é necessário rever o seu planejamento. 

6. Atraia e fidelize a base de pacientes

Uma estratégia digital pode ser o ponto de virada para atrair novos pacientes para uma clínica. Mas será que isso é suficiente?

Tão importante quanto atrair novos pacientes é criar um vínculo e promover a sua fidelização. Por isso, invista em um atendimento de qualidade, foque na comunicação direta tanto nas ações de marketing quanto nos atendimentos, tenha uma abordagem humanizada, crie campanhas de marketing segmentadas por grupos e aproveite os períodos de sazonalidade.