Há tempos atrás o marketing de influenciadores era limitado apenas a celebridades ou marcas com poder financeiro gigantesco. Mas isso foi mudando ao longo do tempo e, hoje, até uma empresa menor do ramo de filtro coalescente, por exemplo, pode se beneficiar disso.
Se já pesquisou sobre o tema, provavelmente encontrou informações conflitantes. Para se distanciar disso, continue com a gente, pois explicaremos como fazê-la. Então, siga com a leitura!
O que é marketing de influência?
O marketing de influenciadores, em suma, é um tipo de ferramenta que usa indivíduos, com seguidores dedicados e dão voz e vez a outras empresas especialistas em seu nicho. Só funciona devido à alta confiança que os influenciadores construíram com seus fãs e as recomendações deles servem como uma forma de prova social para os clientes em potencial de sua marca.
Como está o cenário do marketing de influência atualmente?
O marketing de influência nunca esteve tão em alta e pode ser comparado a um campo de grama sintética em relação ao custo benefício. Ele se paga rapidamente, mesmo que o investimento seja alto.
Para fazê-lo, siga este passo a passo que mostraremos abaixo. Mas saiba que embora o marketing do Instagram seja uma estratégia bem conhecida, existem muitas outras que estão crescendo. De acordo com pesquisas recentes, é válido investir também no YouTube e TikTok. Eles têm seu próprio conjunto de influenciadores com dados diferenciados.
Como encontrar influenciadores e como pagá-los
Assim como qualquer estratégia, a pesquisa é o primeiro passo. Escolha a plataforma na qual deseja focar e lembre-se que sempre pode expandir para outras ao longo do tempo, mas se estiver apenas começando, fique com uma única.
O ideal é que sua marca já tenha presença na rede ou esteja buscando expandi-la. Comparativamente, se um serralheiro precisa de pesquisas para fazer um aluguel de máquina de solda, os gestores também têm essa obrigação.
Se você não sabe por onde começar, identifique onde os clientes aparecem com frequência e poderá ajudá-lo a encontrar as vozes mais influentes. Isso vale para o YouTube, o Instagram, o Tik Tok e todas as outras plataformas.
Defina um orçamento e uma estratégia de gestão
Depois desse primeiro item avaliado, crie seu orçamento. Certifique-se também de levar em consideração o tempo para planejar, executar e revisar seu programa de marketing de influência.
A execução bem-sucedida não é um tipo de estratégia pronta. Isso envolverá monitoramento e acompanhamento cuidadosos, ou seja, criar uma equipe experiente e que já tenha trabalhado com as principais ferramentas e redes sociais é imprescindível.
Ao contrário de uma estratégia de anúncios mais automatizada, esta, que também está atrelada aos influenciadores, equilibram várias parcerias, portanto tenha calma e equilíbrio, pois alguns podem atrasar seus compromissos de postar no prazo ou cometer erros em suas hashtags solicitadas, ou frases de chamadas para ação.
Você precisará ter tempo para ser mais prático com esses relacionamentos para cultivá-los e refinar essa abordagem. Reuniões constantes podem gerar maior assertividade.
Decida os objetivos e a mensagem
Coloque um cone de sinalização e veja que o caminho está mais livre para o sucesso. Os dois motivos mais comuns para usar o marketing de influência são: aumentar o reconhecimento da marca e aumentar as vendas.
No entanto, em vez de definir essas metas amplas com essa métricas tão pontuais, será mais eficaz iniciar sua estratégia aprimorando quais são as necessidades de sua marca. Talvez você queira ter sua base de clientes robusta em um grupo mais jovem. Ou exibi-la para um novo grupo de usuários. Ou, quem sabe, pular tendências e utilizar influenciadores para falar sobre os valores de sua marca.
Esse marketing de influência terá a capacidade de atingir públicos muito específicos. Em vez de contar seguidores, os influenciadores o ajudarão a garantir que um público-alvo muito específico, provavelmente interessado em seu produto.
Tudo isso fará com que ultrapasse os concorrentes, ganhe notoriedade e autonomia para dialogar e criar parcerias duradouras e com valores menores. Mantenha-se focado e dê a chance de errar algumas vezes, para acertar outras muitas.
O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre como efetuar o marketing de influência? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!