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O marketing de incentivo é uma estratégia que ajuda a empresa a manter os colaboradores engajados e com excelente desempenho. 

Ao colocá-lo em prática, a companhia obtém muitos benefícios por conta de sua equipe motivada.

Quando se fala em estratégias de marketing, a primeira coisa que vem à mente são as ações voltadas para o público externo, afinal, o objetivo de qualquer marca é atrair os consumidores e conquistar um bom posicionamento no mercado.

Mas, é fundamental pensar em campanhas que sejam capazes de estimular os colaboradores, e uma das formas de fazer isso é criar estratégias totalmente voltadas para o público interno.

Investir em marketing de incentivo é o melhor caminho e ele é fundamental porque o mercado está cada vez mais competitivo, assim sendo, as organizações precisam contar com profissionais motivados e com bom desempenho.

Um dos objetivos do marketing de incentivo é fortalecer a cultura da corporação e melhorar o desempenho dos colaboradores, portanto, precisa começar a fazer parte dos investimentos de seu negócio.

Neste artigo, entenda o conceito de marketing de incentivo, qual é sua importância e veja algumas dicas para aplicar essa estratégia do jeito certo.

Conceito de marketing de incentivo

Reter e engajar são duas palavras muito comuns dentro das empresas, principalmente entre os profissionais de marketing digital. Quando uma empresa investe em marketing, o foco é sempre o público externo, ou seja, clientes e consumidores.

Mas, para realmente agradá-los, é fundamental oferecer produtos e serviços de qualidade e eles dependem da motivação e do desempenho dos funcionários, e é aqui que entra o marketing de incentivo.

Por meio dele, uma empresa de locução em off vai engajar e reter seus colaboradores, mas isso está muito além de oferecer um bom salário e bonificações.

Ele trata de um conjunto de ações que incentivam os profissionais a melhorarem diariamente seu desempenho e rendimento no trabalho. Assim como é importante fidelizar os clientes, é crucial motivar os funcionários.

Mas, tenha em mente que se trata de um trabalho constante, que passa pela premiação em reconhecimento daqueles que conseguem superar metas e atingir as expectativas, trazendo resultados positivos.

Por meio de diversas campanhas e ações, a companhia vai estimular seus colaboradores, aumentar o engajamento e fazer com que se comprometam com as causas e metas da corporação.

Essa estratégia estipula objetivos, prazos e prêmios, por meio de regras claras para todos os profissionais. A empresa vai reconhecer e valorizar quem trabalha com ela e aqueles que mais se destacaram dentro de um período.

É uma forma que um fabricante de motor para porta de aço com mola tem de mostrar que está atento ao trabalho de sua equipe e que quando ele é bem-feito, gera recompensas que vão além de um bom salário e uma boa estrutura de trabalho.

Importância do marketing de incentivo

Algumas empresas ainda acham desnecessário aplicar estratégias de marketing de incentivo, no entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação de Marketing Promocional, 56% das companhias investem nessa prática.

Isso acontece porque ela traz uma série de vantagens que ajudam a alavancar a corporação, dentre elas estão:

  • Atrai e retém talentos;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Aumenta a produtividade;
  • Clientes mais satisfeitos.

Hoje em dia, oferecer um bom salário já não é mais o suficiente para atrair profissionais qualificados, por outro lado, investir em estratégias de incentivo é uma boa saída.

Além de atrair bons colaboradores, também é uma forma de reter aqueles que trazem bons resultados, uma vez que se sentem confortáveis dentro da corporação e querem permanecer mais tempo.

O clima organizacional é fator chave para o sucesso da organização, e por meio de ações de reconhecimento e valorização, fica muito mais fácil criar um clima organizacional positivo.

Como resultado, um hospital veterinário do câncer terá funcionários mais engajados com sua cultura e que busquem os mesmos propósitos e objetivos.

O aumento dos incentivos gera impactos positivos no desempenho e na produtividade dos colaboradores. Isso acontece porque quando existe valorização e reconhecimento daquilo que fazem, vão se esforçar mais para mostrar seu valor.

Consequentemente, o resultado relacionado aos produtos e serviços será muito melhor, o que vai aumentar a satisfação dos clientes

Mesmo que o consumidor não saiba quais são as ações de marketing de incentivo, vai se beneficiar com essa estratégia. Ele será atendido por um vendedor empenhado e disposto a resolver seus problemas e que sabe que seu trabalho é valorizado.

Como aplicar a estratégia

Agora que você já conhece o conceito e a importância do marketing de incentivo, chegou o momento de saber como colocá-lo em prática.

Os benefícios dessa ação são muitos, o que está fazendo dela um mecanismo importante para as companhias. Mas, para ter acesso a todos eles, uma empresa de vistoria para carros deve investir nas seguintes práticas:

1.    Descobrir uma motivação

A primeira coisa a ser feita é descobrir uma razão para investir no marketing de incentivo. Por exemplo, pode ser que a taxa de fidelização esteja baixa ou então a rotatividade interna esteja muito alta.

Para estruturar adequadamente uma campanha desse tipo, primeiro a corporação precisa descobrir o problema que vai solucionar, pois ele será a motivação.

2.    Definir um objetivo

Depois, é o momento de definir um objetivo para ação de incentivo, ou seja, a razão pela qual a campanha será trabalhada, e ela deve estar diretamente relacionada com a motivação.

Com base nessa relação, a empresa determina o que pretende alcançar, como aumentar as vendas, atrair profissionais qualificados, fidelizar os consumidores, dentre outras possibilidades.

3.    Determinar outros aspectos

Um fabricante de abraçadeira unha também precisa determinar outros aspectos, como as metas, prazos do público-alvo, métricas de avaliação e regulamento.

É assim que os colaboradores vão entender como tudo funciona e o que precisam fazer para receber a premiação.

Somente depois de determinar todos os aspectos importantes para a prática é que será possível prender a atenção dos colaboradores e melhorar consideravelmente seu desempenho.

4.    Valorizar a campanha de incentivo

Procure divulgar ao máximo a campanha para que o público seja realmente impactado, mais do que isso, para que as pessoas certas sejam alcançadas.

Uma das melhores formas de valorizá-la é por meio de um evento que vai colaborar com sua divulgação, de modo a mostrar para os funcionários qual é o objetivo da companhia, além de fortalecer o vínculo com eles.

Como resultado, vai obter excelentes retornos e conseguir manter a motivação de todos sempre em alta.

5.    Oferecer feedback frequentemente

Durante o lançamento da campanha, um fabricante de chopeira manual a gelo deve garantir que todos os participantes do projeto se sintam motivados.

O negócio não deve apenas divulgar a ação sem oferecer os recursos necessários para que todos alcancem as metas, tendo em vista que o foco é fazer com que os funcionários se sintam mais engajados.

Por meio de um programa de feedbacks, a corporação vai manter os colaboradores motivados e interessados pelos objetivos.

Isso envolve oferecer os recursos necessários para que eles compreendam quais tarefas precisam ser aprimoradas, o caminho para fazer isso, dentre outras questões pertinentes.

Em linhas gerais, uma loja focada em pneus de carros baratos deve ajudar ao máximo seus funcionários para que estejam sempre motivados e engajados.

6.    Oferecer premiações

O marketing de incentivo precisa de estratégias criativas, assim sendo, é fundamental diversificar as premiações, assim como os tipos de metas estabelecidas.

Não se deve valorizar os funcionários sempre do mesmo modo e com as mesmas coisas, o ideal é procurar alternativas que realmente sejam capazes de aumentar o engajamento durante toda a campanha.

7.    Analisar os resultados

As métricas não servem apenas para monitorar as mais variadas estratégias de marketing digital, como campanhas de link patrocinado ou criação de conteúdo, elas também devem ser aplicadas ao marketing de incentivo.

Depois de realizar uma campanha, um fabricante de bateria de caminhão 150 amperes deve compilar todos os dados obtidos e analisá-los de maneira detalhada.

Com base nos resultados, o gestor terá insights para criar campanhas futuras mais eficientes, além de ter mais facilidade para pontuar o que precisa ser passado para os colaboradores durante o feedback.

No próximo planejamento, as melhores ações serão trabalhadas para continuar motivando e engajando os funcionários.

Considerações finais

O marketing de incentivo é uma estratégia eficiente que ajuda a fortalecer o clima organizacional dentro da empresa. Suas ações fazem com que o negócio alcance bons resultados e consiga aproveitar o potencial de seus colaboradores.

Eles serão mais eficientes e produtivos em suas tarefas, melhorando a qualidade do produto ou serviço. Consequentemente, os consumidores se sentirão satisfeitos e a imagem da empresa melhora para seu público interno e externo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.