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Você sabe o que é marketing de conteúdo e como ele pode ajudar o seu negócio a crescer? 

Marketing de conteúdo é uma estratégia que visa atrair, engajar e converter clientes por meio da criação e distribuição de conteúdos relevantes e valiosos para o seu público-alvo.

 O objetivo é educar, informar, entreter ou solucionar problemas dos seus potenciais clientes, gerando confiança e autoridade para a sua marca.

Mas como criar um planejamento eficiente de marketing de conteúdo? 

Não basta apenas produzir conteúdos aleatórios e esperar que eles tragam resultados. É preciso seguir alguns passos para garantir que a sua estratégia seja bem-sucedida. 

Neste conteúdo, explicaremos tudo sobre o assunto! 

Continue lendo e confira!

O que é marketing de conteúdo e qual é a sua importância para o seu negócio?

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que consiste em criar e distribuir conteúdos relevantes, úteis e atrativos para o seu público-alvo.

Com o objetivo de educá-lo, engajá-lo e convertê-lo em clientes.

O marketing de conteúdo pode ser aplicado em diversos formatos, como blog posts, ebooks, infográficos, podcasts, vídeos, webinars, newsletters, redes sociais, entre outros.

Mas por que o marketing de conteúdo é tão importante para o seu negócio?

Veja alguns benefícios que essa estratégia pode trazer:

  • aumenta a visibilidade da sua marca na internet, pois os conteúdos podem ser otimizados para os mecanismos de busca (SEO) e compartilhados nas redes sociais;
  • gera autoridade e credibilidade para a sua empresa, pois os conteúdos demonstram o seu conhecimento e expertise sobre o seu nicho de mercado;
  • atrai e fideliza clientes potenciais, pois os conteúdos oferecem soluções para as suas dores e necessidades, além de criar um relacionamento de confiança e proximidade com eles;
  • reduz o custo de aquisição de clientes (CAC), pois os conteúdos podem ser usados para nutrir os leads ao longo da jornada de compra, até que eles estejam prontos para tomar uma decisão;
  • aumenta o retorno sobre o investimento (ROI), pois os conteúdos geram tráfego, leads e vendas de forma orgânica e sustentável.

Ele deve ser utilizado em qualquer segmento, como comércio, hotéis, restaurantes, empresas de contabilidade e de informática, entre outros.

7 dicas para criar um  planejamento eficiente!

Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar nesse processo:

1. Defina os seus objetivos

Antes de começar a produzir conteúdos, você precisa saber o que quer alcançar com eles. Qual é o propósito da sua estratégia de marketing de conteúdo? 

Aumentar o tráfego do seu site? Gerar mais leads? Aumentar as vendas? Melhorar o relacionamento com os clientes? 

Seja qual for o seu objetivo, ele deve ser claro, específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal (SMART).

2. Conheça o seu público

Para criar conteúdos que sejam realmente interessantes e úteis para o seu público, você precisa conhecê-lo bem. 

Quem são as pessoas que você quer atrair e converter com os seus conteúdos? 

Quais são as suas características, necessidades, dores, desejos e preferências? Como elas se comportam na internet? 

Quais são os canais que elas usam para se informar e se comunicar? 

Essas informações vão te ajudar a criar personas, ou seja, representações fictícias dos seus clientes ideais, que vão orientar a sua produção de conteúdo.

3. Faça uma pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave são os termos que os usuários digitam nos mecanismos de busca para encontrar informações sobre determinado assunto. 

Elas são essenciais para otimizar os seus conteúdos para os motores de busca (SEO) e para garantir que eles sejam encontrados pelo seu público. 

Para fazer uma pesquisa de palavras-chave, você pode usar ferramentas como o Google Keyword Planner, o Ubersuggest ou o SEMrush.

Que te mostram quais são as palavras mais buscadas relacionadas ao seu nicho de mercado, o volume de busca, a dificuldade e a concorrência por elas.

4. Crie um calendário editorial

Um calendário editorial é uma ferramenta que te ajuda a organizar e planejar os seus conteúdos com antecedência. 

Nele, você deve definir quais são os temas, formatos, canais, datas e responsáveis pela criação e publicação dos seus conteúdos. 

Assim, você evita imprevistos, atrasos e falta de consistência na sua estratégia. Também pode usar planilhas, aplicativos ou plataformas online para criar o seu calendário editorial.

5. Produza conteúdos de qualidade

Agora que você já sabe o que quer alcançar, quem quer atingir, quais palavras-chave usar e quando publicar os seus conteúdos, é hora de colocar a mão na massa e produzi-los. 

Mas não basta apenas escrever ou gravar qualquer coisa. Você precisa produzir conteúdos de qualidade.

Ou seja, conteúdos que sejam relevantes, originais, completos, bem escritos ou produzidos, atrativos e que entreguem valor para o seu público. 

Além disso, precisa adaptar os seus conteúdos aos diferentes formatos (texto, vídeo, áudio, e imagem) e canais (blog, redes sociais e e-mail) que você vai usar na sua estratégia.

6. Divulgue os seus conteúdos

De nada adianta produzir ótimos conteúdos se ninguém vê-los. 

Por isso, você precisa divulgar os seus conteúdos nos canais adequados para alcançar o seu público-alvo. 

Você pode usar as redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), o e-mail marketing (envio de newsletters ou campanhas segmentadas), os anúncios pagos (Google Ads e Facebook Ads) ou as parcerias com outros produtores de conteúdo (guest posts, co-marketing etc.) para ampliar o alcance e a visibilidade dos seus conteúdos.

7. Monitore e analise os resultados

Por fim, você precisa monitorar e analisar os resultados dos seus conteúdos para saber se eles estão cumprindo os seus objetivos e gerando o retorno esperado.

Para isso, você pode usar ferramentas como o Google Analytics, o Google Search Console, o Facebook Insights ou o YouTube Analytics.

Eles te mostram diversas métricas sobre o desempenho dos seus conteúdos.

Como o número de visitas, visualizações, cliques, compartilhamentos, comentários, curtidas, leads, vendas, entre outras. 

Com base nessas informações, você pode identificar o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Essas são algumas dicas para criar um planejamento eficiente de marketing de conteúdo. 

Espero que elas te ajudem a produzir conteúdos incríveis para o seu negócio. 

Lembre-se de sempre tentar fidelizar e satisfazer os seus consumidores e ofereça descontos, produtos de qualidade e brindes para clientes!