O Facebook é a maior rede social do mundo e não é por acaso. Apesar de ser um grande monstro em relacionamentos online, a sua face como ferramenta de marketing vem se destacando cada vez mais.
Você já deve ter visto, inclusive, aqui no Mestre do Adwords, diversas atualizações e melhorias em suas plataformas. Certo?
Além do próprio Facebook, seu recente produto, Instagram, também está passando por melhorias em meio a um embate com seu arquirrival, o Snapchat.
Todo esse movimento também não parece ser à toa, uma vez que o Facebook Ads vem ganhando espaço, tornando-se líder em faturamento quando o assunto é publicidade.
Com mais de 1 bilhão de contas ativas, isso não é lá, tão novidade. Não é mesmo?
É claro que a junção das duas vertentes, rede social com marketing digital, não poderia trazer um resultado diferente.
Só que parece que o Facebook está muito interessado em continuar crescendo, as pistas disso ficam claras quando constantemente vemos novas funções, serviços e recursos em sua plataforma de marketing.
Uma outra prova desse interesse é estarmos aqui hoje. Sim, o Mestre do Adwords fez esse conteúdo para contar para você mais uma “novidade” do Facebook Ads, o Lookalike.
Apesar de não ser algo tão novo, muita gente ainda não sabe do que se trata, nem como funciona e, muito menos, como utilizá-lo em prol de seus negócios.
A nossa proposta é, justamente, sessar essas dúvidas de uma vez por todas.
De antemão, podemos dizer que o Lookalike surgiu de atualizações de recursos do Custom Audiences, mais conhecida como Audiência Personalizada, que nasceu por volta de 2015.
Esse recurso, mais uma vez, reforça a ideia de que o Facebook Ads está preocupado em se tornar cada vez mais eficaz e, consequentemente, trazer resultados positivos aos negócios que anunciam por meio dele.
Quer entender tudo? Então embarca com a gente nessa!
Afinal, o que é Lookalike do Facebook Ads?
O Lookalike Audiences do Facebook Ads também é bastante conhecido por “Público Semelhante”.
Trata-se de uma função que se localiza dentro da seção Custom Audiences na ferramenta de anúncios da plataforma.
O objetivo dessa função é muito clara, melhorar o direcionamento das suas campanhas de marketing.
É como se fosse uma espécie de configuração de segmentação do Facebook Ads, onde você tem a possibilidade de localizar usuários que tenham características e interesses parecidos aos integrantes do seu público alvo que já estão conectados com você.
O Facebook Ads por meio do Lookalike avaliará a audiência que você já conquistou, seja porque já curtiu sua página, já comprou de você, e buscará pessoas que seguem um perfil parecido, baseado em interesses, que serão avaliadas através de páginas curtidas, produtos consumidos, sites que já acessaram, interação com outras marcas dentro do Facebook, entre outros meios.
Ou seja, você terá mais chances de ter campanhas efetivas, pois estará direcionando-as para um público muito semelhante ao que já consumiu da sua marca.
Como Funciona o Lookalike do Facebook Ads na Prática?
Depois de saber do que se trata o Lookalike, você já deve ter noção de como ele funciona mais ou menos, não é?
Bem, para ficar tudo ainda mais claro, o Lookalike funciona como um reforço da configuração de segmentação da Audiência Personalizada.
O Facebook Ads usa a base da Audiência Personalizada para construir uma lista com usuários que apresentam interesses similares aos de seus clientes.
Para conseguir utilizá-lo com máximo desempenho é muito simples, basta que você insira dados de seu público alvo dentro do menu Custom Audiences.
Esses dados podem ser extraídos facilmente de um estudo de público alvo, da sua página no Facebook através da ferramenta de análise, de uma Landing Page, do Analytics, entre outros.
Uma vez preenchida as informações, basta que você peça que o Facebook Ads comece a busca por usuários que possui características parecidas com o perfil do seu cliente.
O interessante é que você pode pegar a base de dados do abandono de carrinhos do seu e-commerce, para fazer mais uma tentativa de venda, já que esse público já demonstrou interesse na aquisição do item.
É importante que você saiba que na hora de programar o Lookalike para que ele te entregue a lista de possíveis clientes, você só poderá escolher um país por vez.
Há diversas maneiras de atrair bons resultados por meio do Lookalike. A seguir, iremos lhe mostrar as principais vantagens desse recurso.
Quais as Vantagens da Utilização do Lookalike do Facebook Ads?
São diversos os benefícios para quem utiliza a função Lookalike do Facebook Ads em suas campanhas de marketing.
Ao longo desse conteúdo, foi possível perceber alguns deles muito claramente, mas resolvemos elencá-los aqui para não gerar dúvidas.
Como vimos desde o início, o Facebook vem investindo pesado em melhorias. Com a apresentação da Custom Audiences, os anunciantes receberam a oportunidade de atingir o seu público alvo de maneira mais assertiva.
Já o Lookalike chegou para reforçar essa possibilidade, tornando ainda mais real a chance de converter, pelo fato de estar anunciando para o público que, realmente, se interessa pelo item ofertado.
É a segmentação, dentro da segmentação! Fantástico, não?
O “plus” do novo recurso é que com o tempo ele pode ficar melhor, pois quanto mais a base de dados do Custom Audiences for alimentada, mais pessoas com forte tendência de se tornar suas clientes podem ser encontradas, além é claro, dessa lista ser mais exata.
Resumindo, poderíamos dizer que a principal vantagem do recurso é o fato dele aumentar as suas possibilidades de conversão, uma vez que você estará direcionando as suas campanhas para um público alvo mais segmentado.
É isso, agora chegou a hora de você aplicar o Lookalike em suas campanhas e ver os resultados! Esperamos que esse conteúdo tenha sido de grande valia para você.
Ficou com alguma dúvida? Então deixe sua pergunta nos comentários.
Desejamos para você sucesso sempre!