Entenda o conceito de jornada do cliente e sua importância

por | out 5, 2022 | Blog | 0 Comentários

A jornada do cliente é um dos principais conceitos dentro do universo do marketing, pois é através dele que as pessoas conhecem o seu negócio e se sentem dispostas a consumirem o que você oferece. 

Pense que todos estamos em uma jornada, seja ela da nossa vida pessoal, profissional, amorosa ou familiar. Quando trazemos isso para a construção da relação entre marca e consumidor, o conceito não muda. 

Para que a sua empresa tenha novos clientes, eles precisam passar por uma jornada, um caminho que faça com que eles deixem de ser apenas um simples usuário e se tornem potenciais clientes do seu negócio. 

Vivemos em uma geração onde o relacionamento está se tornando cada vez mais importante, inclusive o relacionamento entre marca e consumidor, fazendo com que ambos se conheçam com mais afinco. 

Através da internet, as pessoas conseguem encontrar um ótimo curso de segurança e saúde ocupacional em poucos segundos, o que prova que os avanços da tecnologia e do universo digital estão fazendo uma grande diferença em todo o mundo. 

Com isso, entendemos que a chegada do universo digital veio para transformar por completo o mundo em que vivemos, trazendo ainda mais acessibilidade e facilidade para quem empreende e para quem consome determinados tipos de conteúdo. 

Acontece que nos últimos tempos, as marcas não se preocupam apenas com a qualidade de seus serviços ou produtos, mas também com a maneira como estruturam os seus negócios e se relacionam com seus clientes. 

Após muitas empresas fracassaram no quesito atrair e fidelizar clientes, muitas se questionaram sobre isso e foi quando se depararam com um conceito inovador e personalizado do marketing. 

Para que uma pessoa compre o seu treinamento altura nr 35, é necessário que você obtenha ótimas estratégias de atração de fidelização desse usuário, para que ele se sinta tentado a comprar o que você oferece. 

E foi pensando justamente nisso que o conceito de jornada do cliente foi criado, trazendo cada vez mais inovações e mudanças significativas para o mercado, e hoje iremos a fundo neste assunto para te mostrar como ele pode mudar a realidade do seu negócio. 

Entenda o que é a jornada do cliente

A jornada do cliente, como o próprio nome já diz, nada mais é do que uma jornada que o cliente percorre antes de se tornar um cliente fiel da sua marca, ele segue um passo a passo para se fidelizar ao seu negócio. 

Esse passo a passo é conhecimento como as etapas da jornada do cliente e que iremos nos aprofundar mais a frente, por mais que o cliente não faça noção disso, ele passa por cada uma dessas etapas para de fidelizar a uma marca. 

Pense que assim como uma assessoria contábil em Santo Amaro conta com diferentes etapas para fechar uma parceria, um cliente também precisa respeitar diferentes passos para se tornar um consumidor da sua marca. 

Em suma, podemos entender que a jornada do cliente funciona como uma espécie de caminho que é percorrido pelo indivíduo desde o primeiro contato com o seu negócio até a compra do que você oferece, de fato. 

A importância estratégica da jornada do cliente

Muitos empreendedores se perguntam sobre a importância da jornada do cliente dentro das empresas, e a resposta está no nosso dia a dia, somos formados e expostos a diversos relacionamentos, e é isso que os clientes procuram em uma marca. 

A empresa que se preocupa apenas em vender um produto ou serviço, não é uma empresa que deseja crescer no mercado, pois a que deseja crescer entende que mais importante do que seus números é o seu relacionamento com cada cliente.

Para que uma empresa de configuração de servidor de entrada se tornasse a melhor em seu segmento, foi preciso construir uma jornada que levasse o cliente do anonimato a um relacionamento próximo com a marca que estava consumindo. 

Isso gera uma sensação de pertencimento e proximidade do cliente com a marca, aumentando a confiança dele no seu negócio e gerando uma rede de diversos outros resultados positivos para a empresa, como:

  • Melhor imagem da marca;
  • Construção de autoridade;
  • Audiência fiel;
  • Mais satisfação dos clientes;
  • Processos otimizados;
  • Atração de novos clientes;
  • Entre outros. 

Sendo assim, podemos entender que a jornada do cliente é muito mais do que apenas uma estratégia de marketing, mas uma maneira inovadora de ajudar as empresas a manterem um relacionamento saudável com aqueles que fazem o seu negócio existir de fato. 

Conheça as principais etapas da jornada do cliente

Como mencionamos anteriormente, a jornada do cliente é formada por passos que são conhecidos como as etapas dessa jornada e que os clientes percorrem, mesmo que não percebem. Confira abaixo quais são essas etapas que precisam ser seguidas pelo seu negócio: 

Aprendizado e descoberta 

Essa etapa diz respeito ao primeiro contato do cliente com a sua marca, é quando ele conhece os credito para empresas que você oferece ou o produto que vende, é o momento do encantamento e da atração pelo que você comercializa. 

Consideração da solução 

Já a etapa da consideração da solução é o momento onde o usuário entende que tem um problema e que ele só será solucionado com a aquisição de um produto ou serviço, e é onde começa a cogitar comprar justamente o seu para ajudá-lo. 

Decisão de compra

Essa é a etapa mais deliciosa para o empreendedor, pois é onde a pessoa toma a decisão de comprar justamente de você, mesmo com outros concorrentes e marcas oferecendo o mesmo, ele escolhe o seu produto ou serviço. 

Fidelização

E para quem achava que o relacionamento com o cliente terminava após a compra, se engana, a fidelização é a etapa onde a empresa ainda mantém contato com o cliente após a sua compra para mantê-lo por perto e conseguir que ele recomende sua marca para outros. 

Essas são as etapas da jornada do cliente que servem para todo e qualquer tipo de negócio, seja uma empresa que ofereça um serviço de análise da qualidade da água para consumo humano ou uma marca que venda produtos de limpeza para casa.

Dicas de como mapear a jornada do cliente de forma efetiva

Agora que você conhece quais são as etapas que contribuem para a formação da jornada do cliente, chegou o momento de conferir algumas dicas, seguindo as etapas que mencionamos acima, e que irão te ajudar a oferecer uma jornada incrível ao seu cliente. Confira: 

Produza conteúdos de qualidade 

O primeiro passo é produzir conteúdo de qualidade para atrair e educar o seu cliente, ou seja, é produzir conteúdo que chamem a atenção do seu público-alvo e os ajude a esclarecer alguma dúvida ou resolver algum problema. 

Você pode produzir e postar esses conteúdos em seus canais de comunicação, seja um blog ou até mesmo nas redes sociais. Esse passo é o que fará os usuários conhecerem e descobrirem a sua marca, atraindo-os para a segunda etapa da jornada. 

Reforce o seu diferencial 

Para que um programa de controle médico de saúde ocupacional se tornasse o melhor no mercado, foi preciso que sua equipe entendesse qual era o seu diferencial em comparação aos concorrentes e reforçasse isso aos seus potenciais clientes. 

Esse passo é muito importante, pois é o que mostra ao público o que o seu produto ou serviço tem de diferente no mercado e como pode ajudá-lo de maneira melhor em comparação aos concorrentes. 

Mostre as vantagens do que oferece 

Em paralelo ao seu diferencial, é imprescindível que você também destaque as vantagens do que o seu produto ou serviço oferece, provando ao cliente que você tem muito mais a oferecer a ele do que a concorrência. 

Destaque desde as maiores vantagens, que farão toda a diferença na vida daquele cliente, até mesmo as mais pequenas, que muitas vezes passam despercebidas mas que também são essenciais para um bom desfrute do que você oferece. 

Foque no pós-venda 

Por fim, mas não menos importante, focar no pós-venda de uma massa talharim caseiro ou até mesmo de um apartamento é essencial para fidelizar os clientes, ou seja, mantê-los por perto mesmo após a compra. 

Para isso, você pode manter o contato via telefone, mensagem e até mesmo e-mail para saber como o cliente se sente com a compra e se recomendaria a marca para outras pessoas, o que aumenta ainda mais a boa imagem do seu negócio. 

Essas são algumas dicas que seguem as etapas da jornada do cliente e que podem te ajudar a construir um caminho linear e saudável para que o cliente chegue a decisão de compra com a certeza da qualidade do que oferece. 

Considerações finais 

Vivemos em uma sociedade onde a comunicação precisa sempre ser clara, objetiva e empática, o conceito de jornada do cliente surgiu justamente para que as empresas entendessem mais sobre os sentimentos de seus potenciais consumidores. 

Dessa maneira, torna-se mais simples traçar estratégias personalizadas e ainda construir um relacionamento saudável que trará ótimos resultados tanto para a sua empresa quanto para o seu cliente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Written By Guilherme Rigamonte

Related Posts

Subscribe

Subscribe to Our Newsletter

Aliquet nisl. Nulla tempor mauris sed pretium egestas. Ut mi lacus, tincidunt ac quam quis, ultricies laoreet purus. Donec tincidunt scelerisque lacus, vel convallis augue interdum ac. Etiam eget tortor ac odio aliquam lobortis quis at augue.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *