Como em qualquer frente de uma empresa, é preciso ser estratégico para alcançar bons resultados. Por isso, a inteligência de marketing é um conjunto de processos fundamentais para o sucesso da companhia.
O mercado passa por constantes mudanças, o que exige que as empresas adequem as suas maneiras de trabalho à pretensão de alcançar resultados mais expressivos e satisfatórios.
De fato, é possível dizer que uma das exigências do mercado é a de que as empresas, independentemente do segmento no qual atuam, se tornem mais inteligentes. No entanto, para que se possa alcançar esse objetivo, é preciso entender o que é a inteligência.
De maneira prática, empresas que usam a inteligência são os estabelecimentos que se programam e obtêm dados suficientes para saber usar recursos próprios e conquistar a competitividade por meio dos dados.
Uma empresa que trabalha com escoramento de laje com ferro, por exemplo, pode ter muito mais efetividade nas suas vendas se souber como utilizar um dos ativos mais importantes da sua companhia: as informações que são coletadas diariamente.
É necessário frisar que, quando se fala em marketing, os dados são elementos essenciais às estratégias, a fim de que elas possam ser criadas de modo eficaz, melhorando a experiência que o cliente pode ter, ao mesmo tempo em que cria vantagens competitivas para a empresa.
Por isso, inclusive, quando se fala em business intelligence de uma empresa, naturalmente se fala em inteligência de marketing, sendo essa uma das áreas mais importantes, uma vez que abrange estratégias que transformam dados em inteligência de negócios.
Mesmo que esse já seja um termo utilizado no mundo corporativo, é fundamental entender o que é a inteligência de mercado, como ela deve ser aplicada para trazer mais vendas e quais são os impactos dessa estratégia para uma companhia.
Então, aproveite o conteúdo deste artigo para se aprofundar mais no assunto e tenha maiores subsídios para aplicar corretamente a inteligência de marketing na sua companhia.
O que é inteligência de marketing?
Uma empresa que fornece aluguel de ônibus para excursão precisa saber o que pode fazer para conquistar mais clientes. Uma das maneiras mais eficientes para isso é recorrer ao uso da inteligência de marketing.
Mas, afinal, o que é isso? De maneira direta, a inteligência de marketing se trata de uma série de processos e de técnicas que utilizam dados com o intuito de otimizar as estratégias de uma companhia, para que os resultados dela sejam possam ser vistos.
O principal objetivo da inteligência de marketing é a estruturação de dados, para que eles corroborem as decisões que precisam ser tomadas para garantir melhores ações de publicidade e divulgação.
Nesse sentido, é possível dizer que a inteligência de marketing é uma frente indispensável para as companhias, pois podem realmente mudar o cenário atual de uma companhia. Não à toa, é possível perceber que ela pode ajudar a qualquer empresa a:
- Aproveitar melhor as oportunidades do mercado;
- Correr menos riscos;
- Conhecer melhor o seu público;
- Se tornar competitiva.
Mas, para que isso possa acontecer, é indispensável que uma empresa que realiza reparo de impressora, por exemplo, conte com um sistema de inteligência de marketing, no qual saiba como utilizar estratégias para coletar, tratar e analisar dados.
Há vários outros elementos que podem ser fundamentais para estruturar a inteligência de marketing de uma empresa, de modo que implementar esse conjunto de processos e de técnicas é bastante precioso e efetivo.
Vale também mencionar que, diante do fato de que os dados são elementos centrais para que as estratégias de marketing possam ser desenvolvidas, é de suma importância que toda a equipe de profissionais da área esteja dedicada a isso.
Afinal, é preciso que exista uma unidade na realização das tarefas, o que não é uma questão muito difícil, já que todas as tomadas de decisões posteriores devem ser tomadas com base nos dados obtidos.
Como aplicar para vender mais?
Depois de absorver melhor o que significa a inteligência de marketing, é fundamental entender como a aplicação dela pode ser feita para empresas dos mais diversos segmentos. Confira a seguir quais ações são essas.
Estabelecer uma estratégia de dados
A inteligência de marketing depende, claramente, de uma estratégia para lidar com as informações colhidas. Diante disso, é possível perceber que não basta adquirir recursos. É necessário saber como trabalhar esses dados e usá-los de modo estratégico.
Nesse sentido, utilizar os dados primários e os secundários, os qualitativos e os quantitativos e outras possibilidades vinda da coleta de informações, para que tudo isso possa refletir melhor a realidade da empresa dentro do mercado.
Adotar uma cultura data driven
Quando uma companhia que realiza reforma de armário de cozinha planejado, por exemplo, decide por utilizar a inteligência de marketing para as suas ações, isso quer dizer que a adoção de uma mentalidade data driven é fundamental.
Na prática, isso significa que os dados devem ser o centro das decisões na área de marketing. Essa cultura faz todo sentido, pois permite que uma cultura organizacional seja construída e nutrida entre os funcionários da empresa como um todo.
Explorar as pesquisas de marketing
Mesmo que não sejam os únicos meios, as pesquisas de marketing são elementos importantes para obter dados que serão utilizados na inteligência de marketing de uma produtora audiovisual ou de qualquer outra empresa do mercado.
Por isso, uma ação importante para aplicar em uma empresa e conseguir vender mais é a de apostar nas pesquisas que trazem dados, sendo alguns modelos os questionários, as entrevistas, as observações, os grupos focais e outros.
Coletas de dados secundários em fontes seguras também são ótimas opções. Com tudo isso em mãos, é possível desenvolver estratégias que ajudam a conquistar mais clientes, já que a empresa se especializa no seu público e pode oferecer o que ele deseja.
Integrar com outras áreas da companhia
Para que uma empresa tenha sucesso internamente, nada é mais indicado do que a integração dos seus departamentos. Desde uma escolinha infantil integral até uma agência de marketing, é preciso que os setores se comuniquem.
Quando isso acontece, todos os dados que servem para o setor de marketing podem impactar positivamente o financeiro e o de vendas, por exemplo.
O resultado disso não poderia ser outro: o aumento das vendas é muito mais eficiente, já que todos os departamentos estão alinhados e percebem as mesmas necessidades que os clientes trazem para a empresa.
Portanto, ao aplicar estratégias simples como as mencionadas aqui, é possível perceber que o setor de marketing se torna muito mais eficiente e orienta, de modo inteligente, todo o funcionamento da empresa para otimizar os lucros.
Os impactos dessa estratégia
A gestão de um lar para idosos particular, a de um escritório de contabilidade e a de uma loja de roupas infantis pode ser feita de maneira muito mais eficiente se houver a implementação da inteligência de marketing no estabelecimento.
A explicação para isso é muito simples. Quando há estratégias devidamente amparadas em dados concretos, todo o processo é mais efetivo e assertivo. Assim, há vários impactos que podem ser sentidos pela empresa, tais como:
- Antecipação a ameaças e oportunidades;
- Conhecimento maior sobre o público;
- Diferenciação da concorrência;
- Oferecimento de melhor experiência ao consumidor;
- Melhorias no faturamento da companhia.
Uma empresa que trabalha com base na sua inteligência de marketing consegue se antecipar frente às ameaças e oportunidades do mercado, evitando problemas e conquistando benefícios.
Além disso, os dados ajudam a companhia a conhecer melhor o seu público, o que é essencial para que mais unidades de um scanner de documentos portátil possam ser vendidas e mais serviços possam ser prestados.
Outro impacto positivo trazido pela inteligência de marketing é a de que uma empresa que a utiliza sai na frente da concorrência, se mantendo em destaque no mercado e sendo preferida pelo público.
Há também o fato de que a inteligência de marketing pode ser a responsável por oferecer uma melhor experiência ao cliente, o que faz toda a diferença nas vendas e no crescimento da companhia como um todo.
Por fim, a consequência é haver um faturamento cada vez melhor para a empresa, que passa a operar de modo estratégico e conquista benefícios com isso.
Considerações finais
Para que uma companhia possa se desenvolver cada vez mais dentro do mercado, ela depende de uma série de elementos que precisam ser colocados em prática para que os resultados possam ser vistos de modo mais expressivo.
A inteligência de marketing é uma das maneiras mais efetivas de otimizar o trabalho da companhia, pois leva em conta o uso de ferramentas e estratégias que impactam os clientes e o funcionamento da empresa, tornando o negócio mais rentável e promissor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.