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Já não é mais novidade para ninguém o quanto os chamados influenciadores digitais tem se tornado comuns dentro da nossa rotina, se você não segue nenhum influencer, com certeza um amigo ou parente segue, afinal, os brasileiros estão em primeiro em âmbito global em relação ao número de seguidores de influenciadores, cerca de 70% das pessoas que moram em território verde e amarelo seguem pelo menos um digital influencer. 

Esse número se deve principalmente dentro do Instagram, que é considerada a rede social mais usada dentro desse estilo, mas além do alto número de seguidores chamar a atenção, os influenciadores digitais vão além de números, eles podem ser peça-chave dentro de uma estratégia de marketing e vendas para qualquer empresa. 

Assim como uma câmara fria para açougue pode fazer total diferença em ambientes alimentícios, o influenciador pode ser determinante para o sucesso do seu negócio, aumentando consideravelmente suas vendas e ampliando seus resultados. 

No texto de hoje, iremos falar mais sobre o influencer marketing e qual é a sua relevância na geração de vendas para qualquer negócio, bora conferir mais sobre esse conceito? Então vamos lá!

O que é o influencer marketing?

Influencer marketing, ou também popularizado como marketing de influência, se trata de um conceito que se baseia em utilizar a imagem de um influenciador para mostrar o seu produto ou expandir a sua marca, utilizando a sua grande audiência e a sua influência que possui sobre ela. 

Em outras palavras, o influencer marketing nada mais é do que o fechamento de parcerias e da utilização de influenciadores para realizarem a propaganda da sua marca, produto ou serviço. 

Esse é um tema que vem ganhando espaço nos últimos anos devido ao alto crescimento dos chamados influenciadores digitais, porém, o marketing de influência é um conceito considerado antigo, expandido na década de 90, onde as marcas fechavam parcerias com influenciadores da época, que no caso eram cantores, atores ou até mesmo esportistas. 

Com o passar do tempo e o aumento da popularidade da internet, o marketing de influência ganhou um ressignificado, tendo seu foco principal nos influencers digitais, na sua audiência e no impacto que eles podem causar. 

Quem são esses influenciadores?

Os influenciadores digitais tem se popularizado cada vez mais com o passar dos anos e eles são considerados como o pilar central dentro dessa estratégia, eles são divididos em três grupos: os mega influencers que possuem mais de um milhão de seguidores, o macro que possuem de 100 mil até 1 milhão e o micro que tem de 10 mil até 100 mil seguidores. 

Esses profissionais têm um grande poder de persuasão e costumam ter uma audiência qualificada e fiel ao seu conteúdo, um bom influenciador digital é capaz de influenciar centenas de pessoas, e criar um público sólido no qual ele dialoga de forma transparente e eficiente. 

O influencer pode atuar com diferentes redes sociais ou focar apenas em uma, ele também pode ter um foco definido no seu conteúdo, falando sobre games, futebol, filmes ou séries, ou simplesmente mostrar a sua rotina, contando os mínimos detalhes e interagindo com o público, mostrando até mesmo o seu climatizador de ar industrial, tudo depende do estilo do influenciador e do seu objetivo. 

Por que investir nessa estratégia?

Agora que você sabe o que esse termo significa e quem são esses influencers, deve estar se questionando os motivos para investir nessa estratégia, certo? Afinal, como essas pessoas podem agregar dentro da sua empresa?

Bom, existem vários benefícios e vantagens que são conquistadas ao fechar uma parceria com um influenciador digital, o primeiro ponto que podemos destacar é a sua acessibilidade, é possível encontrar diversos influencers diferentes de acordo com as suas necessidades e também com o seu orçamento, existem diversos influencers diferentes que suprem necessidades específicas de acordo com o que você busca. 

O segundo ponto é a boa segmentação de público e o alcance ampliado e melhorado, ao usar a imagem de um influencer, você consegue alcançar o público dele, fazendo com que mais pessoas conheçam sobre o seu negócio, além é claro, de ter um público qualificado, ainda mais se for um influencer que aborda assuntos vinculados a sua empresa. 

Se você trabalha com reservatório de fibra de vidro e consegue fechar parceria com um influenciador que aborda esse tema, a sua audiência fica muito mais qualificada e simples de ser atingida e de ter resultados positivos, entre as vantagens, ainda vale destacar a potencialização na imagem da marca e é claro, o aumento significativo na geração de vendas. 

Como os influenciadores podem impactar suas vendas?

O marketing de influência é, atualmente, uma das estratégias mais eficientes para qualquer empresa que deseja vender mais e com maior qualidade, isso porque, as pessoas confiam naqueles influencers, gostam dele e muitas vezes até o seguem de maneira fiel. 

Grande parte das pessoas atualmente possui um influenciador favorito, ou até mesmo até mais de um de diferentes nichos, se aquela pessoa de confiança indica algo para ela, a chance de conversão é muito maior, já que ela acredita naquilo. 

Sendo assim, os influenciadores ajudam a divulgar seus produtos e serviços, trazendo a garantia da sua própria imagem, o que acaba gerando um impacto positivo para a sua marca. Os influencers possuem milhares de seguidores, e até mesmo aqueles com um público menor tem uma base sólida e extremamente engajada de usuários que o seguem.

Isso faz com que, ao anunciar a sua marca, o público ganhe interesse e até mesmo concretize uma compra apenas por estar sendo indicada por aquele influenciador que você tanto gosta, aumentando assim, as chances de fechar uma venda e o número de vendas que são concluídas. 

Estatísticas que comprovam a sua popularidade

Acredite, os impactos gerados pelo influencer marketing são ainda maiores do que você imagina, de acordo com um estudo realizado pela Spark, cerca de 76% dos usuários já compraram algum produto que foi indicado por um influenciador digital, isso só mostra o poder de influência e o impacto que esses profissionais têm na rotina das pessoas. 

Vale ressaltar que as mulheres jovens (de 16 até 24 anos), são o público mais afetado, com cerca de 33,1%. Outro dado interessante é que 91% do engajamento de posts patrocinados no Instagram são de micro influenciadores, sendo que a plataforma é responsável por 94% das campanhas envolvendo marketing de influência. 

Por fim, uma pesquisa feita pela Nielsen aponta que o marketing de influência é o melhor para deixar o produto marcado na memória das pessoas, uma máquina como a de misturadores Industriais, se divulgada por um influenciador é lembrada por 66% das pessoas, enquanto em anúncios tradicionais esse número despenca para 36%. 

Também vale o destaque para a opinião de especialistas e profissionais de marketing, 90% afirmam que essa é uma estratégia eficiente e uma das melhores em termos de resultados, o que você está esperando para aplicá-la no seu negócio?

Conte para gente o que acha sobre o influencer marketing, acredita que o seu impacto seja tão grande assim para as suas vendas? Comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.