Escolha uma Página

Sempre foi muito importante fazer Networking, pois esse processo faz com que o profissional conheça outras pessoas da área e troque informações sobre carreira, negócios e futuro e com o advento da tecnologia, tais possibilidades se elevaram.

Então, é correto afirmar que alguém que segue na carreira de instalação de painéis elétricos tem a obrigação de gerar esse tipo de diálogo para proporcionar diferentes segmentações em sua empresa. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que é networking empresarial?

Como mencionado acima, o networking empresarial é o ato de se relacionar com outros parceiros do setor e com seus clientes. Manter essa está em constante evolução, fará com que você compartilhe essas informações, aumente o alcance de seus negócios e fique atualizado das principais notícias. 

Está entrando agora no ramo de envelope awb? Com profissionais experientes ao lado, receberá orientação valiosa, mas também poderá repassá-la. Para criar essa rede, busque quem esteja interessado nessa troca.

Por que o networking é importante?

O networking pode dar acesso a novas oportunidades que não conseguiria (ou demoraria muito mais) por conta própria. Que tal tentar fazer uma troca e passar informações sobre novas técnicas de vendas, enquanto outro pode lhe gerar conselhos sobre como enfrentar uma crise econômica? E não para por aí.

Dentro dessa rede poderá encontrar colaboradores que se encaixam perfeitamente em uma vaga que você abriu. Hipoteticamente servirá como um cofre digital, onde guardará informações, mas, por vezes, o abrirá para dividir os conhecimentos.

Dicas para um bom networking empresarial

  • Faça com que haja geração de oportunidades de negócios: ao longo do tempo  você notará que ficará mais fácil gerar oportunidades de negócio com o networking. Isso pode ser ainda mais relevante para gestores de B2B, tudo porque dependem de parcerias para aumentarem os lucros;
  • Aprenda as fórmulas do setor: Ao fechar contratos comerciais, ficará atento às melhores práticas de networking. Ou seja, se uma marca de calça de brim uniforme tornar-se uma parceira, avaliará os caminhos para alicerçar e estimular esse bate papo;
  • Identifique as principais tendências: os setores geralmente mudam com o tempo, portanto, manter relacionamentos positivos pode ajudá-lo a ficar por dentro das últimas inovações. 

Mais dicas e comentários sobre Networking

Para ampliar essa lista de possibilidades de networking, participe de eventos do setor. Mas, além disso, conseguirá encontrar oportunidades online por meio de certas plataformas de rede social (como o LinkedIn) ou webinars. 

Leve sempre consigo vários cartões de visita para distribuir após essas conversas. Tenha, acima de tudo, E-mail, telefone para contato e o site de sua empresa. Ao manter relacionamentos positivos com esses indivíduos, poderá trocar conselhos e outras percepções que podem ajudá-lo a desenvolver suas estratégias a curto e médio prazo.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nas formas pelas quais poderá ampliar esse ‘mailing’.

  • Participe de um seminário: de tempos em tempos, vários empreendedores dão palestras sobre temas específicos. Verifique se existe algum dentro do seu nicho e faça a inscrição. Conversar com participantes que compartilham seus interesses ou estilo de trabalho pode ajudá-lo a expandir sua lista de contatos e trocar conselhos úteis;
  • Junte-se a um grupo mais centralizado: pense em um grupo do Facebook ou mesmo a organizações sem fins lucrativos com uma mentalidade semelhante à sua;
  • Crie um perfil nas redes sociais: certas plataformas permitem diferentes tipos de engajamento, dependendo dos padrões (contas profissionais têm diferentes alcances que contas pessoais). Ou seja, ao postar atualizações de suas atividades comerciais recentes, provavelmente ficará ativa para aqueles que já pesquisaram sobre o tema;
  • Escreva sobre seus interesses: esse tipo de lista (com hobbies e outras coisas que gosta de fazer), pode se distanciar do cunho profissional. Mesmo assim, pode ajudá-lo a afunilar sua carreira e deixá-la mais assertiva na hora do networking. 

Todos eles são meros detalhes que deverão ser inseridos ao longo do tempo para aceitar ainda mais esse diálogo com nossos parceiros em potencial. Deixo claro que haverão vários desses que serão passageiros, mas um que se fortaleça já será de grande valia.

Gostou do conteúdo a importância de criar Networking Empresarial? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais