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CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Este software gerencia a relação com o cliente, visando sua satisfação e fidelização a partir da automatização e organização dos processos, ajudando a reduzir custos e aumentar os lucros do negócio.

O que é o software CRM e como ele funciona?

Ele seria como uma placa eletrônica, desenvolvida para favorecer o funcionamento de todos e quaisquer dispositivos eletrônicos, tão importante quanto um aquecedor a gás no período de inverno.
Possibilitando assim uma gama de aplicações muito ampla, neste caso, sendo o CRM responsável por aplicações que beneficiam e fidelizam os clientes.

Agora que já sabemos o que é o software crm e para que serve, vamos indicar 8 passos necessários para implementação deste dispositivo de sucesso em sua empresa.

  1. Análise e mapeamento do negócio. 

Nesta etapa você irá identificar as reais necessidades da empresa e o contexto da implementação do CRM. Abaixo, um roteiro de perguntas para dar início a implementação:

  • Quanto a empresa dispõe para implementar um CRM?
  • Você localiza rapidamente os dados dos seus clientes?
  • Qual a sua necessidade quanto a rapidez nas negociações?
  • Que processos envolvem a gestão de relacionamento com seus clientes?
  • A empresa de fato está preparada para ter mais foco no cliente?
  • E a concorrência, como ela faz a gestão de relacionamento com o cliente?
  • Quais e como são os processos de cada área do seu negócio?
  • Você conhece as características de mercado em que a empresa atua?

    2. Definição dos objetivos

Comparemos tal ação a um laudo, como aqueles utilizados em vistorias do corpo de bombeiros para comprovar que um estabelecimento detém as condições de seguranças ideais para funcionamento, O Laudo Avcb Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Após responder às perguntas acima e mapear o planejamento, é hora de definir os objetivos que você pretende alcançar com a implementação. 

É necessário identificar se a empresa precisa aumentar a fidelização de clientes,  crescer na rentabilidade ou se precisa reduzir custos de alguma área específica. Detalhe e explore cada meta traçada para que o processo fique o mais claro possível.

3. Apresentação da estratégia para a equipe

É importante definir qual equipe estará envolvida com o CRM e atribuir as atividades de cada um. Após iniciar este processo, que irá te ajudar a organizar e estabelecer os níveis de acesso à ferramenta, é hora de apresentar a nova cultura empresarial a todos os colaboradores.

4. A escolha do tipo de CRM que será implementado

Existem dois tipos de CRM que você pode usar na sua empresa: CRM na Nuvem e CRM Local. Para escolher o que melhor se encaixa no seu perfil, avalie as suas necessidades e o seu orçamento.

O CRM Local, ou CRM On-Premise, pode ter um custo maior por precisar ser mantido em um servidor físico na empresa e sua manutenção deve ser feita por uma equipe de TI própria.

 A vantagem é que você tem maior controle do servidor, porém, alguns contratempos devem ser estudados, como a falta de energia na empresa, por exemplo, que pode causar atraso no uso do sistema.

Já o CRM na Nuvem ou CRM Cloud tem um sistema mais prático. Ele é baseado em cloud computing e é totalmente online, não precisa ser instalado em um computador e você não precisa ter uma equipe de TI a postos para manutenção. A equipe responsável só precisará  acessar a página do servidor em qualquer dispositivo ou pelo aplicativo da ferramenta.  

5.  Faça o mapeamento de processos

Após definir os objetivos, organize as ideias criando um esquema de atividades para cada processo que será desenvolvido. Identifique qual será o Grupo Gerador De Energia, aqueles que serão responsáveis de cada área que estarão envolvidos no plano, além de determinar prazos, atuações e possíveis resultados.

Este passo vai te ajudar a entender o papel do CRM em cada processo, que será descrito com o maior número possível de informações. Caso necessário, você já vai estar preparado para pensar em uma nova estrutura para configurar a ferramenta da melhor forma para seu empreendimento.

6. Implementação da ferramenta de CRM escolhida

Chegou a hora de fazer a implementação da ferramenta de CRM escolhida. E lembre-se: você tem a opção de personalizar o software conforme as necessidades do seu negócio e apontar as atividades de cada usuário.

É hora de transferir para o CRM todos os dados que a empresa possui. Faça com calma e só comece a trabalhar com o novo software quando concluir toda a migração.

7. Apresente o novo sistema e treine sua equipe

Comunique a todos da empresa sobre a implantação do CRM, faça isto de forma clara e rica em informações que trarão engajamento de todos. Fale dos detalhes do projeto, incluindo o cronograma de implantação e os benefícios que a novidade trará para todas as áreas da empresa.

Garanta que todos entendam que o CRM vai facilitar e automatizar o trabalho para ajudar no alcance das metas e no aumento de vendas, trazendo melhores resultados em menos tempo.

Expresse de forma clara  quais serão as responsabilidades de cada colaborador e como a gestão de relacionamento com o cliente pode melhorar com a contribuição deles.

Feito o processo de comunicação, é hora de treinar a equipe envolvida para o uso da ferramenta. Este processo pode levar algum tempo, já que a implementação de CRM muda a cultura da empresa e alguns colaboradores podem ter mais dificuldades que outros. 

8. Importante manter a manutenção e monitoramento da ferramenta atualizados

Ao implementar o CRM na sua empresa,  é importante manter uma frequência no monitoramento e manutenção da ferramenta. Faça a análise periódica dos resultados e, se necessário, ajuste os processos para reduzir as chances de prejudicar a estratégia. 

Se você perceber que algum custo está acima do esperado, por exemplo, é possível ajustar para acelerar o processo de vendas.

Esperamos ter ajudado com nossas dicas, não esqueça de compartilhar e comentar sua opinião. Até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.