Funil de Marketing: entenda o que é, qual a sua utilidade e como montar

por | set 6, 2022 | Blog | 0 Comentários

Você sabe qual a importância do funil de marketing?

O funil de marketing é um dos assuntos mais vistos na internet. Especialmente devido à evolução do marketing digital e a busca das empresas por novos formatos para melhoria da entrega de serviços.

Assim como outros temas importantes no desenvolvimento de um negócio, como UX design e Revenda de Hospedagem, entender o funil de marketing é essencial.

Sendo assim, se você possui ou pretende ter um negócio próprio, é necessário você se aprofundar o máximo possível no assunto.

Diante dessa necessidade, pensamos em criar esse conteúdo completo sobre funil de marketing. 

Quer saber todos os detalhes? Veja na leitura a seguir!

O que é o funil de marketing? 

O funil de marketing é uma peça fundamental para entender a audiência e atrair os consumidores de forma voluntária, até se tornarem clientes

A utilização vai desde o primeiro contato do cliente potencial com sua empresa até a realização da compra do seu produto ou serviço. Em algumas situações ele auxilia o entendimento da empresa no pós-venda também.

Ou seja, esse modelo representa a jornada do cliente. Serve para educar o cliente potencial por todas as etapas do funil.  

Ao utilizar o funil de marketing, você pode segmentar esse público e analisar quais as necessidades dele para realizar a aquisição do seu produto ou serviço.

Porém, vale destacar que  a partir dessa informação é preciso criar conteúdos para fazer o cliente percorrer por cada fase do funil de marketing.

Quais as diferenças entre o funil de marketing e o funil de vendas? 

Antes de entender o que é funil de marketing, você precisa compreender que existem dois tipos de funis no marketing digital. São eles: Funil de vendas e funil de marketing.

Sendo assim, é importante você saber a diferença entre esses dois e qual a função de cada um deles. 

Os profissionais do funil de marketing são aqueles que têm o objetivo de encontrar leads, por meio da criação de conteúdo de qualificação e captação. O intuito é atrair clientes potenciais que possam realizar a compra de um produto que você oferece.

O funil de marketing auxilia o trabalho e os resultados que o time do funil de vendas pretende alcançar.

Os profissionais do funil de vendas precisam analisar e aproveitar as melhores oportunidades para fazer os clientes percorrerem todas as etapas do funil. É um trabalho em conjunto entre os dois times.

Conheça as etapas do funil de marketing 

Uma das primeiras coisas que você precisa ter em mente é a divisão do funil: Topo, Meio e Fundo.

Cada fase do funil tem suas especificidades e é preciso criar conteúdo que cada um deles necessita. Por isso, veja algumas informações sobre as três fases abaixo.

  • Topo de Funil: Aqui o cliente consumidor não conhece ou não tem interesse em comprar o produto ou serviço.
  • Meio de Funil: Nessa etapa do funil o objetivo é transformar os visitantes em clientes potenciais. Aqui você vai entender quais deles têm potencial para chegar na próxima etapa do funil. Ou seja, consumir o produto que a empresa oferece.
  • Fundo de Funil: Aqui é a última etapa do funil. Você precisa ter certeza que o cliente se convenceu que o produto ou serviço que você oferece vai solucionar o problema dele.

Como montar um funil de marketing? Veja passos essenciais

Mesmo que as etapas do funil de marketing sejam as mesmas, você deve saber que cada negócio deve ter o seu formato de funil. Isso porque, cada empresa possui as próprias particularidades.

Portanto, se você possui dúvidas sobre como montar um funil de marketing, precisa ficar de olho nesses detalhes a seguir.

Conhecer a persona

Ter conhecimento da persona é fundamental para fazer um negócio decolar. Lembre-se, antes de fornecer um produto ou serviço, é necessário entender o público que têm as necessidades do que você oferece.

E como você faz isso? É preciso buscar algumas informações essenciais do público, como: Faixa etária, poder aquisitivo, classe social, hábitos de consumo, preferências dentre outros.

Com esses detalhes você terá em mãos os dados necessários para oferecer um produto ou serviço que solucione o problema do cliente.

Planejar conteúdos relevantes 

Os conteúdos que você criar para o seu negócio precisam ter relevância. Vale lembrar que os materiais do seu negócio devem educar o cliente. Dessa forma, o lead vai compreender que seu produto ou serviço pode solucionar as dores que ele enfrenta.

Sendo assim, encontre formas e técnicas para educar seu cliente até o momento da aquisição do produto. Geralmente o marketing de conteúdo pode auxiliar nesse processo, para entender o conteúdo que se adequa à empresa e educa melhor o cliente potencial.  

Compreender o papel de cada canal 

O meio digital oferece uma série de alternativas para ter um funil de marketing eficaz. No entanto, é necessário saber quais são as melhores plataformas para o seu negócio. Cada canal possui particularidades para você produzir conteúdos para a sua empresa. 

Por esse motivo é importante você entender quais desses canais são mais viáveis para aumentar o tráfego e engajamento do seu conteúdo. Você pode analisar oportunidades entre sites, redes sociais dentre outras plataformas digitais. 

Após a compreensão do papel de cada canal você poderá tratar as melhores estratégias para o seu negócio.

Sales funnels showing conversion rates

Aproveite serviços de automação

Os serviços de automação estão cada vez mais comuns nas empresas. Isso porque, o marketing digital está em constante evolução. 

Diante disso, se você deseja otimizar o processo do seu negócio, deve pensar em utilizar ferramentas de automação. Afinal, entender a necessidade do cliente é essencial para o progresso da empresa.

Com os serviços de automação você terá auxílio no processo de análise do cliente durante toda a jornada do funil de marketing. 

As ferramentas ajudam a identificar os leads potenciais, as melhores oportunidades e dessa forma vai auxiliar nas vendas da empresa.

Conclusão 

Agora você que sabe o que é funil de marketing, já sabe que é um modelo ideal para entender o comportamento e as necessidades do cliente. 

Principalmente para entender se o serviço ou produto que você oferece vai ser efetivo para o consumidor. 

Como você viu, com a análise de cada etapa do funil, é possível compreender qual direcionamento tomar em relação às vendas da sua empresa. Portanto, anote todas essas informações e comece a utilizar o funil de marketing para potencializar seus resultados.

Written By Marcella Pontes

Related Posts

Subscribe

Subscribe to Our Newsletter

Aliquet nisl. Nulla tempor mauris sed pretium egestas. Ut mi lacus, tincidunt ac quam quis, ultricies laoreet purus. Donec tincidunt scelerisque lacus, vel convallis augue interdum ac. Etiam eget tortor ac odio aliquam lobortis quis at augue.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *