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Você sabe qual a importância do funil de marketing?

O funil de marketing é um dos assuntos mais vistos na internet. Especialmente devido à evolução do marketing digital e a busca das empresas por novos formatos para melhoria da entrega de serviços.

Assim como outros temas importantes no desenvolvimento de um negócio, como UX design e Revenda de Hospedagem, entender o funil de marketing é essencial.

Sendo assim, se você possui ou pretende ter um negócio próprio, é necessário você se aprofundar o máximo possível no assunto.

Diante dessa necessidade, pensamos em criar esse conteúdo completo sobre funil de marketing. 

Quer saber todos os detalhes? Veja na leitura a seguir!

O que é o funil de marketing? 

O funil de marketing é uma peça fundamental para entender a audiência e atrair os consumidores de forma voluntária, até se tornarem clientes

A utilização vai desde o primeiro contato do cliente potencial com sua empresa até a realização da compra do seu produto ou serviço. Em algumas situações ele auxilia o entendimento da empresa no pós-venda também.

Ou seja, esse modelo representa a jornada do cliente. Serve para educar o cliente potencial por todas as etapas do funil.  

Ao utilizar o funil de marketing, você pode segmentar esse público e analisar quais as necessidades dele para realizar a aquisição do seu produto ou serviço.

Porém, vale destacar que  a partir dessa informação é preciso criar conteúdos para fazer o cliente percorrer por cada fase do funil de marketing.

Quais as diferenças entre o funil de marketing e o funil de vendas? 

Antes de entender o que é funil de marketing, você precisa compreender que existem dois tipos de funis no marketing digital. São eles: Funil de vendas e funil de marketing.

Sendo assim, é importante você saber a diferença entre esses dois e qual a função de cada um deles. 

Os profissionais do funil de marketing são aqueles que têm o objetivo de encontrar leads, por meio da criação de conteúdo de qualificação e captação. O intuito é atrair clientes potenciais que possam realizar a compra de um produto que você oferece.

O funil de marketing auxilia o trabalho e os resultados que o time do funil de vendas pretende alcançar.

Os profissionais do funil de vendas precisam analisar e aproveitar as melhores oportunidades para fazer os clientes percorrerem todas as etapas do funil. É um trabalho em conjunto entre os dois times.

Conheça as etapas do funil de marketing 

Uma das primeiras coisas que você precisa ter em mente é a divisão do funil: Topo, Meio e Fundo.

Cada fase do funil tem suas especificidades e é preciso criar conteúdo que cada um deles necessita. Por isso, veja algumas informações sobre as três fases abaixo.

  • Topo de Funil: Aqui o cliente consumidor não conhece ou não tem interesse em comprar o produto ou serviço.
  • Meio de Funil: Nessa etapa do funil o objetivo é transformar os visitantes em clientes potenciais. Aqui você vai entender quais deles têm potencial para chegar na próxima etapa do funil. Ou seja, consumir o produto que a empresa oferece.
  • Fundo de Funil: Aqui é a última etapa do funil. Você precisa ter certeza que o cliente se convenceu que o produto ou serviço que você oferece vai solucionar o problema dele.

Como montar um funil de marketing? Veja passos essenciais

Mesmo que as etapas do funil de marketing sejam as mesmas, você deve saber que cada negócio deve ter o seu formato de funil. Isso porque, cada empresa possui as próprias particularidades.

Portanto, se você possui dúvidas sobre como montar um funil de marketing, precisa ficar de olho nesses detalhes a seguir.

Conhecer a persona

Ter conhecimento da persona é fundamental para fazer um negócio decolar. Lembre-se, antes de fornecer um produto ou serviço, é necessário entender o público que têm as necessidades do que você oferece.

E como você faz isso? É preciso buscar algumas informações essenciais do público, como: Faixa etária, poder aquisitivo, classe social, hábitos de consumo, preferências dentre outros.

Com esses detalhes você terá em mãos os dados necessários para oferecer um produto ou serviço que solucione o problema do cliente.

Planejar conteúdos relevantes 

Os conteúdos que você criar para o seu negócio precisam ter relevância. Vale lembrar que os materiais do seu negócio devem educar o cliente. Dessa forma, o lead vai compreender que seu produto ou serviço pode solucionar as dores que ele enfrenta.

Sendo assim, encontre formas e técnicas para educar seu cliente até o momento da aquisição do produto. Geralmente o marketing de conteúdo pode auxiliar nesse processo, para entender o conteúdo que se adequa à empresa e educa melhor o cliente potencial.  

Compreender o papel de cada canal 

O meio digital oferece uma série de alternativas para ter um funil de marketing eficaz. No entanto, é necessário saber quais são as melhores plataformas para o seu negócio. Cada canal possui particularidades para você produzir conteúdos para a sua empresa. 

Por esse motivo é importante você entender quais desses canais são mais viáveis para aumentar o tráfego e engajamento do seu conteúdo. Você pode analisar oportunidades entre sites, redes sociais dentre outras plataformas digitais. 

Após a compreensão do papel de cada canal você poderá tratar as melhores estratégias para o seu negócio.

Sales funnels showing conversion rates

Aproveite serviços de automação

Os serviços de automação estão cada vez mais comuns nas empresas. Isso porque, o marketing digital está em constante evolução. 

Diante disso, se você deseja otimizar o processo do seu negócio, deve pensar em utilizar ferramentas de automação. Afinal, entender a necessidade do cliente é essencial para o progresso da empresa.

Com os serviços de automação você terá auxílio no processo de análise do cliente durante toda a jornada do funil de marketing. 

As ferramentas ajudam a identificar os leads potenciais, as melhores oportunidades e dessa forma vai auxiliar nas vendas da empresa.

Conclusão 

Agora você que sabe o que é funil de marketing, já sabe que é um modelo ideal para entender o comportamento e as necessidades do cliente. 

Principalmente para entender se o serviço ou produto que você oferece vai ser efetivo para o consumidor. 

Como você viu, com a análise de cada etapa do funil, é possível compreender qual direcionamento tomar em relação às vendas da sua empresa. Portanto, anote todas essas informações e comece a utilizar o funil de marketing para potencializar seus resultados.