A fidelização dos clientes é parte essencial para o crescimento do seu e-commerce, fazendo com que os consumidores sempre tenham experiências positivas e se sintam motivados a voltar para consumir ainda mais.

Atrair os clientes é uma parte importante para que a empresa tenha seus produtos e serviços cada vez mais conhecidos, entretanto focar na fidelização dos clientes que já estão em sua empresa é parte essencial para garantir sucesso em suas estratégias.

Além disso, é fato que conquistar um novo cliente gera muito mais gastos por todo o esforço do marketing e da apresentação da marca para esse cliente, tendo o dobro de trabalho em todo esse processo.

Por isso, focar nos clientes que já conhecem e já consumiram os produtos da sua empresa é um dos caminhos para garantir cada vez mais vendas, trazendo esses consumidores de volta e criando essa relação extremamente vantajosa para ambos.

Uma empresa que vende, por exemplo, uma banqueta inox piscina, ao seguir esse caminho de fidelizar os seus clientes, reduz os gastos com publicidade, além de gerar esse cenário positivo para que se tenha uma divulgação espontânea por parte do público.

Assim a sua empresa tende a se estabelecer e cada vez mais ter pessoas que recomendam e divulgam os serviços devido à qualidade, relação e interação estabelecida através dos contatos entre a empresa e os consumidores.

Entretanto, para fidelizar seus clientes a sua empresa tem que sair da caixinha e proporcionar um cenário totalmente positivo para a realização das compras e para que o cliente se sinta à vontade com cada contato.

Pensando nisso, hoje preparamos algumas dicas, fazendo com que se realize essa fidelização dos seus clientes, gerando ações assertivas e demonstrando a importância e os benefícios dessa fidelização.

Como fidelizar os clientes no e-commerce?

Ficou claro que se preocupar com toda a experiência dos seus clientes e estabelecer um momento único através desse contato tende a gerar um diferencial e fazer com que sua empresa se diferencie das demais.

Diante do momento em que vivemos, somente os produtos não têm mais o poder de convencer e manter o público em sua empresa, por isso se preocupar com o todo e gerar uma experiência única é o que faz sua empresa fidelizar e garantir a confiança dos seus clientes.

Com isso, para facilitar esse processo de fidelização e ter cada vez mais relevância diante do público, acompanhe algumas dicas de como fidelizar e garantir a confiança dos seus consumidores.

1 – Crie um e-commerce com boa usabilidade

Um dos primeiros passos para a satisfação e fidelização dos clientes é estabelecer uma facilidade no acesso e navegação no site, garantindo esse primeiro contato positivo e fazendo com que o público encontre as informações que esteja precisando.

Cada vez mais a cultura do imediatismo está presente na sociedade, assim ao garantir uma boa acessibilidade e fazer com que seu site funcione de uma forma eficaz e ágil, se cria esse ambiente totalmente propício ao consumo.

Para ilustrar esse ponto, se imagine buscando, por exemplo, por um distribuidor de materiais elétricos. Ao entregar em um site e se deparar com falhas ou uma demora no carregamento, facilmente se desiste do site e se busca outro local.

Por isso, para que se inicie esse processo de fidelização é importante garantir o máximo de agilidade ao público nesse contato com seu e-commerce e fazer com que ele tenha motivos para continuar consumindo e conhecendo sua empresa.

2 – Garanta uma boa entrega

A entrega é quando a experiência de fato começa a tomar mais forma, por isso ter uma atenção redobrada nesse momento é fundamental e tende a ser um dos elementos para iniciar a interação e um contato com os seus consumidores.

Com isso, é importantíssimo garantir um cuidado na entrega dos produtos certos, respeito ao prazo estabelecido e toda uma atenção especial com o produto aderido pelos seus consumidores.

Além disso, como uma dica extra, ao contar com uma máquina empacotadora e realizar uma embalagem mais especial e bonita, a empresa surpreende positivamente e faz com que esse primeiro contato já se inicie da melhor forma possível.

3 – Garanta um pós-compra eficiente

Muitos se enganam ao achar que a compra se finaliza na entrega do produto ao cliente. É importantíssimo que a empresa se mantenha à disposição, respondendo dúvidas e de fato solucionando todos os problemas que possam ocorrer.

Por exemplo, ao realizar a compra de uma moldura de madeira e buscar trocar esse produto por não ter comprado o tamanho certo, é importante que a empresa entenda essa situação e solucione esse problema de uma forma rápida e fácil.

Esse contato após a compra é o que determina o quanto a empresa se importa com os seus consumidores, se diferenciando das demais e ganhando a atenção do público justamente por se preocupar com toda a experiência e não só com o momento de venda.

4 – Ofereça mimos

Clientes amam se sentir especiais e importantes, por isso os mime e ofereça essa experiência personalizada, fazendo com que se tenha ainda mais motivos para ter uma interação e um bom relacionamento entre empresa e consumidores.

Ao comprar pvc expandido ou até mesmo uma roupa nova, o público deseja ter uma experiência completa e que de fato atenda todas as suas necessidades. Assim, ofereça benefícios e faça com que o público tenha ainda mais motivos para voltar.

Nesse momento é importante que a empresa não se prenda a mimos ou ações gigantescas, uma simples mensagem personalizada ou cupom de desconto já é o suficiente para agradar e ser esse fator decisivo para o consumo e fidelização.

5 – Mantenha-se na lembrança do cliente

Para manter o contato e fazer com que o público sempre esteja atento às ações de seu e-commerce, é importante se manter na lembrança e fazer com que se tenha essa memória recente referente ao atendimento e contato estabelecido.

Para isso, é importante que através do mimo ou mensagem divulgada se tenha as redes sociais da empresa motivando o público a seguir e sempre estar atento a tudo que surge e que a empresa divulga através das suas ações e campanhas.

Além disso, desde a venda de uma escada aço inox a brindes corporativos, pegar o e-mail e mandar ofertas e cupons tende a manter o cliente ativo e gerar essa espécie de impulso para o consumo e interação no e-commerce.

6 – Crie um programa de vantagens

Os cashbacks estão em moda e são um atrativo e tanto para a fidelização e consumo frequente do público. Por isso, ao ter esse cliente fidelizado não se sinta acomodado, busque formas de agradá-lo e de mostrar o seu valor através de cada momento.

Assim, ofereça esse programa de vantagens, disponibilizando produtos ou até mesmo benefícios como os serviços de parceiros, fazendo com que o ambiente se torne totalmente favorável para o consumo.

Assim se demonstra a importância dessa fidelização, garantindo benefícios únicos e fazendo com que de fato sua empresa esteja diante de um crescimento e inovação constante.

A importância de fidelizar seus clientes

Por meio da fidelização dos clientes, pouco a pouco a empresa vai demonstrando sua força no mercado, se estabelecendo e tendo cada vez mais relevância através dos contatos e de cada interação.

Por exemplo, ao criar esse ambiente positivo para o consumo, antes mesmo do público realizar uma busca sobre carpete alto trafego preço já se tem os motivos necessários para optar pelos serviços e produtos da sua empresa.

Por isso, para que se tenha uma aproximação e contatos cada vez mais impactantes com o público, fidelizar os seus clientes é um dos fatores determinantes, gerando essa diferenciação e fazendo com que sua empresa se torne referência no mercado que atua.

Benefícios de fidelizar seus clientes

Como foi visto durante o texto, ao se tratar dos investimentos e dos lucros da empresa, a fidelização é totalmente importante, gerando esse cenário positivo e fazendo com que de fato se tenha essa obtenção dos lucros favoráveis.

Entretanto os benefícios vão muito além de apenas o fator financeiro, garantindo de fato vantagens e um cenário repleto de oportunidades positivas ao seu e-commerce, sendo elas:

  • Mais rentabilidade através dessa relação;
  • Destaque ao ser comparado com outras empresas;
  • Referência através da divulgação boca a boca;
  • Ganha a confiança do seu público;
  • Melhora a relação e desempenho dos seus colaboradores.

Assim, através desses pontos destacados fica claro que a fidelização é uma das ações necessárias para as empresas que buscam sucesso e se estabelecer no mercado.

Por isso, desde a venda de esquadrias de pvc acústica a materiais esportivos, fidelizar os clientes é o caminho para ter sucesso e de fato ter sempre relevância através das campanhas, anúncios e de cada movimento.

Logo, ao ter esses pontos em mente, chegou a hora de colocar os ensinamentos em prática e ver seu e-commerce decolando rumo ao sucesso e a uma fidelização dos seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.