Escolha uma Página

O filme Sétima Arte é apaixonante porque pode dialogar sobre tudo. Você tem filmes de ação com cofre digital e documentários sobre marketing, só para citar alguns exemplos que você já deve ter visto por aí.

No caso do segundo assunto, a lista é extensa e é por isso que estamos aqui! Falaremos, a partir de agora, sobre O Lobo de Wall Street, A Rede Social, etc., que nos ensinam algo sobre essa vertente. Ficou curioso? Então, continue com a gente. 

Qual a definição de marketing?

Marketing é um conjunto de estratégias e ações que visam criar, comunicar e entregar valor para os clientes. Essas estratégias podem envolver diversas atividades, tais como: 

  • Pesquisa de mercado;
  • Análise do comportamento do consumidor (por isso é fundamental a criação de personas);
  • Desenvolvimento de produtos e serviços;
  • Melhor precificação e distribuição ao longo do tempo;
  • Comunicação precisa;
  • E muito mais

Um profissional experiente deve entender o mercado e as necessidades do público-alvo para criar ofertas que os satisfaçam. Para isso, é preciso desenvolver um planejamento estratégico que permita alcançar objetivos de vendas, lucratividade e crescimento, sempre ao lado dos clientes.

Ou seja, uma marca de envelope awb venderá muito mais se investir neste setor, pois uma coisa está totalmente relacionada a outra. Entre os principais conceitos e elementos do marketing estão os “4 Ps” – produto, preço, praça e promoção, branding, pesquisa de mercado, análise do comportamento do consumidor, planejamento estratégico, análise SWOT, entre outros.

Atualmente, o marketing passa por uma grande transformação com o surgimento das redes sociais e o crescimento da internet e do 5G. Comparativamente, é uma facilitação tão grande quanto a aquisição de um bico de bunsen para laboratórios. Empresas tentam se adaptar (com mais ou menos sucesso) às novas formas de comunicação e relacionamento com seus clientes, que estão cada vez mais exigentes e conectados. O marketing digital e o marketing de conteúdo são algumas das tendências que têm se destacado nesse cenário.

Filmes mais comentados sobre Marketing

Dentre os filmes que falam sobre marketing e foram vistos por muitas pessoas, são premiados e tem algo a acrescentar neste assunto, temos um que foi dirigido por Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio, outro por David Fincher e muito mais! Confira:

  • O Lobo de Wall Street teve direção de Martin Scorsese e estrelado por DiCaprio e Margot Robbie ainda em ascensão. Conta a história de Jordan Belfort, um corretor de ações que constrói um império financeiro, mas acaba sendo condenado por fraude e lavagem de dinheiro. 

O filme apresenta diversas estratégias de vendas e persuasão usadas pelo personagem principal para conquistar seus clientes. Foi indicado a 5 Oscars, incluindo o de Melhor Filme;

  • A Rede Social foi dirigido pelo grande David Fincher e estrelado por Jesse Eisenberg. Fala sobre a criação do Facebook por Mark Zuckerberg e seus amigos na Universidade de Harvard. 

Além de retratar todo o mote de concepção da ideia até colocá-la em prática, ainda há abordagem de temáticas como gestão de marca, relacionamento com clientes e estratégias de comunicação. Outro que concorreu ao Oscar de Melhor Filme;

  • Joy: O Nome do Sucesso tem Jennifer Lawrence (que faturou diversos prêmios por conta do projeto) em um roteiro que foi baseado na história real de Joy Mangano, uma inventora e empreendedora que criou o Miracle Mop. 

Em seguida, tornou- se uma das mulheres mais bem-sucedidas do mundo dos negócios. O filme aborda temas como inovação, marketing e gestão de negócios;

  • Diferentemente dos anteriores, O Preço do Amanhã é um scifi que se passa num mundo fictício onde o tempo se tornou a principal moeda de troca. 

A história segue Will Salas (Justin Timberlake que, coincidentemente, também está em A Rede Social), que se envolve em um esquema para tentar mudar o sistema. O filme aborda temas como marketing de produtos e serviços, relacionamento com clientes e branding;

  • Jerry Maguire – A Grande Virada é outro que foi laureado com várias indicações e prêmios pelo mundo. 

Conta a história de um agente esportivo, interpretado por Tom Cruise, que decide abrir sua própria empresa, logo após ser demitido de uma grande agência. Temas como branding pessoal, gestão de relacionamentos e comunicação efetiva são vistos por aqui;

  • A Grande Aposta (2015) tem um elenco estelar e, dentre os nomes, podemos citar Steve Carrell, Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling, Marisa Tomei e Margot Robbie (olha ela aí de novo). 

É baseado numa história real de um grupo de investidores que prevê a crise financeira de 2008 e decide investir contra o mercado imobiliário americano. De todos é o projeto mais difícil, mas aborda temáticas como risco e oportunidades de mercado e estratégias de marketing

Agora é sabido que, se deseja abrir uma empresa de distribuidora de peças para panela de pressão, por exemplo, pode aprender muito com o cinema!

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.