Como Preparar o Estoque e Logística pós festas

Para garantir o sucesso nessa época de alta demanda, a preparação do estoque desempenha um papel crítico.

Afinal, a Black Friday e compras de final de ano é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e também uma das mais desafiadoras para os varejistas. 

Além disso, a gestão eletrônica de documentos e a otimização logística são elementos-chave para garantir que os produtos certos estejam no lugar certo, no momento certo. 

Neste artigo, exploraremos estratégias eficazes para preparar o estoque para o pós festas destacando como a gestão eletrônica de documentos e a otimização logística podem fazer a diferença. 

Além disso, abordaremos o conceito de OTIF (On-Time In-Full) e como ele se relaciona com o sucesso nesta data crucial.

Boa leitura!

Dicas para Preparar o Estoque e Logística para o pós festas

As compras de final de ano é um dos eventos de varejo mais movimentados do ano, com consumidores de todo o mundo procurando as melhores ofertas. 

Para os varejistas, é importante estar preparado para atender à demanda esperada e garantir que os produtos sejam entregues aos clientes em tempo hábil.

Por isso, selecionamos algumas dicas de como preparar o estoque e a logística para esse período de forma eficiente.

Preparação Antecipada do estoque

Em primeiro lugar, planejamento é fundamental! 

Comece a planejar sua estratégia de estoque meses antes. Avalie os produtos mais populares e faça pedidos antecipados para evitar esgotamentos.

Um outro passo que pode fazer parte da preparação é o investimentos na gestão eletrônica de documentos

Esse passo tão importante pode simplificar o acompanhamento de pedidos, notas fiscais e registros de estoque.

O que é essencial para garantir um processo mais eficiente e transparente.

Conheça Seus Clientes

O quanto você conhece sobre os seus clientes? 

Para preparar seu estoque com eficácia, é importante prever a demanda aproximada que será produzida pelo seu público.

Isso vale para todo o ano, mas principalmente para datas comerciais como a Black Friday e o Natal. 

Por isso, utilize dados históricos e informações de vendas anteriores para prever quais produtos serão mais procurados no período. 

Esse passo pode ajudar a ajustar seu estoque de acordo com a demanda prevista.

Otimização Logística e estoque em dia

Para varejistas dos mais diversos portes, ter uma otimização logística é crucial para garantir eficiência desde o recebimento e armazenagem de produtos até a gestão de pátio e frotas. 

Como já vimos, durante a Black Friday e as compras de Natal, a demanda por produtos pode aumentar significativamente. 

Nesse sentido, a otimização logística permite às empresas escalonar seus recursos para atender a esses picos de demanda sem sobrecarregar sua infraestrutura.

E principalmente pós esse período, quando há sobra de produtos. 

Monitoramento OTIF

OTIF (On-Time In-Full) é um KPI logístico, isto é, um indicador-chave de desempenho que mede a precisão e a pontualidade das entregas. 

Basicamente, o indicador é a união de duas métricas em uma: entregas no prazo e entregas sem falhas.

De acordo com dados da Aptean, a adoção de um sistema de roteirização automatizado pode diminuir de 10 a 30% os custos operacionais logísticos.

Para reduzir os atrasos e garantir que os produtos cheguem aos clientes a tempo, implemente um sistema de roteirização eficiente — caso você ainda não tenha!  

E lembre-se, monitorar o OTIF é importante para garantir que os produtos cheguem aos clientes no prazo e na quantidade certa, evitando problemas e prejuízos para o negócio. 

Bônus: Estratégia de Marketing

Quantos antes você preparar a estratégia de marketing para o período, maiores são as chances de sucesso. 

Por isso, anuncie suas ofertas de Black Friday com antecedência para atrair a atenção dos consumidores. Mas certifique-se de que a equipe de marketing está completamente alinhada com a realidade do estoque. 

Qualquer desencontro entre essas áreas pode significar problemas —  dos grandes. 

Bônus: Equipe Preparada

Prepare a sua equipe de atendimento ao cliente e equipe de estoque para lidar com o aumento na demanda, além dos possíveis desafios logísticos. 

Avalie realizar novas contratações temporárias para garantir um bom atendimento. 

Bônus: Avaliação Pós vendas pós festas 

Após esse período, avalie o desempenho das suas equipes, os resultados alcançados e os indicadores de desempenho. 

Aproveite essa oportunidade para identificar erros e acertos e os pontos de melhoria para o próximo ano — ou para as próximas datas comerciais, com as festas de fim de ano.

Conclusão

Para negócios de todos os tipos, o final de ano representa uma das mais relevantes oportunidades no calendário comercial anual. 

No entanto, também traz consigo alguns desafios significativos. 

A preparação antecipada, a gestão eletrônica de documentos, a otimização logística e o monitoramento OTIF são algumas maneiras para ajudar na preparação do estoque para essa época do ano. 

Além disso, a preparação das estratégias de marketing, bem como das equipes que são centrais ao processo logístico, é fundamental para garantir o sucesso. 

Ao seguir essas dicas e utilizar as ferramentas certas, as empresas podem enfrentar a demanda com confiança e fornecer aos clientes produtos de qualidade no prazo.


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