Escolha uma Página

Compreender as tendências futuras de mercado, por meio de grandes volumes de dados, é a principal função dos profissionais da ciência de dados

O data science, ou ciência de dados, é uma disciplina interdisciplinar que abrange diversas áreas do conhecimento, como programação, matemática, estatística e negócios, cujo objetivo é processar volumes massivos de dados brutos e transformar em insights significativos. Após tratados e estruturados, esses dados podem ser convertidos em informações úteis para os negócios, de modo a auxiliar na tomada de decisões empresariais.

A ciência de dados pode ser usada nas mais diversas áreas mercadológicas, tornando-se uma ponte estratégica entre os negócios e a tecnologia. A sua importância reside, principalmente, na capacidade de analisar as tendências atuais de mercado, auxiliando as empresas a compreenderem melhor os padrões de comportamento do consumidor, de modo a realizarem estratégias internas de marketing e vendas mais precisas e eficazes.

Essa otimização das estratégias é o que se conhece por personalização do atendimento, com um direcionamento específico para cada consumidor. Atualmente, os negócios que compreendem as preferências individuais do cliente conseguem oferecer produtos e serviços mais alinhados com as suas necessidades, aumentando a satisfação e conquistando a fidelização deste consumidor.

Entre as principais áreas de atuação que um cientista de dados pode atuar, está o mercado financeiro, como analista de risco e detector de fraudes; no setor de saúde e medicina, com a automação de atendimento e diagnóstico; no setor público, com a automação de atendimento, tornando os serviços menos burocráticos, bem como auxiliando na análise de dados para a tomada de decisões governamentais; e diversas outras áreas, como marketing, esporte e meio ambiente.

Com isso, as empresas estão ampliando o seu horizonte e investindo cada vez mais em tecnologia de automação e profissionais qualificados em ciência de dados para atuar na área. Assim, devido a carência no mercado por este tipo de profissional especializado, muitas faculdades estão oferecendo formação específica em data science ou ciência da computação EAD ou presencial, de modo a suprir as necessidades mercadológicas, que tendem a crescer cada vez mais nos próximos anos.

Para os profissionais já formados em alguma área de tecnologia da informação, é preciso investir em conhecimentos específicos sobre o data science, visto que existem diferenças de atuação das demais áreas, que podem focar em construção de softwares e algoritmos. Na ciência de dados, o foco está em explorar e analisar big data para compreender padrões e prever as tendências futuras de mercado, de modo a redirecionar as estratégias empresariais.