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Quando você vai no shopping ou está navegando pela internet e precisa comprar um produto ou contratar um serviço, como alguns Serviços de Caldeiraria, quais são os fatores que você leva em consideração? Bom, talvez você analise muita coisa, ou talvez seja daqueles mais simplórios e objetivos, mas tem um fator que você com certeza coloca na sua balança: o posicionamento da marca. 

Para quem não sabe, o posicionamento da marca consiste em como as empresas transmitem a imagem ou a ideia de como elas são vistas por parte do grande público, mas calma, não confunda, isso não significa que é como as pessoas enxergam o seu negócio, e sim como você quer que elas te vejam. 

Essa é uma das estratégias mais importantes de branding sendo um dos carros-chefes dentro do marketing, justamente por trabalhar a imagem e reputação de uma empresa, e o tipo de mensagem que ela quer transmitir, fazendo com que a sua corporação se fixe no imaginário, e represente algo relativamente forte para as pessoas. 

No texto de hoje, iremos abordar tudo sobre o posicionamento de marca para o marketing do seu negócio e os motivos que fazem dele algo tão importante dentro da sua empresa, bora conferir um pouco mais sobre ele? Então vamos lá!

Posicionamento da marca: qual a importância para o marketing do seu negócio?

No mundo do marketing, o posicionamento de uma marca é o que diferencia ela dos seus concorrentes através de ações que variam desde características reais ou simbólicas, trabalhando com o valor que uma marca pode apresentar, as emoções que ela transmite, as memórias afetivas que ela constrói e que podem ficar presas dentro do imaginário dos consumidores. 

Como você quer que a sua empresa seja vista? É exatamente essa a pergunta que o posicionamento responde e é isso que faz com que esse seja um conceito tão importante, afinal como citamos acima, o que faz uma pessoa optar entre duas empresas que entregam o mesmo motor para portão eletrônico com o mesmo valor e mesma garantia?

O desempate pode ser justamente o posicionamento, como aquela marca encaixa no cotidiano de cada consumidor, e como ela é vista de forma mais positiva, um bom posicionamento pode acarretar diversos benefícios diferentes, e elevar o patamar de um negócio em diversas outras frentes do marketing que vão além do seu branding. 

Quais são as suas vantagens?

Um posicionamento de marca bem-sucedido pode mudar por completo o patamar de um negócio apresentando diversas vantagens diferentes, a primeira é a sua autoridade e credibilidade dentro do mercado. 

Quanto mais estratégico e inteligente você posicionar sua marca, mais ela será reconhecida dentro de sua área de atuação, fazendo com que as pessoas associem sua qualidade de forma muito mais simples, e consequentemente, também auxiliando a se destacar da concorrência. 

Uma marca bem posicionada, representa uma marca diferente, que apresenta algo a mais, mesmo com os mesmos produtos ou com uma proposta parecida, o posicionamento pode ser o fator de desempate.

Por fim, esse conceito ainda te ajuda a economizar tempo, já que o público-alvo realmente interessado chega até você de forma muito mais natural, além de evidenciar todos os seus valores e prioridades, mostrando a essência da sua empresa e a representante da maneira como você gostaria que fosse representada. 

Como aplicar o posicionamento de forma coesa?

Neste ponto, você provavelmente está interessado e gostaria de saber como aplicar o posicionamento de forma mais coesa, certo? E por mais que essa seja uma estratégia duradoura e eficiente assim como uma porta corta fogo, a sua execução pode não ser tão simples. 

Esse é um processo que tende a ser longo e precisa ser executado aos poucos, primeiro você deve conhecer o seu público-alvo e entender suas necessidades e o que eles desejam em relação ao seu segmento, segundo é necessário definir um tom de voz para a sua marca, ou seja, como será a sua abordagem público para falar com as pessoas, terá uma maneira mais descontraída ou mais séria? Quais as plataformas que serão abordadas?

É preciso que você saiba mostrar seus benefícios, princípios e valores da sua marca ao seu público, então trabalhe bem a história da sua marca, saiba fazer uma boa abordagem,procure também ter um slogan chamativo atrelado a uma ótima identidade visual. 

Cada detalhe conta muito para se fixar no imaginário dos consumidores, então busque sempre aperfeiçoar sua empresa sempre sendo envolvente, e mostrando o lado positivo do seu negócio. 

Por fim, lembre-se de se destacar da concorrência com estratégias diferentes e eficazes, além de trabalhar o seu envolvimento constante com o público, como na produção constante de conteúdos e o gerenciamento do engajamento dentro das redes sociais. 

Mas afinal, o posicionamento de marca é tão imprescindível assim?

Se você ainda está se perguntando se o posicionamento de marca é importante ou não, a resposta é sim, ele é imprescindível dentro de qualquer negócio sendo como um dos principais pontos em uma estratégia de marketing, assim como um Regulador de pressão de gás é imprescindível para o controle de um fogão.

É ele quem vai ditar o ritmo da sua marca e fazer com que ela se destaque do público, conquistar o espaço dentro do mercado não é uma tarefa simples, e é justamente o posicionamento correto que pode fazer com que você tenha uma boa vantagem competitiva. 

Sendo assim, para trabalhar melhor o seu branding é preciso ter um posicionamento bem definido e alinhado de acordo com seus valores e princípios, saiba como abordar isso, e transmita exatamente a mensagem que você quer transmitir dentro da sua empresa. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.