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Como identificar a melhor estratégia para alavancar suas vendas com o marketing digital . Atualmente, qualquer empresa precisa ter uma presença no meio digital, seja com site ou nas redes sociais. Mas não basta somente ter uma página ou um perfil no Instagram: é preciso saber como trabalhar com estes canais.

Nesse sentido, o marketing digital é uma importante ferramenta para ajudar a aumentar as vendas da empresa. Com a estratégia correta, seu negócio ganhará visibilidade e, com isso, mais clientes para um trabalho bem-sucedido.

O marketing digital é uma área muito ampla e, portanto, conta com várias estratégias diferentes. O modelo que pode utilizar varia conforme o tipo da sua empresa e o público-alvo.

No texto de hoje, vamos explicar melhor como o marketing digital funciona e de quais maneiras ele pode impulsionar seu negócio.

O que é marketing digital?

Marketing digital é um conjunto de estratégias que visa a promoção de marcas, produtos e serviços. Diferentemente do marketing tradicional, estas estratégias são implementadas em sua grande maioria pela internet. Ou seja, a atuação do marketing digital se resume ao meio online.

Nesse sentido, a estratégia engloba o uso de ferramentas como redes sociais, blogs, ranqueamento de site no Google a até o velho conhecido e-mail marketing.

Para Philip Kotler, o pai do Marketing, a estratégia é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Como o marketing digital está ligado ao uso da internet, suas estratégias mudam de forma muito mais dinâmica. Mas de maneira geral, a estratégia visa resolver dores e problemas dos usuários e potenciais clientes de uma empresa.

Eis algumas das ferramentas que são utilizadas dentro de uma estratégia de marketing digital:

  • blogs;
  • sites e lojas online;
  • motores de busca (especialmente o Google);
  • mídias sociais;
  • email;
  • infográficos, e-books e outros.

O marketing digital nas vendas

O marketing digital não se resume ao objetivo de venda, mas a um conjunto de soluções. Por exemplo, um texto em blog sobre os melhores computadores para designers gráficos é uma forma desse negócio.

Cada estratégia é utilizada de acordo com um tipo de usuário diferente, cujo perfil é identificado através do funil de vendas.

O funil é uma estratégia que serve para delimitar o perfil do seu cliente e trabalhar uma estratégia específica para ele. Dessa forma, o funil torna a ação do marketing digital mais eficiente.

Existem basicamente três estágios no funil de vendas: topo, meio e fundo do funil.

O topo do funil é composto por aqueles clientes que não conhecem sua empresa ou marca. Aqui o foco deve ser a apresentação do negócio e despertar a curiosidade da pessoa. Publicidade em redes sociais, campanhas de marketing e publicações de curiosidade fazem parte da estratégia.

O meio do funil é composto por pessoas que já conhecem sua empresa ou marca, mas ainda não são clientes. Aqui o objetivo é coletar dados em troca de conteúdo ou oferta de qualidade, como um e-book, por exemplo. Landing pages e e-mail marketing são muito úteis neste estágio.

Por fim, um cliente vai para o fundo do funil quando toma a decisão de fechar negócio com a sua empresa, mas ainda é necessário um último impulso para fechar a compra. Aqui as estratégias envolvem oferecer incentivos reais, como frete grátis, cupons de desconto e cashback de um percentual da compra.

Como usar marketing digital para impulsionar as vendas

Por causa do crescimento no acesso à internet, as lojas realizam seu marketing quase exclusivamente online. E a estratégia depende do estágio em que o negócio se encontra.

No caso de uma empresa recém-criada, a maioria dos clientes provavelmente estará no topo do funil. Logo, não faz sentido oferecer descontos logo de cara, mas é recomendado divulgar sua marca.

A realização de campanhas nas redes sociais, neste caso, é uma estratégia mais eficiente para a atração de pessoas. Redes como WhatsApp são muito úteis para construir essa proximidade com potenciais clientes.

Outra estratégia é trabalhar a descoberta do site, ou seja, posicionar bem o seu endereço nos serviços de busca. Quanto melhor for a posição da empresa no Google, mais fácil os clientes encontram a sua loja.

Essas e outras dicas podem ajudar seu negócio a melhorar os resultados, ganhar bastante relevância e fechar vendas com sucesso!