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A marca de uma empresa é um dos primeiros fatores de sucesso do negócio, seja ele grande ou pequeno. Investir na identidade visual do seu empreendimento, entretanto, não se refere apenas à criação de uma logomarca ou um nome bonito; refere-se a todo o material gráfico que irá acompanhar os seus produtos, as estratégias de marketing e as redes sociais.

Uma empresa com uma identidade visual bem definida se destaca entre os concorrentes, por isso é essencial que essa etapa da empresa seja pensada desde o primeiro momento. Sabe aquela história de “quem não é visto, não é lembrado”? Serve muito bem aqui, pois quem não é visto, não se destaca entre os potenciais consumidores e muito menos é lembrado por eles. Assim, é essencial investir em uma estratégia visual para a sua empresa.

Entre os principais benefícios de se investir em um bom design gráfico, pode-se destacar:

Fortalecimento da marca: como dito anteriormente, um dos principais objetivos de investir na identidade visual é o sucesso da empresa e o fortalecimento da marca. E quem vai poder ajudar nessa etapa é a equipe de comunicação da empresa, que pode pensar estratégias de marketing mais adequadas, reafirmando os valores da empresa, bem como destacando a qualidade do serviço prestado.

Marketing direcionado: com uma estratégia mais focada, o marketing poderá focar no que realmente importa: captação de leads e aumento das vendas. Isso porque o setor vai poder direcionar todos os esforços no cumprimento das metas estabelecidas pelo planejamento estratégico de comunicação. Entre os produtos estratégicos, podem estar a produção de material gráfico impresso, como panfletos, canetas, adesivos, ou material digital, como produção de conteúdo, SEO direcionado, mídias sociais focadas no público-alvo.

Profissionais qualificados: para que a identidade visual seja bem desenhada, é importante contratar profissionais qualificados para realizar o serviço, como os designers, publicitários ou outro profissional que tenha as habilidades necessárias. Caso seja um microempresário e não tenha muitos recursos disponíveis para esse fim, existem diversas ferramentas gratuitas disponíveis na internet e cursos online ensinando a como usar. Mas, antes de sair colocando a sua marca no mundo, verifique com algum amigo ou conhecido do marketing se está adequada, legível e com as cores corretas.

Melhor experiência dos clientes: uma marca bem elaborada, com identidade visual bem definida e um setor de comunicação eficiente e estratégico, atua em conjunto para melhorar a experiência do cliente ao lidar com o site, as redes sociais e aumentar as chances de fidelizar aquele consumidor. Óbvio que a estética não é responsável por isso sozinha, mas ela contribui para uma boa impressão.