Durante o Onboarding (integração), os gestores treinam os novos funcionários por vários meses para que eles se familiarizem com a empresa e suas funções, seja referente à papelada administrativa ou ao uso da Impressora fiscal, por exemplo.
Onboarding é o processo de introduzir um novo funcionário a uma organização e prepará-lo para suas funções. É um conjunto de ações que visam tornar a transição de um funcionário do estado de não conhecimento ao estado de pleno conhecimento o mais rápido possível. O objetivo do onboarding é reduzir o tempo necessário para que um novo funcionário esteja produtivo e contribuindo de forma significativa para a empresa.
O onboarding bem-sucedido envolve uma combinação de treinamento, orientação e integração social. O treinamento diz respeito às habilidades técnicas e às práticas da empresa que um novo funcionário precisa aprender. A orientação fornece informações sobre a cultura da empresa, as expectativas dos supervisores e colegas, os canais de comunicação internos, etc. A integração social é importante para que um novo funcionário se sinta parte da equipe e possa estabelecer relacionamentos positivos com seus colegas.
O onboarding bem-sucedido requer tempo, esforço e planejamento por parte da organização. No entanto, vale a pena investir nesse processo, pois ele pode ter um impacto significativo na produtividade dos funcionários, na satisfação do cliente e nos resultados financeiros da empresa.
Embora esse processo demore um pouco, Vale a pena compreendermos em detalhes o motivo dele ser tão importante. Ficou curioso para saber melhor sobre o tema? Então continue com a gente.
O que é Onboarding?
Onboarding é quando uma empresa fornece aos novos funcionários treinamento e informações para ajudá-los a se acostumar com a nova função. Isso os ajuda a entender seu papel, as expectativas do empregador, etc.
Este é um momento crítico para um novo funcionário e nem todo gerente terá a capacidade de integrar manualmente sua equipe de maneira eficiente. Os gerentes com pouco tempo querem implementar o melhor software de integração de funcionários para que seu novo iniciante seja produtivo em sua equipe imediatamente!
Por que o processo de onboarding é importante?
O onboarding é importante porque adapta os funcionários ao seu papel e a missão, visão e valores da empresa. Também os engaja com o devido comprometimento, além de reter os novos contratados por mais tempo.
De acordo com uma pesquisa, 1 em cada 10 entrevistados deixou uma empresa por causa de uma experiência de integração ruim e 37% disseram que seu gerente não desempenhou o papel que lhe convém nessa etapa, ou seja, além de distribuir a Bota de Segurança e os demais equipamentos de EPI para os respectivos membros, essa primeira apresentação e um diálogo mais amistoso fazem a diferença.
Importância das estatísticas de Onbording
As estatísticas de onboarding são importantes para ajudar a medir o sucesso de um programa de onboarding. Elas também podem ajudar a identificar problemas e fornecer insights para melhorar o processo. Algumas das métricas comumente usadas para avaliar o sucesso de um programa de onboarding incluem:
-Número de novos funcionários que completaram o programa de onboarding;
-Número de novos funcionários que atingiram determinados objetivos durante o período de onboarding;
– taxa de retenção dos novos funcionários após o período de onboarding;
– feedback dos novos funcionários sobre o programa de onboarding.
A integração de funcionários aumenta substancialmente a probabilidade de permanência dos mesmos. Um estudo descobriu que marcas com este procedimento mais eficaz, tendem a melhorar suas taxas de retenção em 82%.
Além disso, 57% dos entrevistados disseram que os gerentes sobrecarregados e a falta de tempo foram seus maiores desafios em um onboarding mal feito. O próximo, com 47%, diz respeito à falta de aplicação consistente neste quesito em toda a empresa.
Por que a integração é importante?
Pense que é gestor de uma marca de Catalisador para tinta. O onboarding será importante porque integra novos funcionários, que recebem o conhecimento, o treinamento e o suporte de que precisam para se tornarem membros produtivos da equipe.
Também ajuda a aclimatar, engajar e reter todos eles com as expectativas da empresa, bem como com seus recursos. Uma vez que esses novatos se sintam ‘em casa’, serão mais propensos a dialogar abertamente e a gerir seu dia a dia com eficácia.
Isso é importante porque haverá maior produtividade e probabilidade de permanecerem ao longo dos anos (construindo uma verdadeira carreira), pois se preocupam com as metas de desempenho e querem que a empresa tenha sucesso.
Com este conceito inserido corretamente, certamente poderá somar maiores lucros ano após ano, seja a sua empresa uma marca de luxo ou uma empresa especializada em Limpeza de Fossa.
Gostou do conteúdo sobre a importância de aplicar um bom Onboarding? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções Industriais