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Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas se esforçam para reforçar sua imagem perante ao mercado, isso significa investir em marketing fortalecendo parcerias com fornecedores e com trabalhadores através do employer branding.

Esse termo em inglês pode ser traduzido como a marca do empregador e categoriza a criação de um marketing através da experiência do empregado em conexão com a empresa. A reputação da marca e os valores que ela transmite para seus funcionários.

Seguindo a mesma lógica que busca soluções para otimizar a experiência do seu público alvo, as estratégias de employer branding se dispõem a melhorar o dia a dia dos trabalhadores e alinhar eles ao modo de produção e cultura da empresa.

É a partir do employer branding que uma empresa de seguranças patrimoniais consegue consolidar uma boa marca empregadora, isso acontece por uma série de fatores e processos que coordenam e organizam a designação de tarefas.

Essa organização interna não só aumenta o lucro a partir da produtividade da equipe sem inferir em desgaste profissional, mas também atrai os melhores profissionais para dentro da sua organização.

Quando se abre os olhos para a marca como uma empregadora, a construção dessa imagem se torna muito mais complexa, já que a ideia é vender e cumprir a ideia de ter uma empresa não só saudável, mas enriquecedora para uma experiência profissional.

Para esse fim, desde os estagiários até os gestores de posições mais altas devem estar comprometidos e engajados com a cultura da empresa. Com essa cultura aplicada, tanto os processos, quanto o resultado final, qualificam a empresa com um destaque em seu nicho.

O posicionamento de uma empresa de móveis planejados como uma boa marca empregadora tem como objetivo principal atrair além de clientes e bons parceiros, profissionais qualificados para dentro do seu processo produtivo.

O que é o employer branding?

Em linhas gerais, o employer branding reúne dentro do seu conceito um conjunto de processos e metodologias que afetam positivamente o dia a dia e a imagem da empresa não para seu mercado, mas sim para o mercado de trabalho.

O reconhecimento da marca como um membro empregador do mercado nasce e se aprofunda junto com o reconhecimento dessa empresa em seu branding mais geral, com uma identidade, uma cultura e um aprofundamento da sua imagem.

O foco principal dessa estratégia é garantir uma boa percepção de imagem de empresas como uma indústria de máquina de café expresso comercial para os seus trabalhadores que estão contratados, ou que passam a se interessar por suas vagas.

Para essa finalidade, o setor de recursos humanos de grandes empresas, e até empreendedores com poucos funcionários, podem lançar mão de estratégias e metodologias de RH para reforçar sua imagem positiva de employer branding.

Esse conceito e seus resultados práticos na percepção e no dia a dia da marca são cada vez mais estudados, discutidos e explorados nos mais diversos nichos de empresa. Desde pequenas clínicas de harmonização facial, até nomes gigantes do mercado de tecnologia.

Durante o processo de construção de um branding empregador, os times de recursos humanos se adaptam aos novos conceitos e propõem essa transformação de forma ativa em todos os setores a fim de gerar uma consolidação da nova cultura de trabalho.

Por mais que, ao falar de branding e construção de marca, as empresas entendam logo que se trata do trabalho de imagens e de divulgação, é necessário que esse processo aconteça primeiro da porta para dentro.

A partir desse conceito, as empresas conseguem fidelizar funcionários e se tornarem referência atraindo funcionários mais qualificados, além de reduzir o índice de rotatividade, de desgaste e insatisfação profissional que afeta diretamente a produção.

A importância de consolidar uma marca empregadora

A relevância de reforçar a marca de uma empresa de sacolas personalizadas como uma boa vendedora ou uma grande produtora parece óbvia, pois mesmo sem reconhecer o conceito de branding, as empresas perseguem esse objetivo.

Para chegar na necessidade de se garantir um bom employer branding, a empresa precisa chegar em um nível maior de maturidade para poder rever os seus processos internos e reconstruir sua imagem como empresa contratante.

Essa compreensão passa por entender que um bom ambiente de trabalho atrai os melhores trabalhadores e extrair deles seu desempenho máximo por mais tempo, sendo assim, investir no capital humano da empresa garante retornos a curto e a longo prazo.

Ao mesmo tempo que as melhores empresas do setor produtivo de conserto de portão de garagem são seletivas em relação a quem elas contratam, os profissionais mais qualificados também têm mais possibilidades de escolher oportunidades de trabalho.

Com um cargo eficiente de gestão de trabalho e a criação de uma cultura organizacional coerente, a empresa ganha na produtividade, no cotidiano de trabalho e na sua imagem, uma vez que ela passa a atrair mais talentos e até vender mais de forma consistente.

O investimento em uma employer branding sólida depende em primeiro momento de um esforço redobrado na verificação do atendimento das condições de trabalho, tanto na estrutura que rodeia o funcionário no dia a dia, quanto nas questões contratuais.

Assim como o branding para o público, sua versão voltada para o empregado depende do exercício de escuta, criando uma espécie de persona do empregado e gerando as mudanças que privilegiam a eficiência e bem estar deles no trabalho.

Funcionários satisfeitos têm mais produtividade, assim como também são mais facilmente engajados em novos desafios. Por isso, todos os custos envolvidos em melhorar a experiência de trabalho e a criação de um ambiente saudável são investimentos lucrativos.

Como aplicar o employer branding

Employer branding é muito mais que um termo que virou tendência no mercado de gestão de negócios e marketing. Sua necessidade surge de mercados que disputam fortemente não só o público consumidor, como também profissionais qualificados.

Todo o processo de implantação de estratégia de employer branding em uma empresa de laudos Ltcat depende de uma série de passos, entre eles estão:

  1. Definição clara do objetivo e das estratégias que serão utilizadas;
  2. Realizar uma análise antes da situação atual;
  3. Estabelecer prioridade na comunicação;
  4. Identificação do perfil de empregador desejado;
  5. Criação de atrativos focados nos trabalhadores mais qualificados;
  6. Colocar o marketing para trabalhar junto com o recrutamento;
  7. Elaboração e implementação de uma cultura da empresa;
  8. Investir no ambiente de trabalho;
  9. Reconhecimento pessoal e financeiro dos profissionais envolvidos.

Quando uma empresa planeja e executa uma estratégia de employer branding com sucesso, ela passa a ter seus cargos disputados por profissionais qualificados e que querem permanecer na companhia por mais tempo.

Os primeiros benefícios práticos já se apresentam aqui com uma menor parte do orçamento da empresa direcionado para demissões, rescisões, contratações e uma alta taxa de rotatividade profissional.

Na comunicação, o trabalho das técnicas de uma marca empregadora do mercado de instalação hidráulica de banheira deve focar em mostrar para o mercado como se desenvolvem os processos internos de produção.

Ao fazer isso, é necessário organização para que a comunicação seja assertiva e apresente a empresa como uma grande referência de mercado e passe a inspirar marcas menores no seu dia a dia, reforçando a identidade e a cultura da empresa.

Um quadro de funcionários qualificados, e uma cultura produtiva capaz de atrair, reunir e manter talentos, também é um dos maiores diferenciais que uma empresa pode agregar em qualquer cenário mercadológico.

Considerações finais

O employer branding é um dos conceitos mais relevantes da atualidade. Esse termo pode ser traduzido como marca de empregador e dita sobre um conjunto de técnicas que tornam a empresa um melhor local não só para se consumir, quanto para trabalhar.

A partir desse processo, independente do mercado uma empresa pode assumir o papel de referência dentro do seu nicho, atraindo os melhores trabalhadores de cada função e mantendo esses talentos empregados e engajados com os objetivos da marca.

Uma marca que aplica no dia a dia estratégias de employer branding, pode reter mais talentos, evitando os custos gerados por desligamentos e em esforços destinados à contratação de novos funcionários, suas adaptações e treinamentos.

Encontrar esse profissional preparado e conectar ele com a cultura e organização de uma empresa é uma tarefa e tanto. Quando essas estratégias chegam no seu estágio mais avançado, a cultura organizacional passa a se guiar sozinha e otimizar os resultados.

Mais do que consumidores que tiveram experiências boas e ruins com a marca, os profissionais que viram o funcionamento da empresa no dia a dia podem dizer pontos negativos e positivos da empresa, com o employer branding eles passam a ser promotores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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