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O e-mail é uma das plataformas pioneiras dentro da internet, criado em 1971, essa é uma das ferramentas de comunicação mais eficientes e se tornou uma verdadeira febre com o passar dos anos, sem a necessidade de enviar mais cartas ou até mesmo pagar a mais para realizar uma ligação, esse conceito chegou para facilitar e encurtar a comunicação entre duas ou mais pessoas, servindo como uma verdadeira “carta online”. 

Com o passar dos anos e o surgimento de outros meios de comunicação, como o SMS, e depois o WhatsApp e as redes sociais, muitos acreditam que o uso dos e-mails tem se tornado algo obsoleto, e assim como os móveis para escritório que uma hora acabam se desgastando, o seu tempo de popularidade já acabou, mas será que essa é uma afirmação verdadeira ou uma grande forçação de barra?

Acredite, o e-mail ainda se encontra ali, firme e forte dentro do mercado, principalmente para quem deseja manter uma comunicação empresarial e é claro, usar estratégias de e-mail marketing, para se ter uma noção do seu impacto, todos os dias são enviados cerca de 8,32 bilhões de e-mails só no Brasil, a taxa de abertura costuma ser de 20,39%, sendo que 77% das empresas enxergam uma melhoria na taxa de engajamento só de usar essa ferramenta, e aproximadamente 8 a cada 10 pessoas acessam no mínimo o e-mail de boas vindas. 

Quem trabalha com marketing sabe que uma taxa de abertura maior que 20% pode ser considerada extremamente alta e grande parte dos funcionários que atuam nessa área tem o e-mail como sua ferramenta predileta para dialogar com os consumidores, seu uso aumentou em 91% no ano de 2022 e a interação com os clientes cresceu cerca de 155%, batendo o recorde entre todos os canais de comunicação disponíveis. 

Toda essa popularidade faz do e-mail marketing uma ferramenta imprescindível e ideal dentro de qualquer empresa, mas para que ele traga resultados, é preciso que seja executado da forma correta, então no texto de hoje, separamos algumas estratégias de e-mail marketing e automação que vão te ajudar a colocar em prática essa verdadeira potência que é o e-mail marketing, bora conferir? Então vamos lá!

Monte diversas listas com uma segmentação completa

Para começar a usar o e-mail marketing e ter um envio coeso e eficiente, o primeiro passo é justamente na montagem das suas listas com uma segmentação precisa e extremamente completa, procurando fazer a separação de cada usuário e criar uma lista para cada situação específica.

Você pode fazer essa divisão de acordo com o seu funil de vendas, por exemplo, e separar os leads de acordo com o conhecimento que eles possuem sobre sua empresa, um usuário novo que acabou de ter o primeiro contato com seu produtos de bits para parafusadeira, irá receber e-mails mais introdutórios de boas vindas e falando mais sobre o produto, já clientes que já compraram com você receberam outras promoções, cupons de desconto e uma comunicação mais direta. 

Também é possível segmentar listas de acordo com os produtos e o interesse de cada um, lembre-se, quanto mais nichada elas forem, maior a precisão no envio de mensagens, então conheça o seu público, saiba o que ele quer consumir e seja preciso em cada detalhe. 

Vale destacar que a montagem de listas e a segmentação aprofundada é fundamental para que não haja qualquer tipo de confusão, e um usuário novo já receba logo de cara uma oferta de compra, como citamos acima, quanto mais segmentada, melhor será a sua assertividade. 

Prepare os e-mails para o envio com um alto grau de personalização

Com todas as suas listas criadas é hora de começar a preparar as mensagens que serão enviadas no seu e-mail, é claro que cada um receberá uma mensagem diferente de acordo com os seus gostos pessoais e o seu relacionamento com a empresa, então nessa parte é preciso ter paciência e criar mensagens diferentes. 

Nada de usar a mesma mensagem para diferentes listas, é preciso que tudo seja extremamente personalizado, um dos grandes segredos do e-mail para fazer tanto sucesso é justamente o seu alto nível de segmentação, então aposte nisso para ter bons resultados. 

Utilize alguns comandos para deixar a mensagem ainda mais específica, como a adição do nome ou sobrenome, e-mails de aniversário, informações sobre o cliente, seleção de produtos de acordo com seus gostos pessoais, e por aí vai. 

Prepare diversas mensagens desde o “boas-vindas” até o fechamento de uma compra, monte um calendário de envios diários ou pelo menos 5 vezes na semana e busque esse contato direto com o consumidor. 

Lembre-se, as mensagens não devem ser padronizadas como uma régua de tomadas, tudo deve ser diferente, com abordagens específicas para cada usuário de acordo com a segmentação que foi separada no tópico anterior. 

Utilize plataformas de automação e faça o acompanhamento dos resultados de perto

Por fim, chegou a hora de colocar em prática a tão falada automação do e-mail marketing, com as listas segmentadas e as mensagens prontas, tudo que falta agora é a realização dos envios, e nessa parte, a automação será fundamental. 

São muitas pessoas e muitos e-mails para serem enviados dia após dia, então é preciso automatizar essa tarefa, existem várias plataformas que podem te ajudar nessa jornada, entre as principais temos: a Mailchimp, a Malify, RD Station, Lead Lovers e E-goi

Existem diversas outras que possuem seus preços e planos de acordo com suas necessidades, pesquise mais sobre cada uma delas, veja o que tem a oferecer e selecione a melhor para te ajudar durante a sua jornada. 

E é claro não se esqueça de um detalhe crucial: mesmo após o envio dos e-mails e a montagem do cronograma de mensagens, é importante fazer o acompanhamento frequente dos resultados de perto, análise as principais métricas como taxa de abertura, clique no link interno do e-mail, taxa de recebimento, entre outras, fique de olho nos números e não tenha preguiça de rodar seu mouse no mouse pad até verificar tudo. 

Caso seja necessário, faça algumas alterações, mas sempre procure ter um bom desempenho de acordo com suas necessidades. 

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