Se sua empresa ainda não adotou o comércio virtual, chegou a hora de parar e repensar suas estratégias. Tem sido cada vez mais comum fazer compras pela internet, principalmente depois da pandemia que fechou momentaneamente as lojas físicas.
Chamado de e-commerce, ele pode ser feito virtualmente, seja por site, plataforma ou aplicativos. É basicamente a venda do produto por uma única empresa, seja ela fabricante ou revendedora. Outra característica importante é que em uma venda por e-commerce não existe um intermediador. A negociação é direta entre a loja virtual e o consumidor final.
Uma das grandes vantagens desse mundo virtual é que o consumidor pode pesquisar muito as variações do produto que deseja e, principalmente, as melhores condições de preços.
Veja algumas características do e-commerce para gerar maior fluxo de vendas em seu negócio
Como abrir seu e-commerce?
É muito simples abrir sua loja virtual para oferecer, por exemplo, serviço de conserto de bombas. O primeiro passo é investir em um espaço físico para seu escritório e para o estoque dos produtos. A boa notícia é a possibilidade de preparar um cômodo da própria casa para fazer isso, otimizando e gerando considerável redução de custos no início.
O segundo passo é providenciar alvarás e registros nos órgão governamentais como Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Junta Comercial, Receita Federal e outros.
Como montar um e-commerce?
Montar sua loja virtual acaba sendo igual a qualquer outra empresa. O segredo, na verdade, é ter planejamento para abrir um e-commerce. O primeiro passo é escolher o segmento de mercado que você quer atuar como, por exemplo, balcão refrigerado inox, seu público-alvo, o investimento disponível e muitas outras variáveis.
Escolha os fornecedores de sua loja
Assim que definir o modelo de negócio e os detalhes iniciais, é necessário pesquisar fornecedores de confiança dentro de seu nicho de atuação. Considere a qualidade e capacidade de produção, localização, suporte, reputação e o preço oferecido. Seu produto vai depender muito da qualidade de quem vai fornecer esse material.
Tenha um site amigável e navegável
As descrições dos produtos em sua loja virtual são extremamente importantes para informar o visitante sobre as características do produto. Definições bem escritas fazem a diferença em muitos outros aspectos de uma loja virtual e na jornada do cliente.
Como partes fundamentais das descrições, você deve deixar claro do que os produtos são feitos, suas origens e medidas, quais problemas eles resolvem, como usá-los e por que tais artigos são melhores que os da concorrência.
É fundamental gerar confiança, aumentar o desejo de compras e reduzir qualquer dúvida que possa surgir. Lembre-se: A empresa de montagem industrial deve ser apresentada como a solução de seus problemas.
Se você ainda estiver em dúvida em adotar o e-commerce para seu negócio, é importante analisar quais são as características de seu negócio, se você quer ou não ter estoque de produtos, o plano, como alcançar seus objetivos e outros detalhes. Com essas informações a tomada de decisão será muito mais fácil e certeira!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.