A divulgação cruzada, ou cross marketing, é uma estratégia que tem o principal objetivo de unir duas empresas, ou marcas, para que colaborem uma com a outra com um aumento de vendas, fazendo com que o anúncio dessa parceria ocorra em vários canais.

Com o mercado cada vez mais concorrido e havendo maiores disputas para se ter um foco dos consumidores, e uma estabilidade, é possível que essa união ofereça uma maior expansão para ambos os lados.

Já que, se uma empresa de rastreamento de caminhões com outra companhia de logística, por exemplo, pode conectar com parceiros e também mais facilmente com os clientes, fazendo com que futuros planos sejam facilmente concluídos.

As formas de publicidade que podem ser elaboradas contribuem para ambos os lados se a confecção for feita em conjunto, por isso a busca pelas parcerias certas para que a divulgação cruzada traga benefícios a ambas as partes é essencial.

Se um empreendimento deseja aumentar ainda mais seus domínios dentro do mercado, é fundamental que haja um planejamento prévio antes da divulgação cruzada ser colocada em prática, especialmente a abordagem que irá ser criada.

Para que, dessa forma, ao compreender os benefícios que oferece ao empreendimento de squeeze 1 litro personalizado, as chances de elaborar corretamente com algumas dicas torna-se ainda mais possível.

Por isso, a compreensão de como esta estratégia irá agregar valor à empresa e permitir que, uma parceria seja uma boa escolha, garante resultados a longo prazo.

Os benefícios da divulgação cruzada

O fechamento deste formato de parceria pode oferecer bons benefícios para uma empresa de içamento, por exemplo, sendo alguns pontos como:

  • Maiores lucros;
  • Redução de custo de aquisição de cliente;
  • Fidelização a longo prazo;
  • Vantagens na competição do mercado;
  • Variedade de produtos.

Ter parcerias dentro do mercado é uma ação que pode desenvolver bons benefícios, e um deles é o aumento de lucros, já que quando um cliente compra em uma empresa, com a divulgação cruzada, tem maiores chances de comprar na outra.

Ou, então, a descoberta de novos clientes pode fazer com que em apenas uma compra, ambos se tornem beneficiados, algo positivo para as empresas que realizam a divulgação cruzada.

Outro ponto vantajoso é que há uma redução de Custo de Aquisição de Clientes, também conhecido como CAC. Por necessitar de estratégias que envolvem capital para a conversão, esta área do marketing requer um bom planejamento.

Visto que se espera um retorno com este investimento por meio das vendas e da fidelização dos consumidores. Quando há uma divulgação cruzada, as chances de fazer com que o custo diminua são grandes por haver um equilíbrio entre os negócios.

Assim, quem comprar um curso controlador de acesso valor mais em conta com uma empresa, pode fazer o consumo dos materiais necessários com a empresa parceira, de modo que ambos os lados saem beneficiados.

O que leva a uma fidelização a longo prazo se ambos os negócios realizarem uma boa experiência de vendas com os consumidores, algo essencial que contribui para o crescimento da divulgação cruzada.

Uma das formas para que isso ocorra é que, com uma boa experiência, postagens em redes sociais, conteúdos em sites ou outras formas de marketing da empresa, são compartilhados por estes clientes para amigos e familiares que possuem a necessidade.

Com uma parceria, o benefício de se destacar do mercado é uma das formas pelas quais a divulgação cruzada também é muito utilizada, especialmente porque se ganha um maior reforço não apenas no campo que se atua, como do parceiro.

Fazendo com que as chances dos consumidores de descobrirem, e gostarem da empresa, aumente em boas porcentagens, do mesmo modo que a variedade de produtos dessa união também oferece boas vantagens.

Por isso, compreender o que a divulgação cruzada oferece ao negócio é fundamental para se saber como elaborá-la de uma forma que os resultados venham, e que também ofereça uma maior estabilidade dentro do segmento de atuação no mercado.

Dicas de como usar

Se uma companhia de pequenos serviços residenciais deseja fazer uma divulgação cruzada, como uma forma de crescer dentro do mercado e obter mais lucros, algumas dicas podem contribuir para que o resultado seja o desejado.

1. Planejamento

Assim como outra estratégia de marketing, é importante que um bom planejamento seja realizado pelo empreendimento para que a divulgação cruzada traga benefícios para as empresas envolvidas.

Com um planejamento, é possível deixar de forma clara quais são as intenções de ambas as empresas dentro do mercado de atuação e no mercado alheio do qual estarão conectadas, por isso, quanto mais elaborados forem os planos, melhores se tornam.

Nesse planejamento podem ser incorporados os capitais necessários para realizar algumas divulgações e, assim, fazer com que um portão social pivotante ao ser associado com tecnologia de segurança, seja um conjunto que gera benefícios.

2. Variedade

Por causa da variedade de produtos que ambas as empresas podem ter, é fundamental que a divulgação cruzada ocorra com aqueles que possuem alguma relação, já que em um processo de compra ou divulgação, eles estarão relacionados.

Essa variedade que há nos catálogos é indispensável para se ter um maior espectro de opções para que, não apenas as empresas relacionem seus produtos, como também os clientes possam fazer as combinações adequadas.

Por isso, se a estratégia envolver redes sociais ou páginas como sites ou blogs, a combinação visual é uma forma de fazer com que essa variedade ofereça bons resultados ao empreendimento, sendo algo elaborado dentro do planejamento.

3. Descontos atrativos

A abordagem ao consumidor de uma divulgação cruzada deve ser bem elaborada para que haja o ato da venda, e uma das formas que pode ocorrer é por intermédio de descontos atrativos que, de fato, sejam benéficos.

Por exemplo, se uma empresa compra uma porta, e há uma parceria com outra instituição que realiza a instalação de porta de enrolar, por meio de um bom desconto, é possível fazer com que a ação de fidelização ocorra mais rapidamente.

A união de muitas empresas é fortemente marcada pelos produtos mais baixos e descontos atrativos, por isso se uma divulgação cruzada for realizada, usar os descontos como uma abordagem pode ser uma forma de gerar atração.

Sabendo que descontos são algo que atrai o consumidor, é importante que ambas as empresas se certifiquem de que não haverá prejuízos financeiros com a ação, para que empecilhos futuros não surjam de formas que são grandes complicações.

4. Observar os resultados

Observar os resultados é fundamental aos negócios que desejam conquistar um espaço ainda maior no mercado, principalmente quando realizam uma divulgação cruzada.

Por intermédio dos resultados, uma empresa tem um conhecimento mais abrangente sobre as ações realizadas, além de que, caso seja necessário ocorrer mudanças, a empresa realize com base em dados concretos.

Os resultados são um formato de métrica que as empresas podem realizar em conjunto ou em particular, a fim de observar se a união está trazendo resultados de uma forma igualitária ou uma está se sobressaindo em relação a outra.

A comunicação entre ambos os negócios também é algo essencial, especialmente porque com os dados que forem sendo obtidos, os negócios podem saber quais serão os próximos passos que irão dar.

Do mesmo modo que observam como a união agregou um valor ao mercado ao ponto de movimentá-lo e, desse modo, se tornarem as referências de credibilidade ao consumidor quando desejarem o produto ou o serviço.

Considerações finais

Com a competição cada vez maior dentro do mercado, seja de curso técnico em prevenção e combate a incêndio ou no ramo alimentício orgânico, formar parcerias por meio da divulgação cruzada torna-se um formato vantajoso.

Tanto para ter uma maior fidelização de clientes quanto uma redução de custos para obtê-los, as vantagens competitivas que se ganha em parceria com os lucros são altas, por isso é crucial que nesse formato de acordo, ambos os lados saiam beneficiados.

Para que a empresa tenha um melhor resultado, o fechamento deve conter um equilíbrio para que um possa conquistar não apenas o seu mercado, mas ser a referência no alheio quando estiver ligado entre eles.

Com um bom planejamento, a variedade de produtos e serviços entre as duas empresas pode ser uma forma de ligação que, com a elaboração correta, oferece benefícios a longo prazo para se conquistarem o seu espaço.

Portanto, quanto mais uma empresa unir a divulgação cruzada com outras estratégias de marketing, maiores tornam-se as chances de fazer com que os resultados sejam positivos e duradouros para ambos os lados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.