Para ter um negócio de sucesso, você precisa investir em uma estratégia para que o maior número possível de pessoas veja sua marca na internet, e o Google Ads se tornou um dos seus principais meios para isso.
Ads, o novo nome do antigo Google Adwords, nada mais é do que a própria plataforma de publicidade do Google, e obviamente a maior do mundo atualmente.
Isso significa que, se uma pessoa deseja encontrar qualquer tipo de informação, ela pode pesquisar rapidamente por lá.
Ou seja, podem ser informações sobre uma dor que está sentindo ou sobre como encontrar uma empresa de serviços de contabilidade em SP, basta pesquisar no Google com alguns cliques e certamente a encontrará em segundos.
O Google Ads parece ter sido feito justamente para ajudar as empresas a levar seus serviços ou produtos para mais pessoas, e sabemos que isso não é impossível na internet devido ao seu enorme alcance.
Veja como o Google Ads funciona, você paga uma taxa de plataforma para exibir sua marca quando os usuários pesquisam um produto ou serviço com palavras-chave relevantes para o seu negócio.
Por exemplo, se você tem uma empresa de consultoria empresarial online e alguém busca no Google informações sobre o assunto, o buscador já entende e pode usar sua empresa para apresentar a esse usuário, aumentando sua base de clientes em potencial.
Mas é claro que para o Google fazer isso é preciso muitas estratégias indispensáveis que façam a plataforma se agradar do seu site e entenda que ele é importante.
Ou seja, é necessário investir no Google Ads, afinal sua publicidade não é gratuita, mas qualquer tipo de negócio que quer aumentar a base de clientes online pode utilizá-lo para aumentar sua eficácia.
Então, se você quer potencializar os bons resultados da sua marca e investir no Google Ads, uma das melhores plataformas de tráfego pago disponíveis atualmente, você veio ao lugar certo. Vamos falar mais detalhes adiante no artigo!
Como estruturar bem uma campanha no Google Ads?
Para criar uma campanha que realmente gere resultados no Google Ads, é preciso estar munido de critérios mínimos e implementar algumas estratégias importantes. E é exatamente isso que iremos abordar agora nos tópicos a seguir!
Confira tudo com detalhes e aproveite bem essas dicas que valem ouro.
Analise bem os concorrentes
Antes de fazer qualquer coisa, tente analisar os concorrentes do seu negócio que também investem em links patrocinados. Veja de perto como eles fazem isso, levando em conta os concorrentes diretos e indiretos, pois nada passa despercebido. Confira questões como:
- Palavras-chave utilizadas;
- Tipos de fornecedores;
- Os textos utilizados nos anúncios;
- O tipo de imagem usada.
Ou seja, todas as informações ajudarão a criar um bom anúncio, afinal todo negócio possui concorrência, seja uma loja de brinquedos ou uma fabrica de macarrão.
E é por isso que é preciso planejar um conteúdo diferenciado que realmente chame a atenção de quem pesquisa na plataforma.
Diversas empresas de vários segmentos podem usar extensões para obter mais visualizações para suas campanhas. É um recurso que pode ser utilizado para inserir endereços, categorizar lojas e outras possibilidades.
Planeje e defina um orçamento
Se você deseja que as campanhas do Google da sua empresa sejam realmente bem-sucedidas, você precisa planejar adequadamente o orçamento disponível para essas ações.
Pode até solicitar um empréstimo ou antecipação para empresas de crédito, mas é de fato muito importante definir previamente o orçamento que será utilizado nas suas campanhas.
É impossível criar uma boa campanha sem definir esse passo, pois faz parte da estratégia de Ads para as empresas. Ou seja, definir um orçamento com antecedência é uma maneira de manter seus anúncios em exibição por mais tempo e alcançar as pessoas certas.
Analise seu orçamento para não correr o risco de perder dinheiro, principalmente quem está começando a investir agora e precisa que o Google tenha um bom desempenho.
Se você deseja calcular seu orçamento mensal, pode subtrair 30% do valor que tem para ver quanto pode pagar por dia por essas estratégias.
Estabeleça metas e objetivos claros
As empresas de tecnologia que instalam softwares de configuração de servidor de email devem escolher uma boa estratégia para atingir os objetivos propostos.
Nenhuma empresa deve criar uma campanha no Google apenas para criar ou apenas divulgar uma marca na plataforma, nem deve fazer esse investimento apenas porque um concorrente está fazendo o mesmo.
Na verdade, é fundamental criar campanhas do Google AdWords para impactar positivamente a receita e utilizar estratégias totalmente mensuráveis que proporcionam ótimos retornos.
Definir uma estratégia envolve identificar o propósito do anúncio, quem é a persona do negócio, a solução que o indivíduo procura e o caminho que ele precisa percorrer para alcançar um bom desempenho.
Outra ótima dica é verificar os anúncios de seus concorrentes e o que eles oferecem. Encontrar respostas para todas essas perguntas deve ser feita com uma boa gestão de arquivos para assegurar esses dados e utilizar na definição de campanhas e metas.
Ou seja, essas informações ajudam a definir uma boa estratégia.
Saiba como a ferramenta funciona
O Google Ads usa leilões para determinar a concorrência entre anunciantes, usar termos específicos, aparecer em horários específicos e muito mais.
Ele não define aleatoriamente como os anúncios são exibidos, nem divide as impressões. Tudo vai aparecer, dada a qualidade e o quanto as marcas estão dispostas a pagar por uma solução.
A plataforma leva muito a sério o índice de qualidade dos anúncios, caso contrário, será ultrapassado por outras campanhas.
Nesse caso, uma fábrica de lacres de segurança precisa, por exemplo, focar na qualidade e relevância do anúncio se quiser que eles apareçam bem no Google.
Planeje suas palavras-chave
Planejar suas palavras-chave é fundamental para escolher os melhores termos para sua campanha. Isso é importante porque os usuários nem sempre usam as palavras que a empresa pensa que vão.
Outro ponto é que pode não haver volume de buscas suficiente para aumentar as conversões e o tráfego na plataforma.
Para planejar prazos, um truque é usar o planner, pois essa ferramenta do Google se torna o braço certo na hora de desenvolver uma campanha de sucesso com essa ferramenta do Google.
Além de ter acesso a sugestões de palavras, um instituto educacional que quer vender mais seu curso de programa de controle médico de saúde ocupacional, por exemplo, deve também investir bem na gestão do conteúdo do blog.
Com isso em mente, um planejador pode ser visto como uma ferramenta para ajudar a construir uma imagem de marca em diferentes canais por meio do planejamento de marketing digital.
É importante destacar que não é ideal nem mesmo indicado utilizar palavras-chave genéricas, porque elas consomem muito orçamento e não aumentam as conversões.
Se for preciso, faça remarketing
O remarketing é uma tática baseada em lembrar um cliente em potencial do comportamento de visitar seu site, ver seu produto e continuar a comprar, tudo para incentivá-lo a continuar o processo.
No caso do Google Ads, isso é feito por meio de pesquisas comportamentais algorítmicas, ou seja, eles conseguem mapear o usuário que passa mais tempo em seu site e, em seguida, mostrá-lo novamente a esse usuário para que ele execute a ação de compra.
Utilize Ferramentas CRO
CRO é a sigla que significa “Otimização da Taxa de Conversão” em português. A estratégia baseia-se em melhorar os elementos que compõem o seu site para atrair mais clientes e convertê-los na sua marca.
Isso significa que, por exemplo, uma empresa de encanamento precisa de uma boa ferramenta de CRO para monitorar a taxa de conversão de novos clientes adquiridos por meio do Google Ads.
Defina Métricas de Avaliação
Por fim, é preciso definir as métricas utilizadas para avaliar o desempenho da estratégia e os resultados. Afinal, ninguém quer investir sem retorno, certo?
Portanto, pesquise as principais métricas do Google Ads, como alcance, leads, visualizações, cliques e muito mais. Defina o que faz mais sentido para o seu negócio e o que servirá de guia para que você saiba se tudo está indo do jeito que você deseja.
Atualizações frequentes
Uma dica extra que pode ajudá-lo mais é manter-se atualizado, incluindo as mudanças de palavras-chave da sua empresa e outras expansões de tráfego pago que podem continuar ajudando você.
Por exemplo, se você ou sua empresa oferece serviços de gerenciamento de construção, fique de olho em suas palavras-chave em busca de alterações recentes para manter seus termos atualizados e atrair novos clientes.
Assim como é preciso ficar de olho nas extensões de publicidade paga para tudo nas redes sociais, Instagram, Facebook, YouTube e outras plataformas já estão utilizando esse método que pode te trazer mais resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.