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Veja como fazer folhetos eficazes para a divulgação de seu negócio e comece hoje mesmo a pensar numa nova estratégia de promoção da sua marca

Mesmo com toda a divulgação online, também é preciso promover produtos e serviços no mundo off-line. 

Os panfletos são ferramentas poderosas na hora de apoiar as marcas nesse quesito. Isto porque trazem credibilidade para o negócio, pois destacam os valores, objetivos e propósitos de uma maneira confiável, palpável e que cabe na palma da mão. 

Além disso, os panfletos possuem um ótimo custo-benefício, pois é uma forma de descrever a empresa e suas promoções de maneira bem resumida ou até se transformarem num cartão de fidelidade. Tudo isso no papel, um material muito barato.

Outro ponto interessante, é que, com as inúmeras ferramentas digitais gratuitas, hoje qualquer pessoa tem a capacidade de fazer o seu próprio panfleto na impressora de casa e testar a eficácia que essa estratégia tem na hora de promover sua marca.

Por isso, separamos algumas dicas muito úteis para fazer panfletos e divulgar seu negócio do jeito certo com eles. 

Boa leitura!

1- Tenha um objetivo bem definido antes de cogitar os panfletos

O primeiro ponto a ser levado em consideração é: “Por quais motivos eu quero fazer panfletos?”.

É preciso levantar essa questão para identificar a finalidade dos panfletos, idealizar seu visual e determinar qual conteúdo será colocado neles. Assim, você não perde tempo nem dinheiro numa estratégia que não foi planejada antes de ser colocada em prática.

2- Mantenha a linha de estilo da sua marca

Na etapa de definição do layout e visual dos panfletos, é fundamental seguir a comunicação visual já utilizada em sua empresa, ou seja, devem seguir o mesmo padrão de estilo e cores da fachada, site, rede social, etc.

3- Valorize seu logo na medida certa!

Seu logotipo deve ter destaque e estar posicionado numa área estratégica do panfleto. No entanto, é preciso atenção no tamanho. Não deve ser muito grande ou pequeno demais, é preciso que se destaque e não que seja o protagonista do panfleto, afinal, tem mais uma série de informações que precisam ser colocadas no papel.

4- Escolha uma boa mensagem para ser o foco principal

Quem fala muito de uma vez só acaba não dizendo nada. Mantenha esse raciocínio na hora de escolher a mensagem que será usada como chamariz e servirá como gancho para as informações adicionais. Assim, todo o conteúdo terá um contexto ligado, facilitando o entendimento dos clientes.

5- Desenvolva um texto com capricho

Um conteúdo mal escrito demonstra incompetência da marca e joga contra seu favor. Elabore um texto bem feito, sucinto e coerente, sem erros de gramática ou de concordância verbal, pois são falhas inadmissíveis para o consumidor. 

Também é muito importante não abusar do gerúndio em expressões futuras, como: “estaremos fazendo promoções”, “vamos estar distribuindo brindes” ou “com compras acima de “x” reais você estará concorrendo a um prêmio”.

Você pode substituir essas sentenças por “confira promoções especiais”, “participe da distribuição de brindes” e “concorra a prêmios nas compras acima de “x” reais”, por exemplo. 

6- Seu panfleto precisa de um Call to Action

Call to Action (no português, chamada para ação) é um trecho no panfleto que será usado como desfecho da mensagem passada no papel e terá um ou mais canais de contato.

Alguns exemplos são:

  • Acesse nosso site [endereço do site];
  • Entre em contato conosco [endereço do site, do e-mail, número do Whatsapp ou do telefone]. Neste caso, escolha somente um canal de contato;
  • Venha conhecer nossa loja [endereço físico];
  • Siga-nos no instagram [@nomedoseuperfilnoinsta];
  • Curta nossa página no facebook [nome da página no Facebook];

7- Defina o tipo de papel que serão feitos os planfletos

Nessa etapa, você precisará escolher o tipo de papel. Durante essa escolha leve em consideração o público e a identidade da empresa. 

Um papel muito simples afastará seus clientes se o público-alvo tem alto poder aquisitivo. Já um papel muito elaborado, com texturas e outras características usado para a divulgação de algo mais simples vai afugentar os clientes, pois eles pensarão que o custo dos produtos devem ser tão altos quanto o investimento nos panfletos.

8- Calcule bem a quantidade e planeje a distribuição

Depois de definir todos os pontos anteriores e antes de fazer de fato os panfletos, é necessário calcular bem a quantidade que será produzida.

Se fizer de menos e faltar, custa mais caro imprimir duas vezes do que tudo de uma única vez. Quando são produzidos panfletos demais, provavelmente as unidades restantes ficarão jogadas numa gaveta e você desperdiçará recursos que poderiam ser investidos em outros lugares do negócio.

Antes de imprimir os panfletos, também é muito importante já ter em mente onde e como o material será distribuído. Determine se vai deixar os panfletos em estabelecimentos parceiros, se fará ações de panfletagem ou entregará o material em eventos. 

Pronto, com essas 8 dicas muito provavelmente você fará bons panfletos para divulgar seu negócio. É importante que revise todos esses pontos e não tenha pressa, deixando para produzir o material somente quando estiver tudo muito bem definido.