Dicas para construir um poderoso funil de vendas

por | set 27, 2022 | Blog | 0 Comentários

O funil de vendas é um dos conceitos que permitem com que a sua empresa aumente os seus resultados comerciais, entendendo a jornada de compra do cliente e estabelecendo cada vez mais assertividade dentre os processos.

Sem um funil de vendas bem definido e monitorado, sua empresa tende a perder em todos os sentidos, pois não tem um entendimento em relação ao comportamento e aos gostos do público.

Assim, para que a sua empresa possa garantir uma efetividade diante das estratégias de marketing digital e conseguir se destacar diante de um mercado de extrema concorrência e competitividade, construir um poderoso funil de vendas é algo essencial.

Por exemplo, ao construir um funil de vendas em sua empresa que vende exaustor, se entende todo o processo de compras, tendo à disposição desde o momento em que o consumidor se interessa pelo produto até o momento da fidelização do cliente.

Por isso, o importante e o diferencial ao se considerar o funil de vendas é justamente ter essa ferramenta perfeitamente definida, conseguindo ter informações valiosas para potencializar e gerar cada vez mais eficácia diante das vendas.

Afinal, diante de um mercado tão competitivo e inovador, as empresas que não garantem uma eficácia em seus processos tendem a ficar para trás e perder em vendas e relevância.

Pensando nisso, hoje iremos falar sobre o funil de vendas, evidenciando a sua significação, como é realizado seu funcionamento, sua importância e principalmente formas de torná-lo cada vez mais eficaz e poderoso.

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é caracterizado como um modelo estratégico que coloca à disposição da sua empresa toda a jornada do cliente, evidenciando desde o primeiro contato do público com a empresa, até a concretização e o pós-venda.

Assim, ao aplicar esse conceito em seu negócio, se tem uma representação totalmente clara do caminho em que o cliente faz até fechar a compra, fazendo com que a empresa tenha consciência de cada momento.

Esse processo se mostra eficaz e necessário desde uma empresa de materiais esportivos a uma empresa de terceirização recepção justamente pelo fato de conhecer cada vez mais o público e estabelecer eficácia diante de cada momento.

Ao conduzir o cliente desde o primeiro momento de aproximação e interesse até o fechamento do negócio, sua empresa entende os pontos a serem melhorados e consegue estabelecer um ambiente perfeito para o consumo e interação.

Além disso, a aplicação de um funil de vendas eficaz se mostra essencial até mesmo para a fidelização do público, levando em consideração a experiência estabelecida e gerando assertividade diante de cada estratégia.

Por isso, para que a sua empresa tenha cada vez mais relevância e caminhe rumo ao sucesso, ter um funil de vendas eficaz e poderoso faz é essencial.

Como funciona o funil de vendas?

A compra não é algo definido e que ocorre da mesma forma com todos, entretanto ao acompanhar e ter em mente a jornada dos clientes, se evidencia melhorias e pontos semelhantes a serem trabalhados.

Assim, o funcionamento do funil de vendas se dá em diferentes etapas, sendo essencial que as empresas entendam cada momento e gerem o máximo de assertividade e eficácia através dos pontos.

Por exemplo, ao pensarmos em uma consultoria tributaria contábil, um cliente que acabou de descobrir os serviços da sua empresa está muito menos pronto para comprar do que uma pessoa que já leu ou teve algum contato com seu site.

Por isso, é essencial ter em mente cada etapa do funil, entendendo o nível de maturidade do cliente em relação a decisão de compra e gerando estratégias cada vez mais precisas e assertivas.

Com isso, confira as etapas do funil de vendas e estabeleça o máximo de precisão através de cada momento.

Topo do funil

Essa etapa é conhecida como a etapa de consciência, pois antes de estabelecer um contato o público sequer sabia que tinha o interesse e a necessidade de consumir os produtos ou serviços em questão.

Por isso, nesse momento o público se mostra curioso a conhecer mais sobre os seus produtos e serviços, assim ao ter, por exemplo, uma consultoria de segmentos totvs, essa é a hora de se mostrar especialista sobre o assunto as dúvidas em questão.

Assim, é essencial disponibilizar informações e materiais que façam com que o público compreenda cada vez mais sobre a sua empresa, despertando aos poucos a necessidade de consumir os produtos da sua empresa.

Nessa etapa é importante que a sua empresa tenha em mente que se sabe pouco sobre as pessoas, pois elas ainda se caracterizam como visitantes, então na hora de educá-los ofereça materiais ricos que possibilitem a conversão dos leads.

Meio do funil

Ao fazer com que a pessoa em questão avance no funil de vendas, o meio do funil é o momento em que o público está mais inclinado ao consumo, enxergando a necessidade de consumir os produtos e serviços da sua empresa.

Assim, nessa etapa ao considerar um fabricante de maquinas para industria alimentícia, o público que você está lidando são pessoas que já conhecem a sua empresa, disponibilizando informações básicas de contato em troca do conteúdo.

Por isso, antes de mostrar todo o interesse para que o público realize uma compra, busque auxiliar essas pessoas, propondo soluções ao seu problema e demonstrando o quanto sua empresa se preocupa com o lead em questão.

Fundo do funil

Nessa última etapa já estamos tratando com pessoas que passaram por todo o processo de educação em sua empresa, assim essas pessoas se mostram prontas para a compra dos produtos em sua empresa.

Entretanto, por mais que essas pessoas se mostrem prontas para consumir, ao considerar o sistema ERP integrado com e commerce em sua empresa, é essencial dar a atenção necessária à pessoa em questão e impulsionar ainda mais para que a venda ocorra.

Assim, nesse momento os colaboradores têm o papel de dar um empurrãozinho no público e fazer com que se tenha essa compra e se estabeleça uma interação e fidelização entre os clientes e a empresa.

Importância do funil de vendas

A importância do funil de vendas está justamente associada aos desejos do público e uma forma de ir ao encontro do que as pessoas buscam e desejam ao entrar em contato com a sua empresa.

Atualmente, o público se mostra cada vez mais exigente, pensando duas vezes antes até mesmo de buscar informações sobre o pão de forma integral preço e outros itens.

Assim, a importância do funil de vendas está totalmente associada às experiências que a sua empresa proporciona para o público, se antecipando aos seus desejos e sempre proporcionando uma solução e um cenário positivo.

Dessa forma, para ficar clara a importância do funil de vendas e o quanto esse recurso é determinante em sua empresa, confira algumas das vantagens ao aplicá-lo de uma forma eficaz.

  • Previsibilidade de resultados;
  • Maior produtividade;
  • Otimização da gestão;
  • Melhor aproveitamento das oportunidades;
  • Respostas diante do desenvolvimento dos produtos.

Logo, ao destacar esses pontos, fica clara a importância de um funil de vendas eficaz em sua empresa, pois através da aplicação poderosa dessa ferramenta é que sua empresa estabelece uma assertividade e evolução através de cada estratégia.

Por isso, assim como uma configuração de switch gerenciavel permite um tráfego de informações eficaz, o funil de vendas também garante o máximo de eficácia e de resultados essenciais para o crescimento da empresa.

Formas de tornar o funil de vendas eficaz e poderoso

Confira algumas formas de utilizar o funil de vendas e tornar esse recurso um ponto forte em sua empresa.

1 – Acompanhe o cliente

Um dos principais erros entre as empresas é não realizar o acompanhamento dos clientes, fazendo com que eles se desenvolvam dentre o funil de vendas sozinho e sem monitoramento algum.

Por isso, identifique qual é o formato de comunicação que os seus clientes se encontram e realize contatos precisos, fazendo com que se mantenha um contato e que experiências convictas venham ser estabelecidas.

Quanto maior for a personalização em relação ao atendimento ao cliente, mais a sua empresa tende a fidelizar e gerar uma assertividade em suas estratégias.

2 – Invista em conteúdo

Conteúdos que se mostram ricos através das suas informações são fundamentais para que o público conheça ainda mais sua empresa e tenha os motivos certos para consumir e se manter ativo em relação ao contato e interação.

Por isso, diante de um mercado onde os clientes se mostram cada vez mais exigentes, caprichar na elaboração dos conteúdos faz com que a sua empresa se destaque e se diferencia dos demais.

3 – Mensure os dados

A mensuração dos dados oferecida através do funil de vendas é um dos pontos fundamentais para a otimização, pois essa análise auxilia sua empresa a controlar a eficácia de cada etapa do funil de vendas.

4 – Invista na fidelização

A fidelização garante que a sua marca esteja estabelecida na mente do público da melhor forma possível, além dos clientes em questão começarem a ter um papel de indicador e propagar da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Written By Guilherme Rigamonte

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