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Dotadas de potencialidades que vão muito além da intensificação das dinâmicas de comunicação, as redes sociais podem ter utilidades muito além do que se imagina.

Capaz de atrair um grande número de pessoas e convertê-las em usuários, essas ferramentas podem ser a grande oportunidade para uma empresa que quer encontrar o seu público.

Além disso, é muito comum que seus algoritmos destinem marcas e pessoas para que se possa reconhecer se aquilo faz sentido ou não.

Um amigo de infância que teve seu contato perdido pode reaparecer como uma sugestão de conexão nas redes sociais.

Outro fato muito comum é, por exemplo, que aqueles algoritmos reconheçam um usuário como presidente de um clube de várzea e, portanto, ofereça para ele o serviço de instalação de alambrados para o campo de seu clube.

As possibilidades se desdobram em milhares pela grande capacidade de aglutinar e gerir pessoas que as redes sociais tem.

Contudo, nem todas as pessoas que estão inseridas nesse contexto estão cientes de todas as potencialidades que elas possuem.

Afinal de contas, as redes sociais viraram um ambiente corriqueiro que, nas dinâmicas diárias, já perderam o encanto do primeiro contato.

A princípio, quando essa modalidade de comunicação ainda era novidade, muito se falava sobre todas as suas qualidades e problemas.

No entanto, com o passar dos anos e a integração quase que orgânica que elas possuem com a sociedade, pouco se discute sobre elas.

Mas, apesar dessa realidade, quem possui algum negócio, seja ele de grande ou pequeno porte, precisa estar de olho em todas as ferramentas que elas possuem.

Quem aposta nas técnicas de social media já pode sentir logo de cara alguns de seus benefícios, como:

  • Reconhecimento da marca;
  • Relacionamento com o público;
  • Interatividade;
  • Conversão de leads.

Esses são alguns dos diversos aspectos que o uso das redes sociais podem trazer para uma empresa.

Com relação ao reconhecimento da marca, uma empresa que está presente com um conteúdo relevante consegue obter essa vantagem de forma bastante simplificada.

Uma clínica especializada em oftalmologista de gatos pode, por exemplo, dar diversas dicas para entender se um pet precisa ou não desse tipo de consulta.

A partir disso, os tutores que estiverem preocupados com a saúde de seu animal de estimação podem começar a consumir esse conteúdo.

Com isso, o próximo ponto também pode se realizar: o relacionamento com o público. Afinal de contas, a partir daquele assunto de interesse, o público vai começar a fazer perguntas e  a movimentar as mídias da empresa.

Esse ponto, também, está relacionado com a interatividade e, portanto, é necessário que a gestão dessas redes estejam orientada para ter as melhores respostas.

Por fim, a conversão de um usuário em lead e, se tudo for orientado da forma adequada, para cliente é a consequência mais desejada.

Na verdade, essa é a grande intenção que as empresas possuem ao entrar no ambiente digital de forma mais ampla.

Por exemplo, uma autopeças de bairro pode se beneficiar de uma pesquisa sobre onde vende bateria automotiva bairro industrial em um mecanismo de busca.

Para que isso ocorra, a empresa poderá aplicar algumas práticas em SEO ou de links patrocinados.

Nesse sentido, a empresa não está fazendo isso por nada, ela quer atrair novos leads e convertê-los. Essa dinâmica, portanto, também está presente nas redes sociais.

O que é social media?

É fato que todas as pessoas que estão inseridas no ambiente digital sabem ou tem uma noção do que são as redes sociais.

Contudo, é fundamental ir além das aparência e, de uma vez por todas, entender quais são os seus mecanismos para as empresas.

Diante disso, surge um conceito que pode parecer até a mesma coisa, mas não é: a estratégia de social media.

Essa perspectiva se relaciona diretamente com o uso empresarial das redes sociais para posicionar a marca para seu público.

O profissional de social media, portanto, é responsável pela adoção de diversas ferramentas que possibilitam a análise e aplicação de comunicação dentro do ambiente digital.

Se uma empresa que oferece a aplicação de esquema de instalação elétrica tiver interessada em aumentar o número de pessoas que conhecem a marca, essa adoção pode ser a grande alternativa.

Nesse sentido, a estratégia de social media começará a ser aplicada na compreensão das dinâmicas de consumo daquele público.

Depois, será feita uma análise sobre quais serão as mídias e as modalidades de anúncio a serem feitas para atingir aquele público.

Na verdade, cada empresa possui as suas particularidades e, por isso mesmo, a análise precisa ser muito assertiva.

O caso anterior pode se basear em uma rede mais textual para a implementação, mas, por exemplo, uma gráfica mirandópolis pode se beneficiar de uma rede de imagens.

Ou seja, cada um desses pontos precisam ser analisados para que, assim, seja possível seguir.

Como utilizar as redes sociais em 3 dicas

Existem diversos passos a serem dados para o início de qualquer estratégia de marketing que são fundamentais. Mas, por serem muito comuns, alguns de seus pontos são ignorados.

É certo que toda a empresa quer ser reconhecida pelo seu público, mas é importante entender se ela o reconhece.

Esses são alguns questionamentos que precisam ser feitos. Se, por exemplo, uma loja de bateria automotiva 60 amperes estiver querendo comunicar os benefícios de seus produtos, é preciso que ela os compreenda de forma ampla.

Só a partir de compreensões internas e externas é que será possível estabelecer uma boa comunicação com o público.

Público-alvo e persona

Diante da grande capacidade de segmentação que as redes sociais possuem, torna-se fundamental compreender as especificidades mais importantes de um público-alvo.

É fato que a partir de ferramentas de analytics é possível compreender quais são os detalhes sobre determinados consumidores.

Contudo, é preciso ir além. Ou seja, não basta apenas identificar quem é o público-alvo daquela comunicação, é preciso personalizá-los.

Nesse sentido, a persona surge para contribuir com esse tipo de abordagem, uma vez que ela corresponde à definição de um cliente ideal.

Sendo assim, a partir de dados demográficos e sociais de um público, é possível criar um roteiro.

Supondo que uma empresa que vende móveis planejados identificou que seu público-alvo são casais recém casados de 25 a 33 anos que residem em São Paulo na cidade de Barueri.

A partir disso, é possível que uma história seja contada a fim de criar uma unidade desses compradores.

Esse ponto irá contribuir para personalizar o interlocutor de forma que seja possível direcionar ainda mais a comunicação da empresa.

Storytelling

O storytelling sempre foi uma grande tendência da humanidade. Afinal, todo mundo gosta de uma boa história.

Apostar nessa técnica pode ser um recurso muito importante para a criação de mecanismos de interação.

Por exemplo, uma busca por uma empresa de agente de segurança privada valores pode incidir em uma dessas histórias.

É possível criar uma série de posts mostrando os benefícios que os contratantes conseguem obter a partir da aplicação daquele serviço.

Comunique-se

Apesar de parecer o ponto mais óbvio, é importante entender que a comunicação não se resume apenas a busca ativa de clientes.

É fundamental que a empresa mantenha um diálogo frequente e amplo com o seu público-alvo.

Ou seja, compreender suas dores e necessidades para que, assim, seja possível sanar as suas frustrações tem de ser algo imperativo.

Além disso, manter uma política de respostas para as questões que surgem nas redes sociais é primordial.

Outros pontos que podem garantir uma relação ampla com o cliente é o uso das mensagens diretas que as redes possuem.

A partir delas, os clientes podem tirar suas dúvidas a respeito dos produtos e serviços oferecidos e, até mesmo, dar sugestões.

Sendo assim, é fundamental manter uma comunicação constante com o público que se deseja atingir.

Considerações finais

As redes sociais têm ganhado cada vez mais adeptos e, portanto, é preciso que as empresas estejam atentas a essas dinâmicas.

Afinal de contas, estar presente onde possui um número grande de pessoas pode significar a chance de novos negócios.

Assim como os grandes lojistas apostam na movimentação de shopping centers para vender mais, as redes sociais podem garantir esse mesmo aspecto para diversos tipos de anunciantes.

Por isso, entender quais são os principais passos a serem dados rumo a aplicação dessa estratégia é fundamental.

Nesse caso, o social media se torna o profissional da vez a ser consultado na hora de estabelecer essa estratégia.

A partir de uma análise precisa do mercado e do público, ele conseguirá entender quais serão as técnicas aplicadas.

Entender, portanto, quem é o público-alvo e, posteriormente, definir a persona tem de ser a base para definição do interlocutor da mensagem.

Além disso, apostar em técnicas de contação de história pode ser uma grande alternativa. Afinal de contas, todos gostam de um bom storytelling.

Por fim, criar o máximo de canais de comunicação tem de ser o fator preponderante para quem quer assumir esse tipo de estratégia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.