Intralogística se refere a otimizar e organizar processos dentro de uma fábrica, ou empresa, para que todas as etapas sejam feitas da melhor maneira possível.

Se uma fábrica se encarregou de encaminhar válvula de retenção para um determinado local, a intralogística pode ajudar a acelerar o processo.

É bom salientar que existe uma diferença entre fluxo de intralogística interna e externa. E cada uma dessas partes tem sua função para com a empresa.

Hoje iremos dar uma olhada em algumas dicas de como usar a intralogística de forma adequada para a sua companhia, fazendo assim que tenha mais eficiência.

Quais as suas vantagens?

Utilizar a intralogística interna, pode trazer alguns benefícios para o seu local de trabalho, sendo os mais importantes a serem mencionados aqui são:

  • Redução de custo – utilizando a logística fica mais fácil perceber o que está funcionando e o que está atrapalhando o desenvolvimento dos produtos.
  • Os funcionários ganham uma experiência mais tranquila – No caso, os próprios trabalhadores são poupados de perder tempo, e se focar em tarefas mais importantes, pois a logística organizou os processos internos.
  • Aumento de produtividade – Com menos problemas a serem resolvidos,o funcionário se sentirá mais motivado para trabalhar, seja distribuindo racks para servidor ou outro produto.

A seguir, venderemos algumas dicas para incorporar esse sistema de logística na sua empresa, de uma forma mais fácil. As dicas são qualquer tipo de empresa ou fábrica.

Primeira dica: o segredo é elaborar um bom planejamento 

Estude os processos da sua fábrica, a sua movimentação, e os equipamentos utilizados. Na verdade, faça um mapeamento sobre todo esse processo e tenha esse mapa em mãos.

É com esse mapa que uma fábrica de painel de comando, por exemplo, pode perceber o que pode ser modificado de uma forma positiva.

E para dizer o quanto esse mapa é essencial, ele também poderá mostrar para você quais ferramentas precisam ser trocadas, se há necessidade de trocar o layout,ou então, se precisa contratar mais funcionários.

Segunda dica: não esqueça que a tecnologia é sua melhor aliada 

Há várias plataformas, para citar algumas, temos o: ERP(Enterprise Resources Planning), CRM(Customer Relationship Management)e a TSM(Transportation System Management)

Esses softwares ajudam na organização dos processos, tanto nos materiais que estão dentro do local, até o transporte deles onde serão levados para as lojas que irão vender os produtos.

E o setor interno pode ganhar mais gerenciamento de sensores IoT, que irão monitorar o que estiver acontecendo dentro da fábrica e assim apontar o que pode ser melhorado.

Terceira dica: Melhorias constantes são o foco

E nessa parte que a intralogística é um ciclo, ou seja, não tem um fim. O setor que foi aprimorado hoje, poderá ser modificado amanhã e essa é a ideia.

O mercado consumidor está sempre mudando, e assim, a sua fábrica ou empresa não pode ficar obsoleta, especialmente em termos de logística e tecnologia.

Se o seu mapa foi feito há um certo tempo, refaça novamente. Invista em tecnologia, sempre busque novas formas de se aperfeiçoar tanto com novos equipamentos, ou então, aprimore as habilidades dos seus funcionários. 

Investir nos seus funcionários é tão essencial como utilizar softwares para ajudar no gerenciamento. Incentivar o trabalho de equipe, ou Utilizar um sistema de recompensas poderá motivar os seus trabalhadores.

E os trabalhadores motivados mostram uma qualidade no desempenho muito maior. Por isso, não esqueça desse detalhe, pois uma fábrica com colaboradores desmotivados não dura muito.

E com isso, agora você já sabe o que é intralogística e ganhou dicas para como usar no seu negócio. Para concluir, as dicas que oferecemos poderão ajudar o seu local de trabalho a ficar mais organizado e pronto para atender os clientes.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.