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Em linhas gerais, outbound marketing pode ser compreendido como uma forma de atração de clientes de maneira mais ativa ou até mesmo agressiva, especialmente, se comparada a outras estratégias de marketing.

Também chamado de “marketing tradicional” ou “marketing clássico”, o outbound marketing é focado não em fazer com que o público venha até a empresa, e não o contrário, em mobilizar a marca para correr atrás de consumidores.

Além das táticas mais comuns de aplicação do outbound marketing, como peças publicitárias físicas, propagandas midiáticas tradicionais e afins, há também formas mais contemporâneas de execução dessa estratégia, principalmente online.

Por exemplo, uma propaganda da Lenovo atendimento assistência, exibida durante alguns segundos antes do carregamento de um vídeo qualquer disponível na internet, pode ser considerada um tipo de ação de outbound marketing.

Assim, este texto se propõe a tratar da definição, importância e aplicação prática do outbound marketing em empresas, visando a esclarecer o grande público a respeito dos mais fundamentais aspectos dessa estratégia de marketing tão importante na atualidade.

O que é outbound marketing?

O outbound marketing possui, como principal objetivo, atrair clientes para uma determinada empresa por meio do oferecimento de produtos ou serviços em geral. 

Justamente, por isso, essa estratégia é entendida como mais ativa, ou até mesmo agressiva.

Enquanto outras formas de marketing focam em despertar na clientela o interesse genuíno pela marca e o que ela oferta, o tipo específico tratado aqui se volta a produzir nos consumidores a necessidade, portanto, o desejo pelos produtos ou serviços ofertados.

Entretanto, como já mencionado, apesar do outbound marketing ter crescido principalmente a partir dos meios tradicionais de publicidade, sua presença atualmente nos meios digitais também se faz extremamente relevante.

Por exemplo, um pop-up que aparece de forma inesperada no canto da tela do navegador enquanto um usuário qualquer busca por grafica rapida perto de mim pode ser considerado uma técnica de outbound marketing digital.

Entretanto, há também uma particularidade dessa estratégia que é o custo. Para constantemente alimentar publicidade online, considerando uma situação hipotética, uma empresa tem que investir mais capital, em comparação a um marketing mais “passivo”.

Por que usar o outbound marketing em uma empresa?

Antes de qualquer coisa, é importante entender que diferentes estratégias de marketing funcionam de diversas formas, e produzem os mais variados resultados, quando aplicadas para empresas atuantes em determinados mercados.

Provavelmente, o fator mais determinante a se levar em consideração ao optar pelo outbound marketing ou qualquer outra abordagem, seja o nível de competitividade do mercado em que uma empresa busca atuar, se alto ou baixo.

No caso de mercados altamente competitivos na internet, o outbound marketing é a melhor estratégia, tendo em vista a necessidade de uma empresa se sobressair em relação às demais, seja atingindo um maior público, seja concretizando mais vendas.

Obviamente, isso não quer dizer que, de maneira absoluta, empresas atuantes em mercados menos competitivos não devam aplicar o outbound marketing. 

O que isso significa é que tal estratégia tende a ser mais eficiente em mercados bastante competitivos.

Por exemplo, uma empresa que presta serviços de paisagismo e jardinagem em condominios que busca sempre estar no topo das buscas realizadas na internet obterá melhores resultados caso opte por um marketing mais ativo, por vezes, agressivo.

Além disso, faz total sentido adotar o outbound marketing no caso da busca por clientes que, tendencialmente, realizem compras de alto valor e com bastante frequência, uma vez que tais vendas serão mais adequadas para custear os gastos que essa estratégia exige.

Assim, é importante priorizar o outbound marketing especialmente em casos de empresas atuantes em mercados altamente competitivos, e preferencialmente, buscando atrair consumidores que gastem mais dinheiro e de forma constante.

5 dicas de como aplicar o outbound marketing

Dito isso, é preciso ir diretamente ao assunto, e mostrar como aplicar o outbound marketing na prática. 

Existem diversas formas de fazê-lo, mas seguem listadas cinco dicas fundamentais para que essa iniciativa seja o mais bem-sucedida possível. São elas:

  • Priorizar resultados a curto prazo;
  • Realizar de forma eficiente análises de dados;
  • Contratar profissionais qualificados;
  • Avaliar constantemente a efetividade das ações;
  • Prezar pela assertividade de contato.

Sobre o primeiro tópico, é importante ressaltar que o outbound marketing já é capaz de fazer com que uma determinada empresa atinja seu público-alvo a partir do momento em que for implementado, gerando bons resultados quase imediatamente.

Assim, ao aproveitar uma vantagem característica dessa estratégia, é fácil obter sucesso com sua aplicação. Estabelecer objetivos e resultados de curto prazo faz total sentido para o outbound marketing, pois ele promove retorno sobre o investimento mais rapidamente.

Por exemplo, para uma empresa que oferta papel para bandeja de restaurante, atuando em um mercado bastante competitivo, priorizar uma quantidade expressiva de vendas logo de início faz muito sentido caso a estratégia de marketing adotada seja essa.

A respeito do segundo tópico, é bastante evidente que uma empresa que analisa de forma eficiente seus dados de perfil da clientela, periodicidade de compra, abordagem ideal, entre outros, tende a alinhar e direcionar melhor sua estratégia de marketing.

Além disso, entender de forma profunda o movimento geral da empresa pode contribuir, inclusive, para que o setor de vendas tenha maior facilidade em converter potenciais clientes em consumidores fiéis, fechando ainda mais negócios presentes e futuros.

Em diálogo com o tópico anterior, resultados a curto prazo também tendem a favorecer análises de dados mais céleres e eficientes.

Dessa forma, ambos devem caminhar juntos para o melhor funcionamento de uma estratégia de outbound marketing.

A título de exemplo, para uma empresa que vende catraca biométrica, é interessante realizar análises de dados eficientemente, tendo em vista sua estratégia de marketing, para que possa priorizar resultados de curto prazo e ser bem-sucedida no que se propõe.

Em relação ao terceiro tópico, também não é segredo para ninguém que, para que uma marca obtenha visibilidade e reconhecimento no mercado, é necessário que ela tenha junto de si equipes compostas pelos melhores profissionais que puder contratar.

Se tratando especificamente do mercado de vendas tradicionais, contemplado pela estratégia de outbound marketing, há inúmeros potenciais funcionários e colaboradores plenamente qualificados no mundo todo, tendo em vista o tempo de existência de tal nicho.

Assim, não é tão difícil quanto parece formar equipes integradas e capacitadas para pôr em prática ações que envolvam outbound marketing em praticamente qualquer empresa, de forma a obter resultados quase sempre dignos de nota.

Sobre o quarto tópico, bastante relacionado ao segundo, é possível afirmar que a partir de análises de dados qualificadas, avaliar corretamente a efetividade de quaisquer ações realizadas se torna muito mais simples.

Dessa forma, é necessário que qualquer empresa que aplique o outbound marketing esteja atenta a como o grande público tem respondido a suas táticas de publicidade e propaganda, visando sempre a melhorar seu discurso e comunicação para com a clientela.

Por exemplo, no caso de um fabricante de crachá de identificação infantil, o pleno entendimento de como seu produto atingiu o mercado consumidor, sobretudo, como se saíram suas vendas após a execução de determinada ação de marketing é fundamental.

Por fim, a respeito do quinto e último tópico, é pertinente ressaltar que, a partir da escolha ativa sobre com quem se comunicar, o outbound marketing deve sempre prezar pela assertividade de contato com a clientela, visando à maior eficiência possível.

Tendo em mente o aumento das vendas, portanto, da lucratividade de uma determinada marca, é essencial que a estratégia de marketing adotada cumpra o papel a que se propôs, no caso do outbound marketing, tal papel é atrair consumidores de forma ativa.

No caso de uma empresa que oferte agenda personalizada com nome, por exemplo, é necessário que o vendedor se apresente como um especialista e esteja plenamente ciente das demandas e interesses de seu cliente para que assim possa concretizar a venda.

Considerações finais

Portanto, após a exposição de todo o conteúdo apresentado ao longo deste texto, não é difícil compreender o que é, qual a importância, sobretudo, como aplicar o outbound marketing em praticamente qualquer empresa.

Lembrando que tal estratégia proporciona melhores resultados quando se trata de marcas em mercados altamente competitivos e em busca de clientes que ofereçam maior retorno financeiro, mas nem de longe isso deve ser encarado como um fator limitante à sua adoção.

Bem como em uma sala de reunião moderna, é importante que cada empresa específica debata amplamente os prós e contras de uma possível abordagem de marketing para que assim possa chegar à resposta mais adequada para suas questões particulares.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.