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O data marketing é um conceito relacionado ao marketing de conteúdo que envolve o uso de dados para melhorar as iniciativas de inteligência e produção de conteúdo. Assim, esses materiais trazem mais resultados para o negócio.

Fazer conteúdo de valor só é possível se a empresa souber por que e para quem investir na estratégia. E com o big data, as empresas têm acesso a uma série de dados sobre o mercado para fundamentar suas estratégias e ações.

O marketing de dados é orientado por dados e pode ser aplicado ao marketing de conteúdo. Todas as decisões estratégicas relacionadas ao planejamento, produção e promoção de materiais são derivadas do conhecimento de mercado da empresa.

Isso aumenta as chances de empresas terceirizadas, por exemplo, produzirem conteúdo que corresponda aos interesses do seu público e atinjam os objetivos de marketing de seu negócio.

Qualquer organização que queira alavancar sua estratégia de marketing de conteúdo precisa entender o marketing de dados.

Então, neste artigo será possível entender o conceito, a finalidade, a relação com o marketing de conteúdo, quais são suas vantagens para as empresas e listar como funciona o marketing de dados.

O que é o data marketing?

O data marketing, também conhecido como marketing orientado a dados, é uma estratégia para tomar decisões de marketing com base em informações, envolvendo a criação de campanhas, definição de públicos e seleção de canais.

Mas os dados sozinhos não revelam muito, e então um gráfico pode mostrar a idade de um público, e as empresas não saberão como usar essa informação para melhorar os resultados.

Uma empresa de auto peças para caminhões precisa de ferramentas e procedimentos para coletar, processar e analisar dados e atuar de forma que a inteligência humana possa transformar as informações em uma base estratégica.

Isso está se tornando cada vez mais comum no marketing digital onde, como antes, o marketing utiliza dados de mercado para definir o público e o meio de uma campanha, porém, não tem acesso às vastas e precisas informações que a internet disponibiliza.

Hoje, é possível acompanhar o consumidor em todas as etapas, desde os visitantes do site até as características dos concorrentes, com a capacidade de monitorar seu desempenho e comportamento.

Assim, os dados geram informações úteis para estudar o comportamento dos internautas para que empresas de manutenção de câmaras frias, empresas de tecnologia e até pequenos negócios possam realizar estudos e se aprofundem em temas de interesse.

Com tantas informações disponíveis, as empresas estão recorrendo à análise de dados para ajudar a orientar sua tomada de decisão. 

A análise de dados pode fornecer informações valiosas sobre tudo, desde o comportamento do consumidor até as tendências do mercado.

Isso contribui para informações mais ricas que podem apoiar a tomada de decisões. Com base nos dados obtidos, os profissionais de marketing têm mais chances de atingir suas metas e suas estratégias são executadas melhor.

Pensando nisso, saber usar o data marketing é uma verdadeira vantagem competitiva em um mercado que exige resultados concretos e eficiências.

Pela sua definição, é possível afirmar que o objetivo do marketing de dados é reunir informações para tornar as estratégias de marketing de auto escolas e outros diversos segmentos de negócio muito mais decisivas e direcionadas.

Quais as vantagens do data marketing?

O maior benefício do marketing de dados é que ele agrega inteligência ao planejamento de conteúdo, pois as organizações podem focar nos resultados e serem guiadas pelas características da persona, em vez de agir sem um propósito claro.

Ao investir nessa estratégia, os fabricantes de móveis escritório completo, podem colher muitos benefícios, como:

  • Adquirir maior conhecimento da audiência;
  • Desenvolver pautas mais embasadas;
  • Definir os melhores canais para comunicação;
  • Realizar a monitoração de concorrentes;
  • Identificar as melhores épocas para as campanhas;
  • Desenvolver bons conteúdos;
  • Otimizar a experiência dos usuários.

O marketing de dados pode ser considerado uma estratégia muito completa, pois é criado e desenvolvido para atuar e melhorar diferentes departamentos e aspectos de uma empresa, independentemente do seu tamanho ou setor.

Os dados podem ajudar a entender melhor quem segmentar com sua estratégia de marketing de conteúdo. As empresas de laudos Lta precisam saber quem são, do que gostam, suas motivações e desafios, problemas e necessidades.

As empresas entendem melhor a relevância de seu conteúdo para os usuários e, com base nessas informações, conseguem descrever personas e desenvolver boas diretrizes.

Também, o data marketing mostra quais assuntos os usuários estão buscando na internet, o que ajuda a definir os temas que serão abordados no conteúdo, aumentando as chances de atrair tráfego mais qualificado para o negócio.

As empresas que realizam serviço de revisões básicas, por exemplo, saberão quais canais usar para distribuir suas publicações, como mídias sociais, blogs e e-mail.

Isso é importante porque as personas podem passar por diferentes plataformas durante o processo de compra, e uma empresa deve entender quais plataformas são para poder orientar os clientes em potencial.

A marca consegue acompanhar o que está acontecendo ao seu redor e, por meio da análise competitiva, consegue mapear as estratégias de seus concorrentes e saber o que funciona para eles.

É também uma forma de monitorar sua posição no mercado e melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca.

A análise de dados é utilizada para identificar padrões de comportamento, entre um número tão grande de usuários, que podem ser percebidos em determinados períodos de maior demanda e interesse.

Os fornecedores atacadistas de persianas tela solar podem usar essas informações para criar conteúdo envolvente nos horários de pico.

A análise aprofundada revela temas, métodos e formatos que aumentam o interesse do público, melhorando a experiência dos consumidores que se envolvem com o conteúdo.

Todas essas vantagens explicam porque o marketing de dados e o marketing de conteúdo devem ser usados ​​juntos, afinal, eles melhoram muito as estratégias, trazendo benefícios para a empresa e para os consumidores.

4 formas de como o data marketing funciona

Os profissionais de marketing estão cada vez mais interessados ​​no marketing de dados porque a quantidade de dados disponíveis cresceu exponencialmente nas últimas décadas, além disso, as ferramentas de análise tornaram-se mais fáceis de serem usadas.

Então, para isso é possível listar alguns pontos de como o data marketing funciona e como implementá-lo de maneira eficaz nas empresas.

Fazer uso de ferramentas

O marketing de dados não pode ser feito sem o auxílio de ferramentas, pois são elas que integram os dados e os transformam em relatórios que serão utilizados para gerar insights para produção de conteúdo.

Os consumidores buscam informações como preços, produtos e serviços diversos, mas também se interessam por outros temas, e para entender o que são, é preciso ter acesso à ferramentas e softwares que possam dar o suporte necessário.

Cria uma cultura de data driven

Para fazer o uso do marketing de conteúdo e o marketing de dados, as empresas devem estabelecer uma cultura orientada por dados.

Isso torna a tomada de decisão completamente diferente, os funcionários não se baseiam mais apenas em suposições.

Isso é importante para qualquer tipo de negócio e todas as áreas dele, já que a informação precisa transitar por todas as equipes.

Possibilita o monitoramento de dados

Para usar big data, os fabricantes de embalagens de caminhões basculantes devem saber quais dados monitorar para não se perder no dilúvio de informações.

O que define a prioridade são os objetivos que precisam ser traçados no plano de marketing. As empresas são capazes de identificar os principais indicadores de desempenho para ver se as coisas estão no caminho certo.

Possibilita reconhecer cada público

A utilização do marketing com dados demográficos e de localização começou a ser utilizada há algum tempo e, embora essas informações ainda sejam importantes, as empresas precisam aprender mais sobre seu público.

Assim eles saberão quais dúvidas e necessidades precisam esclarecer e como chegar ao público correto para suas ações e campanhas de marketing serem bem sucedidas.

Considerações finais

O data marketing chegou para as empresas e faz parte da transformação digital. Adaptar o negócio a essa realidade é fundamental para aproveitar ao máximo o potencial que essa estratégia oferece.

Produzir conteúdo valioso é fundamental para atender às necessidades do consumidor moderno, e o poder do marketing de dados potencializa essa estratégia.

É importante que as empresas usem essa estratégia para capitalizar suas vendas, se estabilizar no mercado e desenvolver relacionamentos com os clientes. Com essa estratégia, os ganhos nos negócios serão duradouros.

Por fim, pode-se constatar a importância do marketing de dados para as empresas, tanto as novas e em desenvolvimento, quanto as já estabelecidas no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.