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marketing de conteúdo

A criação de conteúdo é a maior certeza que uma empresa pode ter de que não apenas será mais conhecida, como também poderá sempre ser vista. Uma vez que, com o tão disputado mercado digital dos dias de hoje, a primeira disputa a ser vencida é pela atenção.

Por esta razão, compreender todos os esforços necessários para que, seja vendendo lona de toldo metro na internet ou cosméticos em uma loja de shopping, o negócio possa ter relevância.

O ganho de relevância no mercado atual está diretamente ligado a uma empresa que desenvolve uma boa produção de conteúdo.

Desse modo, também é fundamental ter em mente que a produção não pode jamais ser feita a esmo, muito menos pode haver a ilusão de que produzir qualquer tipo de conteúdo irá trazer os resultados desejados pela companhia.

Na verdade, sendo a empresa uma oftalmologista de cachorro ou uma startup de marketing digital, um dos fatores mais importantes de uma campanha é definir o tipo de comunicação que ela irá adotar. E isso inclui saber para qual público se deve falar.

Por esta razão, e para que seja possível compreender a importância de direcionar os conteúdos com base naquilo que o público-alvo deseja conhecer, este artigo terá como objetivo desenvolver o tema, partindo da explicação do conceito de criação de conteúdo.

Além do mais, e para que até mesmo um escorredor de louça para cozinha industrial possa ser mais vendido nas empresas através desta estratégia, serão dados alguns argumentos em prol da importância dela para as diversas companhias do mercado.

Por fim, ainda serão listados seis motivos concretos para uma empresa investir na abordagem da produção de conteúdos digitais.

Afinal, em que consiste a produção de conteúdo?

Apostar na produção de conteúdo significa, em linhas práticas, o ato de oferecer itens dos mais diversos tipos de formatos ou plataformas e que sejam úteis e importantes para um determinado público e, desse modo, atrair um maior número de clientes para a empresa.

É claro que, em um primeiro momento, o público que é atraído por meio dessa estratégia consiste apenas em compradores em potencial. Porém, o objetivo da tática é possibilitar que a empresa se torne uma autoridade em um segmento de atuação específico.

Desse modo, a companhia passa a ser vista como uma referência no segmento, aumentando, por exemplo, o brand awareness, ou a consciência da marca como é melhor conhecido em português, mesmo que seja para uma empresa de chaveiro urgente.

Isso pode ser feito através da produção de artigos, textos, vídeos e imagens que auxiliem o leitor na sanção de um problema, no aprendizado sobre determinado assunto ou mesmo a tirar alguma dúvida. Mas a maior vantagem, sem dúvida, é a aproximação do consumidor.

Ou seja, o público passa a ver a companhia como uma aliada, como alguém que o auxiliou em um momento de dificuldade, ou mesmo apresentou ferramentas que foram fundamentais para o sucesso dele. E tudo isso totalmente de graça.

O lead, que é essa visita que deixa o seu cadastro na página da empresa, passa a ter mais confiança na palavra e no trabalho que a empresa realiza, otimizando as chances de pequenos sucessos iniciais, como, por exemplo, a conversão.

A produção de conteúdo é, portanto, baseada em gerar materiais relevantes para o público-alvo em questão e, dessa forma, proporcionar uma boa imagem e reputação para a empresa.

Os formatos dos conteúdos podem ser os mais diversos, bem como as plataformas utilizadas para a divulgação do que foi produzido para os usuários, ainda que eles estejam buscando por adaptação veicular para pcd na internet.

Saiba a importância da produção de conteúdo

Da mesma forma que o mundo não vive mais sem os telefones celulares, as companhias precisam sempre abrir novas vias de conversação, uma vez que o consumidor já não aceita não possuir um canal direto de comunicação com a empresa que está fazendo um negócio. 

Muito além de consumir por consumir, atualmente as pessoas procuram saber melhor das coisas. Estar por dentro e saber que existe um espaço que as reconhece é um dos fatores mais importantes para todo cliente dos dias de hoje, tanto para produtos como serviços.

Por esta razão, a importância do marketing de conteúdo se dá em virtude do fato de que ele pode ser considerado um dos principais meios de comunicação entre uma empresa e o seu consumidor.

Isso ocorre porque, sendo através dele a forma que se transmite a mensagem que é desejada, a empresa se torna cada vez mais próxima do seu público.

Diante disso, pode surgir o questionamento a respeito de se existe um segredo para a construção de um engajamento eficiente. Nesse sentido, é importante saber que fazer a produção de conteúdo para a internet é um trabalho vagaroso, e que se dá na luta diária.

Apesar desse caráter mais exigente, isso não muda o fato de que os conteúdos constituem a mais poderosa defesa de uma marca que qualquer empresa pode ter, pois quem gosta de uma companhia pelo seu conteúdo, não abre mão de comprar dela assim tão fácil.

Mas não deve haver dúvida de que não é tão fácil assim gerar conteúdo de alta qualidade. Existem alguns bons comportamentos para assegurar que o conteúdo faça o efeito esperado nos clientes, sobretudo quando se fala de marketing.

‍‍O primeiro passo para se pensar durante a criação do planejamento dos conteúdos digitais é a definição de algumas informações fundamentais e a elaboração de um plano de ação com processos bem estruturados e táticos para que, dessa forma, os resultados venham.

Por esta razão, é fundamental saber com quem a marca de fato está conversando, isto é, conhecer o público-alvo e criar uma persona.

A persona de um negócio é um perfil de pessoas pré-estabelecidas que vai dar base para o conhecimento aprofundado do consumidor.

É justamente isso que vai auxiliar na definição do tom de voz da comunicação, no uso da linguagem correta e na criação de um discurso realmente atrativo, ainda que seja apenas para fazer a locação mini rolo compactador.

Depois deste primeiro passo, é preciso definir quais os canais de comunicação que serão usados dentro da estratégia da empresa. Isso porque, não adianta criar diversas redes sociais e não saber como usar nenhuma delas.

Nos tempos atuais, são várias as opções que estão à disposição para o uso das corporações, que vão desde sites, blogs, até mesmo aos aplicativos mais populares, além de redes sociais, que são muito utilizadas no Brasil e no mundo.

Entretanto, não se pode esquecer que eles devem ser constantemente alimentados com informação e, desse modo, proporcionar uma produção de conteúdo para as mídias, que realmente possua qualidade e conteúdo relevante.

Além do mais, a interação deve ser sempre frequente. Afinal, é muito mais simples procurar por respostas por meio das redes sociais, ainda que a busca do consumidor possa ser por algo tão simples quanto um plano de evacuação predial.

6 motivos para uma empresa produzir conteúdo

Por fim, e para que as informações não fiquem somente no plano abstrato e que possam saltar para a realidade dos exemplos concretos, é possível citar seis motivos para uma empresa produzir conteúdo. São eles.

  1. Saber que a empresa existe;
  2. Diferenciar a marca das demais;
  3. Construir um relacionamento com o público;
  4. Optar pelos melhores canais;
  5. Dar força a marca;
  6. Direcionar o posicionamento.

A regra é simples e objetiva. Com milhares de opções disponíveis à distância de um simples clique, é necessário estar presente para ser encontrado.

Tendo isso em vista, é preciso saber que um conteúdo de qualidade é essencial para aumentar o tráfego orgânico de um site e também das redes sociais.

Produzir boas peças de conteúdo faz com que o público ativo nas redes sociais se identifique cada vez mais com o produto e compartilhe as ideias, mesmo que o interesse deles seja por achar a melhor maneira de fazer uma reforma do quarto de casal

Além do mais, as vantagens não param por aí. A criação de conteúdo de qualidade para esses e outros canais, bem como blog e sites, tende a proporcionar um acervo de dados muito acessível.

Isso se dá a partir de diferentes aparelhos e plataformas, tornando a marca ou produto sempre presente e atuante no dia a dia do consumidor.

Em outras palavras, a presença digital depende, em grande medida, de quanto conteúdo a marca gera.

Considerações finais

Por meio daquilo que foi abordado no texto, foi possível perceber que a produção de conteúdo dentro da estratégia de marketing digital de uma empresa deixou de ser, há muito tempo, um luxo ou um simples diferencial, passando a ser praticamente uma obrigação.

Por esta razão, para obter sucesso em uma campanha, os gestores e estrategistas precisam, o quanto antes, descobrir qual é o tipo de peça publicitária que possui a maior capacidade de gerar valor para o consumidor e posicionar a empresa onde ela deve estar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.