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Falar sobre controle de vendas está longe de ser um assunto maçante e sem importância para os negócios, pelo contrário, trata-se de uma pauta que precisa de cada vez mais atenção e importância.

Isso porque, independentemente do tempo, ano ou geração que nos encontremos, sempre iremos estar a mercê de um processo de venda, seja nós os próprios vendedores ou então os potenciais clientes. 

Quem já trabalhou com a venda de algum produto ou serviço sabe bem que se trata de um processo minucioso, que requer muita atenção, muito cuidado, paciência, persistência e garra para fazer acontecer. 

Por outro lado, as pessoas que gostam ou precisam comprar produtos/serviços de vez em quando, mesmo que digam que odeiam vendedores, são eles que auxiliam nesse processo importante de escolha. 

Muitas vezes, é o time de vendas que ajuda um cliente a fazer a sua avaliação de Imóveis em SP até encontrar o ideal, assim como é o profissional que também auxilia na melhor condição de pagamento para ele. 

Tudo isso nos mostra que a área de vendas está longe de ser aquela área chata e irritante, mas um setor necessário tanto para a jornada de compra de um cliente quanto para o sucesso da sua empresa. 

Pensando nisso e em como muitos clientes se sentem desconfortáveis com alguns processos de vendas, conceitos foram criados para ajudar tanto os profissionais dessa área quanto os próprios potenciais clientes. 

E nos referimos justamente ao controle de vendas, que partiu de uma ideia que tem como objetivo fazer desse processo o mais otimizado e facilitado possível para ambas as partes, tanto para o vendedor e a marca quanto para o cliente.

Seja no oferecimento de serviços de portaria e controle de acesso ou na venda de algum produto físico, esse conceito serve para qualquer tipo de negócio e para qualquer processo de venda. 

Pensando nisso, hoje iremos conhecer a fundo a ideia principal do controle de vendas, assim como a sua importância nos dias atuais, algumas de suas principais técnicas e também dicas para otimizar o processo de vendas do seu negócio. 

Entenda o que é controle de vendas

Quando falamos de controle de vendas, como o próprio nome já diz, nos referimos a ação do vendedor em conseguir controlar esse processo mega importante e que possui diversas facetas até que um cliente, de fato, resolva comprar o que é oferecido. 

Mas quando falamos de controle, não nos referimos a ação de controlar as ações de uma pessoa ou de aliená-la para que compre algo sem que essa seja a sua real vontade, o controle é sobre o processo e não as pessoas. 

Pense que assim como um piloto de um táxi aéreo avião precisa controlar bem a aeronave para que ele funcione perfeitamente, um vendedor também precisa equilibrar os pratos de um processo de vendas para que ele seja um sucesso. 

A pessoa que diz sim a sua oferta de venda é uma pessoa que está disposta a dar o dinheiro dela por aquilo que está sendo oferecido, portanto, se trata de um processo que coloca em jogo o dinheiro que aquela pessoa batalha todos os dias para conquistar. 

Por isso, o controle de vendas foca não apenas em vendas otimizadas para gerar mais resultados para uma marca, mas em um processo que também mostre ao cliente que ele está fazendo uma boa escolha e investindo em algo que lhe trará ótimos resultados. 

A importância do controle de vendas

Mesmo entendendo a teoria do controle de vendas, existem muitos empreendedores e profissionais dessa área que se questionam sobre a importância da aplicação dessa ideia no processo, o que é algo completamente normal. 

Ter um bom controle de vendas é essencial para que uma marca de camisa brim uniforme preço acessível consiga atrair mais clientes não apenas pelo seu valor em conta, mas também por um relacionamento saudável com seus clientes. 

O controle de vendas está associado a maneira como o vendedor consegue guiar o processo e fazer com que ele domine aquela situação e leve o cliente a ver como pode se beneficiar adquirindo aquele serviço ou produto. Com isso, toda a empresa acaba ganhando com:

  • Melhor planejamento;
  • Metas bem definidas;
  • Mais controle financeiro;
  • Melhor controle de estoque;
  • Melhor relacionamento com os clientes;
  • Engajamento interno e externo;
  • Entre outros. 

Esses benefícios são apenas alguns que fazem com que uma marca seja vista como diferente dentro do seu segmento não apenas pela qualidade do que oferece, mas também sobre os processos de vendas bem estruturados. 

Com isso, podemos entender que a importância do controle de vendas vai além de apenas garantir mais resultados para uma marca, mas também está voltado para a necessidade de uma boa estrutura de processos de vendas para os clientes. 

3 técnicas de como aprimorar suas vendas 

Existem inúmeras técnicas de vendas que ajudam tanto uma empresa de urnas funerarias quanto um profissional que fornece serviços de limpeza a vender mais do seu produto ou serviço.

Por conta disso decidimos selecionar algumas das mais importantes para te ajudar a aprimorar esse processo tão importante, confira: 

Foque nas pessoas 

A primeira é focar nas pessoas, isso porque é importante entendermos que as vendas não giram em torno de números, produtos ou serviços, mas em torno de pessoas que possuem sentimentos, desejos e sensações. 

Por isso, é importante focar nelas e entender o que cada uma sente para que o processo de vendas seja feito de maneira personalizada, entendendo o que cada perfil de cliente precisa e como a marca pode ajudá-lo. 

Domine o que oferece 

Muitos profissionais, na hora de vender, acabam deixando que o potencial cliente guie a conversa e acaba deixando de oferecer o produto ou serviço da mentira correta e incentivando a decisão de compra.

Pense que ao vender um balcão refrigerado inox, por exemplo, é você quem conhece tudo sobre o produto, por isso, precisa dominar a conversa e sempre estar atento ao que o cliente diz para que não deixe dominar o assunto e sempre trazer o seu conhecimento à tona. 

Use gatilhos mentais 

Os gatilhos mentais funcionam como espécies de reações cerebrais que provocam determinadas sensações nas pessoas e são muito usadas justamente no processo de venda.

Pois desperta no potencial cliente o desejo e até mesmo a necessidade de comprar o que está sendo oferecido. 

Sendo assim, aplicar os gatilhos mentais e as outras técnicas mencionadas acima já é uma ótima maneira de aprimorar o seu processo de vendas e garantir vendas mais qualificativas para a marca. 

Dicas de como realizar um processo de venda otimizado

Agora que você entende a importância do controle de vendas e algumas técnicas para aprimorar essa área tão importante, chegou o momento de conferir algumas dicas para otimizar as vendas do seu negócio. Confira: 

Invista em tecnologia 

A tecnologia surgiu como uma manifestação a oposição conservadora que não acreditava nos avanços dos estudos científicos, e suas inovações são provas de como a tecnologia mudou o nosso mundo e trouxe mais acessibilidade para as empresas. 

Dentro de um processo de vendas, contar com sistemas de automação, ferramentas automáticas e até mesmo com a inteligência artificial são maneiras de usar a tecnologia ao seu favor e otimizar esse processo tão importante. 

Acompanhe os resultados 

Os resultados de uma área de vendas precisam ser devidamente acompanhados, isso porque nem sempre essa área irá gerar os melhores resultados, e até mesmo os piores também devem ser analisados. 

Isso porque, com a devida análise de resultados é possível saber o que está dando certo na empresa e o que precisa ser melhorado, tudo isso a fim de traçar novos caminhos para se chegar no objetivo estipulado. 

Faça a gestão do estoque

A gestão do estoque de uma marca é tão importante quanto o cadastro ambiental rural sp de uma empresa do ramo, pois é o que permite o devido controle da quantidade de pedidos a serem entregues. 

Empresas vendem milhares de serviços e produtos todos os dias, e vender sem ter a certeza de que o estoque cobre os pedidos pode ser um tiro no pé. Por isso, é muito importante manter a gestão do estoque para evitar problemas futuros. 

Engaje com o time 

Por fim, mas longe de ser menos importante, manter o time engajado com os processos também é essencial para que todos entendam a importância dessa área e consigam vender com mais controle e satisfação. 

Essas são algumas dicas que podem parecer simples mas que fazem toda a diferença no processo de vendas da sua empresa, otimizando as etapas da área e garantindo mais controle. 

Considerações finais 

A área de vendas é uma das mais importantes dentro de um negócio, é através dela que as marcas conseguem seu faturamento que os mantém de pé, por isso, necessita da devida atenção em seus processos. 

Com o controle de vendas, é possível tratar tanto da parte financeira dessa área quanto dos processos que garantem uma melhor relação com o cliente, vendendo não apenas um produto ou serviço, mas uma experiência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.