Escolha uma Página

O marketing digital é uma das áreas que mais tem crescido nos últimos anos, principalmente devido ao grande crescimento das redes sociais, e tem oferecido diversas oportunidades de atuação para os mais variados tipos de profissionais, tornando-se uma área bastante vantajosa financeiramente.

Muitas empresas grandes possuem um setor de marketing, e vários profissionais autônomos também estão passando a investir nessa área, devido a necessidade de manter uma forte presença nas redes sociais, atualmente. E se engana quem pensa que qualquer pessoa que entenda de fotografia, saiba escrever ou saiba editar vídeos curtos pode fazer o serviço. É necessário conhecimento, estudo, especialização, entender de métricas e relatórios, compreender as linguagens para o seu ramo e a melhor forma de lidar com o seu público, ou seja, é preciso um profissional qualificado para atuar no setor, seja pensando estratégias de SEO, o marketing de conteúdo, Inbound Marketing, as etapas do funil de vendas, etc. 

Se você é formado em comunicação ou marketing, saiba que o mercado está cada dia mais necessitando de profissionais qualificados no setor. Assim, saiba quais são as carreiras mais promissoras do marketing digital: 

1. Produtor de conteúdo

A produção ou estratégia de conteúdo é um setor que atua com informações relevantes, organizadas e que tragam destaque para o contratante. Normalmente, o profissional que atua nessa área cria os textos, posicionando bem o SEO, e possui um calendário editorial eficiente para gerenciar as redes sociais e os sites, bem como enviar o material para outros sites. É importante ter conhecimentos específicos em otimização SEO e ferramentas analíticas de tráfego. 

2. E-mail marketing

O e-mail marketing é considerado uma das ações mais eficazes para captação de clientes dentro das estratégias de Inbound. É por meio dessa estratégia que os leads são nutridos com informações e conteúdos interessantes, instigando a sua jornada de compra. Para atuar nessa área, é preciso não apenas ter uma boa redação persuasiva, mas criatividade e edição de qualidade.  

3. Social media

O social media nada mais é que aquele profissional responsável por gerenciar as redes sociais de uma empresa. É preciso compreender a linguagem correta, ter um calendário de postagens e frequência, pensar conteúdos relevantes e variados. Além disso, é importante saber fazer gestão de tráfego e relatórios de crescimento, e, a partir desses, poder rever as estratégias que não estão dando certo. O social media não é apenas alguém que mexe e publica nas redes sociais, ele é um profissional que pensa estrategicamente para impulsionar e fortalecer uma imagem naquele ambiente. A maioria das ofertas de trabalho para esse profissional são em vagas home office, com horários flexíveis.

4. Especialista em inteligência artificial

Uma das profissões em maior crescimento atualmente é a de especialista em inteligência artificial, que está sendo bastante requisitado na maioria das empresas de grande porte. Isso porque o mercado de inteligência artificial está em vigência crescente, e muitas empresas estão precisando de profissionais qualificados que saibam integrar sistemas inteligentes para analisar informações e comportamentos dos usuários e que consigam aplicar esse conhecimento em um marketing estratégico, para atrair mais clientes. É uma carreira muito promissora e vantajosa financeiramente para quem se qualificar no setor.