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O Marketing é uma área que está se consolidando cada vez mais no mercado nacional e internacional, devido a necessidade das empresas por visibilidade e posicionamento de marca. Dificilmente você verá algum negócio que não tenha alguma estratégia de Marketing, seja ela voltada para redes sociais, anúncios ou mídia em geral.

Dados da Global Overview Report 2023 – a pesquisa detalhada e mundial voltada para o universo do marketing e do comportamento dos consumidores nos meios digitais, promovida pela DataReportal – revelam que os investimentos em anúncios, tanto online quanto offline, totalizam quase 1 trilhão de dólares.

Diante deste número expressivo, nota-se que as empresas estão cada vez mais engajadas e conscientes sobre o potencial da área para a potencialização de resultados. E, quando se fala em um negócio que visa a expansão, muitas vezes, os limites regionais não são suficientes, e se faz necessário pensar em âmbito global.

O Marketing Internacional é a área que utiliza os benefícios da globalização dos mercados para ampliar o alcance das marcas. Algumas pessoas ainda não o conhecem ou compreendem seu real propósito, por isso explicaremos mais sobre esse campo de atuação tão amplo.

O que é o Marketing Internacional e como ele atua

Esse segmento é o passaporte para empresas conquistarem novos clientes em todas as partes do mundo e em mercados de diferentes países. Também conhecido como Marketing Global, ele é o conjunto de estratégias voltadas para a internacionalização de instituições.

Isso envolve o desenvolvimento de ações adaptadas ao mercado externo, incluindo planejamento, produção, distribuição e divulgação de produtos ou serviços. Tudo isso de acordo com os países envolvidos e o valor que a marca deseja transmitir para os diferentes públicos.

Todas as decisões são tomadas com base no cenário de negócios global e a consolidação da empresa. A internet é uma das grandes responsáveis e facilitadoras desse desdobramento do Marketing, visto que as pessoas estão cada vez mais conectadas.

O profissional de Marketing Internacional é responsável por explorar esses novos cenários e estabelecer uma comunicação efetiva para essas diversas realidades e públicos. Os 5 Ps – produto, preço, praça, promoção e pessoas – são trabalhados dentro de moldes diferentes.

A pessoa precisa criar o reconhecimento da marca em novos territórios, tendo como prioridade estabelecer relações internacionais com os clientes e todos os componentes do negócio.

Os desafios do Marketing Internacional e suas principais estratégias

A internacionalização de empresas é uma realidade há muitos anos. Segundo uma pesquisa da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), feita em 2017, as instituições buscam o posicionamento global por três motivos estratégicos: ampliar suas vendas e seu faturamento (72,7%); diversificar os riscos (65,3%); e evitar a volatilidade do mercado natal (61,3%).

Mas tudo isso envolve uma série de desafios por parte das empresas e de seus profissionais, como, por exemplo: conhecer a persona; se adaptar aos costumes regionais e a cultura nativa; seguir a legislação internacional e adotar os critérios de publicidade e marketing do local; alinhar o branding; compreender as tendências de consumo do público; fazer projeções e estabelecer parcerias locais.