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Pesquisa mostra preferência dos brasileiros por compra parcelada

Os donos de lojas virtuais sabem que precisam de um diferencial para fidelizar seus clientes. Isso vai desde a qualidade dos produtos até a variedade de opções de pagamento. Pesquisas têm indicado que investir em diferentes modalidades de parcelamento é o melhor caminho.

A edição mais recente da pesquisa sobre meios de pagamento da Serasa, realizada pelo Opinion Box, mostrou que 92% dos entrevistados que usam cartão de crédito têm o hábito de parcelar suas compras. 

Dentre eles, 46% parcelam sempre que podem, 38% apenas nos casos de compras mais caras e 8% somente em situações de aperto financeiro. Além disso, 64% concordam que parcelar no cartão de crédito os ajuda a poder comprar mais coisas.

A pesquisa contou com a participação de 2.091 pessoas de todas as regiões do Brasil, e foi realizada em março de 2023.

Os benefício de vender parcelado no e-commerce

Além de ser vantajoso para os clientes que não têm como pagar por um produto à vista, a venda parcelada tem benefício para os vendedores de e-commerce.

A começar pelo fato de que, como indicou a pesquisa da Serasa com a Opinion Box, boa parte dos consumidores opta pelo parcelamento quando vai gastar valores mais altos. Para os lojistas, isso significa um aumento do ticket médio da loja e, consequentemente, receita e lucro maiores.

Esses elementos também crescem por causa da simplificação do processo de compra. Isso porque, oferecendo opções de pagamento mais flexíveis aos clientes, há um estímulo mais para  que aquela loja seja a escolhida.

Além disso, o pagamento parcelado entrega ao empresário a previsibilidade de receita, uma grande ferramenta de gestão de negócio que lhe dá uma segurança financeira maior.

4 formas de vender parcelado em sua loja virtual

  1. Cartão de crédito

Esta é a modalidade mais comum e conhecida para parcelamento de compras. Para as vendas online, se utiliza um gateway de pagamento, que nada mais é que um sistema que funciona como a maquininha física, mas de forma virtual.

As operadoras cobram uma taxa pelas vendas parceladas, de acordo com o contrato e o prazo para o empresário receber o dinheiro.

  1. Pix parcelado

Criado em 2020, o Pix caiu no gosto do povo brasileiro. A pesquisa da Serasa mostrou que este é o meio de pagamento mais utilizado pelos entrevistados (80%) e é o favorito também (64%). Por isso, oferecer a opção de pagar por Pix parcelado, uma modalidade lançada em 2023, faz todo o sentido.

  1. Carteira digital

Os aplicativos de carteira digital também dão a possibilidade de pagar parcelado por meio de um link ou QR Code. Basta que o vendedor acrescente essa opção entre as modalidades de pagamento.

  1. Boleto parcelado

Por fim, o boleto parcelado é uma ótima opção para contemplar os consumidores que não possuem cartão de crédito nem vínculo com nenhuma instituição bancária.

Um recente levantamento da Provu, que contou com a participação de 1.200 brasileiros, mostrou que, nos seis meses anteriores à entrevista, 32,4% dos respondentes não utilizaram nenhum tipo de cartão de crédito para fazer compras e 9,14% nem eram correntistas de algum banco.

Para essa faixa de consumidores, o empresário pode oferecer um carnê de boletos para que o valor de cada parcela seja pago mensalmente.