Comunicação Integrada: entenda o conceito

por | jan 18, 2023 | Blog | 0 Comentários

Você já parou para pensar quantos meios de comunicação são utilizados pelas grandes marcas presentemente? Uma campanha de marketing de uma mesma empresa é utilizada através das redes sociais, do E-mail, do WhatsApp, SMS, propaganda de TV, sites, mensagens anexadas nos produtos e por aí vai.

Essa grande variedade de opções serve justamente para que a empresa mantenha um contato direto e constante com os consumidores, isso porque, os usuários estão cada vez mais rigorosos e exigentes, as pessoas não querem só comprar um produto e acabar o contato com a marca, e nem finalizar um serviço sem uma interação mais duradoura, as pessoas querem e até mesmo exigem cada vez mais, que a marca vá atrás deles. 

O consumidor não consome apenas um produto, mas sim a marca, então todo o seu posicionamento, como ela aparece nas grandes mídias e a sua interação com os clientes faz total diferença na hora de uma pessoa escolher o que ele deseja, se ele quiser lixar a sua parede e teto e a qualidade da lixadeira girafa entre duas empresas for igual, a escolhida será justamente aquela que consegue passar melhor a ideia da marca. 

E é justamente esse o conceito de um dos termos mais utilizados pelos profissionais de marketing na atualidade: comunicação integrada. Você já ouviu falar sobre ele? Ainda não? No texto de hoje, iremos abordar tudo sobre a comunicação integrada, bora conferir? Então vamos lá!

O que é a comunicação integrada?

Como o próprio nome já indica, a comunicação integrada se trata de um planejamento e análise estratégica, as melhores práticas que podem ser realizadas para conseguir, justamente, integrar os canais de comunicação fornecendo uma experiência única e agradável, e conseguindo transmitir a mesma mensagem com um alto padrão independente do canal escolhido. 

Ou seja, esse é um conceito que mira com que as marcas consigam dialogar com seu público em diferentes canais sempre de forma qualitativa, realizando diferentes ações, planejando estratégias opostas, mas sempre mantendo o seu alto padrão de maneira integrada em múltiplos canais.

Sendo assim, esse é um conceito que costuma ampliar as opções da empresa, fortalecendo e gerando visibilidade para a marca de maneira muito mais enfática, aproveitando todas as opções disponíveis e se tornando relevante independente do seu local de aparição. 

Como surgiu a comunicação integrada?

Para entender melhor o impacto do conceito da comunicação integrada, é preciso voltar no passado e compreender como era a interação entre a marca e seus consumidores antigamente, ela se limitava basicamente a uma forma de propaganda, utilizando panfletos, banners e propagandas de rádio e televisão, tudo de maneira uniforme. 

Sendo assim, as pessoas viam uma propaganda única sobre o serviço de caldeiraria e montagem industrial e era apenas isso, apenas a oferta e só, com uma enorme restrição de contato e consequentemente, uma limitação de entendimento sobre aquela marca. 

No final dos anos 70, começou a surgir o chamado termo comunicação integrada, visando acabar com essa uniformidade e fazendo com que as marcas aparecessem em múltiplos canais, com o desenvolvimento da web, esse conceito cresceu ainda mais, se tornando atualmente, item quase que obrigatório.

Sendo assim, a comunicação integrada se desenvolveu justamente pela necessidade das empresas de manterem uma comunicação com seus consumidores, visando estreitar laços e fazer com que a marca se aproximasse das pessoas de forma mais íntima. 

Quais são seus principais fundamentos?

Existem alguns fundamentos que compõem a comunicação integrada, entre os principais, podemos ressaltar a consistência, ou seja, todos os canais de comunicação devem estar conectados, falando a mesma língua e atuando da mesma forma, estabelecendo um padrão de posicionamento e linguagem justamente para não causar diferenciação no imaginário do consumidor. 

O segundo termo é a coerência, é preciso sempre que a sua comunicação seja coerente independente da plataforma, se um consumidor entrar em contato pelo telefone ou pelo site, o atendimento deve ser padronizado, coerente e sempre mantendo o nível com uma boa experiência, tendo uma padronização assim como ocorre com os uniformes profissionais confeccionados para uma empresa. 

O terceiro fundamento é a continuidade, é preciso manter sempre uma base sólida de conteúdos e de diálogos nos diferentes canais, uma pessoa não pode ter acesso ao seu site e ver que ele está vazio enquanto suas redes sociais bombam todo dia, é necessário balancear e equilibrar a situação. 

Por fim, temos a complementaridade, ou seja, os canais devem se complementar, se falta informação em um, o outro deve corresponder e vice-versa, tudo deve estar conectado, e a jornada do cliente deve passar por todos os seus canais. 

Qual a importância da comunicação integrada?

O mercado está em constante evolução e os consumidores estão cada vez mais criteriosos em relação a sua experiência de compra, dessa forma, a comunicação integrada visa justamente, preencher uma lacuna que está exposta, fornecendo ao usuário, algo único, marcante e extremamente positivo. 

A comunicação integrada impacta, gera igualdade, padroniza os serviços e faz com que a sua marca cresça e se consolide no mercado, atraindo um público novo e fidelizando os antigos de maneira realmente eficaz. 

Quais são os seus benefícios?

Assim como um cofre digital que possui inúmeros benefícios relacionados a segurança, a comunicação integrada é um conceito extremamente vantajoso para quem a aplica, entre os seus principais pontos fortes, podemos ressaltar primeiro o fortalecimento da marca. 

Estar presente em diversos meios de comunicação com um padrão de diálogo ajuda a fortalecer e gerar reconhecimento para a marca, em segundo temos a maior efetividade nas estratégias de comunicação, o diálogo fica mais fácil e cada ação já possui um tom pré-definido, que aumenta a eficiência e mantém uma consistência de conversa com o público. 

Em terceiro, temos a integração das equipes, adotar uma linguagem única e os canais compartilhados, ajuda a sua equipe de marketing e vendas conversarem sempre no mesmo tom, e tocarem na mesma sintonia. 

Por fim, ainda é possível aumentar as vendas, já que você dará mais opções para o público, atraindo novos clientes e é claro, fidelizando consumidores. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Written By Guilherme Rigamonte

Related Posts

Subscribe

Subscribe to Our Newsletter

Aliquet nisl. Nulla tempor mauris sed pretium egestas. Ut mi lacus, tincidunt ac quam quis, ultricies laoreet purus. Donec tincidunt scelerisque lacus, vel convallis augue interdum ac. Etiam eget tortor ac odio aliquam lobortis quis at augue.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *