Você já parou para pensar quantos meios de comunicação são utilizados pelas grandes marcas presentemente? Uma campanha de marketing de uma mesma empresa é utilizada através das redes sociais, do E-mail, do WhatsApp, SMS, propaganda de TV, sites, mensagens anexadas nos produtos e por aí vai.
Essa grande variedade de opções serve justamente para que a empresa mantenha um contato direto e constante com os consumidores, isso porque, os usuários estão cada vez mais rigorosos e exigentes, as pessoas não querem só comprar um produto e acabar o contato com a marca, e nem finalizar um serviço sem uma interação mais duradoura, as pessoas querem e até mesmo exigem cada vez mais, que a marca vá atrás deles.
O consumidor não consome apenas um produto, mas sim a marca, então todo o seu posicionamento, como ela aparece nas grandes mídias e a sua interação com os clientes faz total diferença na hora de uma pessoa escolher o que ele deseja, se ele quiser lixar a sua parede e teto e a qualidade da lixadeira girafa entre duas empresas for igual, a escolhida será justamente aquela que consegue passar melhor a ideia da marca.
E é justamente esse o conceito de um dos termos mais utilizados pelos profissionais de marketing na atualidade: comunicação integrada. Você já ouviu falar sobre ele? Ainda não? No texto de hoje, iremos abordar tudo sobre a comunicação integrada, bora conferir? Então vamos lá!
O que é a comunicação integrada?
Como o próprio nome já indica, a comunicação integrada se trata de um planejamento e análise estratégica, as melhores práticas que podem ser realizadas para conseguir, justamente, integrar os canais de comunicação fornecendo uma experiência única e agradável, e conseguindo transmitir a mesma mensagem com um alto padrão independente do canal escolhido.
Ou seja, esse é um conceito que mira com que as marcas consigam dialogar com seu público em diferentes canais sempre de forma qualitativa, realizando diferentes ações, planejando estratégias opostas, mas sempre mantendo o seu alto padrão de maneira integrada em múltiplos canais.
Sendo assim, esse é um conceito que costuma ampliar as opções da empresa, fortalecendo e gerando visibilidade para a marca de maneira muito mais enfática, aproveitando todas as opções disponíveis e se tornando relevante independente do seu local de aparição.
Como surgiu a comunicação integrada?
Para entender melhor o impacto do conceito da comunicação integrada, é preciso voltar no passado e compreender como era a interação entre a marca e seus consumidores antigamente, ela se limitava basicamente a uma forma de propaganda, utilizando panfletos, banners e propagandas de rádio e televisão, tudo de maneira uniforme.
Sendo assim, as pessoas viam uma propaganda única sobre o serviço de caldeiraria e montagem industrial e era apenas isso, apenas a oferta e só, com uma enorme restrição de contato e consequentemente, uma limitação de entendimento sobre aquela marca.
No final dos anos 70, começou a surgir o chamado termo comunicação integrada, visando acabar com essa uniformidade e fazendo com que as marcas aparecessem em múltiplos canais, com o desenvolvimento da web, esse conceito cresceu ainda mais, se tornando atualmente, item quase que obrigatório.
Sendo assim, a comunicação integrada se desenvolveu justamente pela necessidade das empresas de manterem uma comunicação com seus consumidores, visando estreitar laços e fazer com que a marca se aproximasse das pessoas de forma mais íntima.
Quais são seus principais fundamentos?
Existem alguns fundamentos que compõem a comunicação integrada, entre os principais, podemos ressaltar a consistência, ou seja, todos os canais de comunicação devem estar conectados, falando a mesma língua e atuando da mesma forma, estabelecendo um padrão de posicionamento e linguagem justamente para não causar diferenciação no imaginário do consumidor.
O segundo termo é a coerência, é preciso sempre que a sua comunicação seja coerente independente da plataforma, se um consumidor entrar em contato pelo telefone ou pelo site, o atendimento deve ser padronizado, coerente e sempre mantendo o nível com uma boa experiência, tendo uma padronização assim como ocorre com os uniformes profissionais confeccionados para uma empresa.
O terceiro fundamento é a continuidade, é preciso manter sempre uma base sólida de conteúdos e de diálogos nos diferentes canais, uma pessoa não pode ter acesso ao seu site e ver que ele está vazio enquanto suas redes sociais bombam todo dia, é necessário balancear e equilibrar a situação.
Por fim, temos a complementaridade, ou seja, os canais devem se complementar, se falta informação em um, o outro deve corresponder e vice-versa, tudo deve estar conectado, e a jornada do cliente deve passar por todos os seus canais.
Qual a importância da comunicação integrada?
O mercado está em constante evolução e os consumidores estão cada vez mais criteriosos em relação a sua experiência de compra, dessa forma, a comunicação integrada visa justamente, preencher uma lacuna que está exposta, fornecendo ao usuário, algo único, marcante e extremamente positivo.
A comunicação integrada impacta, gera igualdade, padroniza os serviços e faz com que a sua marca cresça e se consolide no mercado, atraindo um público novo e fidelizando os antigos de maneira realmente eficaz.
Quais são os seus benefícios?
Assim como um cofre digital que possui inúmeros benefícios relacionados a segurança, a comunicação integrada é um conceito extremamente vantajoso para quem a aplica, entre os seus principais pontos fortes, podemos ressaltar primeiro o fortalecimento da marca.
Estar presente em diversos meios de comunicação com um padrão de diálogo ajuda a fortalecer e gerar reconhecimento para a marca, em segundo temos a maior efetividade nas estratégias de comunicação, o diálogo fica mais fácil e cada ação já possui um tom pré-definido, que aumenta a eficiência e mantém uma consistência de conversa com o público.
Em terceiro, temos a integração das equipes, adotar uma linguagem única e os canais compartilhados, ajuda a sua equipe de marketing e vendas conversarem sempre no mesmo tom, e tocarem na mesma sintonia.
Por fim, ainda é possível aumentar as vendas, já que você dará mais opções para o público, atraindo novos clientes e é claro, fidelizando consumidores.
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Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.