Pesquisas recentes mostraram que quem documenta sua estratégia de marketing é mais bem-sucedido a longo prazo e terá uma presença digital mais forte, como uma fábrica de porta de enrolar, por exemplo. No entanto, apenas 21% disseram que fazem isso de forma efetiva.

Esse é um dos pontos principais para que várias marcas se desiludem com o marketing, ou seja, não estão ‘remando conforme a maré’. Pensando nisso, criamos este guia para caminhar corretamente com este conceito e tenha grandes resultados.

Componentes usados no marketing

Qualquer estratégia de marketing bem-sucedida pode ser resumida em três componentes:

Necessidades do cliente + necessidades do negócio = Estratégia Perfeita.

Dentro disso, usaremos os seguintes métodos.

Perfil do cliente

Em termos mais simples, primeiro precisa-se entender quem são os clientes. Por isso, divida-os em três segmentos:

  • Dados demográficos;
  • Suas necessidades, desejos, resultados;
  • Desafios que os impedem de perceber suas necessidades (e com os quais sua empresa pode ajudar).

Sendo assim, conseguirá criar uma boa imagem do seu segmento e, além de tudo, se focar numa plataforma de divulgação para retê-los ainda mais.

Perfil de negócios

Agora, precisa pensar no perfil do seu negócio. Resuma este passo em outras três perguntas essenciais:

  • O que você pode oferecer aos seus clientes?;
  • Quais são seus objetivos de negócios?;
  • Como alcançará o sucesso almejado?

Com as respostas, você tem uma visão completa das necessidades do seu negócio. Preste atenção especial na última questão, porque deve ser quantificável e mensurável. Esta é a sua métrica chave. Tudo o mais será, em última análise, medido em relação a ela.

Plano

Desenvolva uma campanha, um tema ou uma grande ideia. Pegue ideias comuns para desenvolver uma narrativa com alta probabilidade de se destacar junto dos clientes. Isso é puro marketing para indústria e se chegou até aqui, está fazendo tudo direitinho!

Monte um brainstorming com muitas mensagens e comentários diferentes, mas relacionados. Por exemplo, se sua empresa vende toldo policarbonato para pequenas e médias empresas, seu tema abrangente pode ser a produtividade. 

Então, o ponto relevante por aqui pode ser gestão e carga horária, auto-aperfeiçoamento, auto-quantificação, saúde e bem-estar, etc., que contribuem para melhorar a produtividade de uma pessoa ou empresa.

É hora de estabelecer um plano tático

Para finalizar essa utilização massiva e inteligente do marketing, você precisa transformar sua estratégia em um plano tático, traçando um calendário passo a passo, com o que irá fazer ao longo dos dias, semanas e meses. 

A duração de um ano ou um trimestre depende de seus recursos e da rapidez com que seu setor muda. Esta não é uma matemática exata e se modificará de nicho para nicho.

Por exemplo, se tem uma marca de purificador de ar, pode não fazer sentido planejar além de cada estação. No entanto, se é responsável por vender seguro de vida, poderá planejar o ano confiante de que nada de importante mudará.

Com tudo isso esquematizado, aproveite os benefícios do aumento da procura e, consequentemente, dos lucros!

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais. Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenham gostado, comentem e compartilhem em suas redes sociais.