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A busca por novas ferramentas que podem influenciar na produtividade de um equipe tem sido cada vez mais intensificada pelas dinâmicas digitais. Por essa razão, entender um pouco mais sobre as potencialidades dos chatbots pode ajudar.

É certo que há uma série de mecanismos que fomentam uma postura cada vez mais dinâmica por parte das equipes que trabalham em determinados segmentos.

Não há, nesse sentido, espaço para algumas sobrecargas que podem incidir em malefícios perceptíveis pelo mercado.

Esse tipo de inaptidão em lidar com o aumento de volume de demanda propiciado, por exemplo, por uma campanha de marketing bem aplicada pode fundamentar uma queda de credibilidade.

Uma clínica que faz exames para animais pode, em grande medida, ter uma série de contatos para serem respondidos.

Se não houver uma equipe preparada para que esse tipo de fluxo não prejudique o andamento do estabelecimento, certamente, pode haver uma incidência importante na imagem da marca dentro desse público.

Por isso, adotar algumas ferramentas de automação tem se tornado fundamental na hora de consolidar um aspecto mais holístico.

Afinal de contas, ninguém quer que um profissional deixe de fazer suas consultas oftalmológicas para tentar conter um fluxo de trabalho grande.

Entretanto, não há razões para se assustar diante de uma boa consolidação da marca dentro de um segmento.

Claramente, o aumento de acessos em uma plataforma ou, em outra medida, de clientes frequentando um espaço é, de fato, uma realização positiva de uma estratégia  de marketing bem aplicada.

Porém, há a chance de uma equipe não estar preparada ou não ter efetivo suficiente para lidar com tudo isso.

É por isso que há uma série de ferramentas disponíveis no mercado para facilitar esse tipo de relação.

É claro que obter uma equipe ampla e preparada com a possibilidade de compartimentação em áreas específicas é fundamental, mas nem todos têm essa verba disponível.

Nesse momento, torna-se essencial compreender quais são os principais recursos disponíveis no mercado para esse tipo de realização.

As ferramentas de automação, diante disso, podem trazer alguns benefícios fundamentais para uma empresa que busca adotar esse tipo de perspectiva. Algumas delas podem ser traduzidas em:

  • Excelência no atendimento;
  • Desobstrução de áreas;
  • Foco em funções específicas;
  • Satisfação do cliente.

Não há nada mais inconveniente do que buscar um atendimento e não conseguir obtê-lo da melhor forma ou da maneira mais rápida.

Portanto, pormenorizar alguns dos benefícios mencionados acima pode ajudar a ilustrar um cenário ideal que essas ferramentas conseguem trazer para uma marca que tenha a capacidade de integrar esses recursos em seu dia a dia.

O primeiro ponto fundamental é a excelência no atendimento que esse tipo de relação consegue trazer.

Isso se dá por um controle de fluxos de atendimento que, via de regra, pode exceder a capacidade de atendimento de uma equipe.

A partir de mecanismos de automação de direcionamento, esse tipo de questão pode se realizar de forma mais fluida e com menores problemas.

No caso de um cliente que está procurando pelo serviço de assistência técnica para televisão pode perceber esses esforços se ele for bem aplicado.

Outro ponto fundamental é a desobstrução de áreas que isso pode proporcionar, uma vez que se houver um grupo pequeno de funcionários em uma empresa, essa pode ser uma razão para que todos acabem tendo que fazer o atendimento em momentos de fluxos altos.

Desobstruir as funções pode, em grande medida, realizar alguns aspectos fundamentais na hora de consolidar uma boa produtividade.

Consequentemente, cada área irá ser responsável pela excelência de si mesma, já que haverá possibilidade de efetuar esse foco específico.

Uma fábrica de embalagens ziplock que, por exemplo, faz com que seus operadores de máquina tenham que, também, exercer a função de atendimento pode, de forma amplificada, perder em qualidade.

Nesse caso, não há espaço para diminuição de qualidade ou quantidade por conta de uma inaptidão em lidar com outras áreas.

Além disso, quem adota ferramentas de automação pode incidir em uma maior satisfação de seus clientes.

Isso se dá, sobretudo, por causa da capacidade que esses mecanismos têm de criar esses ambientes citados acima.

Se, porventura, uma empresa que faz distribuição de shampoo tiver um bom atendimento integrado à qualidade do serviço, obviamente, o mercado irá reconhecer isso de forma bastante eficaz.

O que são ferramentas de automação de chatbots?

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente essa categoria que vem facilitando o dia a dia das empresas, sobretudo quando se fala de marketing digital.

Diante de uma realização estratégica positiva, é certo que uma marca irá ter um fluxo maior de possíveis clientes a procurando.

Essa é a grande regra e, acima de tudo, o maior objetivo de qualquer implementação de marketing dentro de um segmento de mercado.

No entanto, é preciso saber lidar com essa alta demanda de forma que essas realizações não venham a se tornar um problema.

Afinal de contas, quando se aumenta o número de leads em uma plataforma, na medida que há uma alta de oportunidades de vendas, existe, também, um momento de exposição de fraquezas.

Saber lidar com esse tipo de situação, nesse sentido, vai muito além de uma técnica bem aplicada.

Na verdade, é essencial que isso se realize de forma qualitativa para que não haja um investimento que obtenha um efeito contrário ao planejado pela equipe de marketing.

Esse é o momento em que as ferramentas de automação aparecem para auxiliar nesse tipo de situação.

Elas, na verdade, são responsáveis por uma série de melhorias do ponto de vista analítico e de ação para uma empresa.

Suas funcionalidades visam automatizar certos pontos que, em grande medida, quando não implementadas essas ferramentas, podem gerar uma dor de cabeça desnecessária.

Uma companhia que vende peça a diesel pode fazer uma análise do tráfego de seu site usando esse tipo de ferramentas. Caso contrário, os funcionários teriam que analisar caso por caso.

Entenda o que é chatbots

Diante dessa tendência cada vez mais latente dentro do mercado digital, os chatbots aparece com uma de suas principais expressões para facilitar o cotidiano empresarial de diversas marcas.

Essas ferramentas consistem em adotar uma postura de automatização de respostas para perguntas padrões.

É muito comum encontrar suas expressões dentro do mercado, uma vez que ela é amplamente utilizada para reduzir ou mitigar fluxos altos de atendimento. 

Uma autoescola, por exemplo, pode fornecer algumas perguntas no primeiro contato de um possível cliente. Na tela inicial do chat, ele poderá escolher a contratação que melhor tem a ver com o seu perfil.

Ao fazer isso, o usuário pode cair na área de atendimento para primeiras habilitações e ter um contato muito mais direcionado.

Legislação e chatbot

Apesar de suas potencialidades, há uma problemática que precisa ser levada em consideração na hora de pensar em chatbots.

É preciso ter em mente, em primeiro lugar, que essa ferramenta tem a intenção de auxiliar no atendimento, mas ela não pode ser o único recurso utilizado.

Em outubro de 2022, inclusive, uma nova legislação com algumas novas diretrizes a respeito dos SACs foi promulgada.

Com ela ficou estipulado que as empresas têm que ter um período de contato humano de, no mínimo, oito horas.

Além disso, os mecanismos de automação precisam estar disponíveis o tempo inteiro para que os clientes consigam resolver alguns de seus problemas.

Chatbots e marca: como relacioná-los?

Existe uma série de recursos dentro dessas ferramentas que podem ser de grande valia em diversos aspectos da gestão empresarial.

No entanto, apontar para a importância da manutenção de uma marca dentro do mercado, pode ser fundamental.

Personalização

Um fato que circula no mercado é que a manutenção de uma boa marca feita pelos chatbots passam, inevitavelmente, pela personalização.

Sendo assim, uma marca que consegue transformar essa ferramenta em algo munido de uma personalidade e de uma cara pode conseguir obter um bom desempenho.

Isso pode ser feito, primeiramente, atribuindo um nome àquele personagem. Posteriormente, definir uma linguagem é importante.

Interatividade

Há uma série de chatbots que são utilizados, inclusive, como recurso de entretenimento por parte dos usuários.

Isso se dá por causa da alta complexidade de programação que algumas dessas ferramentas conseguem carregar.

Sendo assim, manter uma interatividade que não tenha muitas quebras e consiga imprimir uma personalidade para a marca é fundamental.

Responsividade

Outro fator fundamental é a capacidade desse tipo de recurso trazer respostas para questões recorrentes.

Se um cliente de uma empresa que regulamenta licença para funcionamento estiver precisando saber mais sobre o serviço, é preciso que, na ausência de um atendente, aquele recurso consiga trazer algumas respostas.

O mau uso dessa ferramenta pode significar a incidência de um efeito oposto ao planejado pela equipe de marketing.

Considerações finais

Manter uma boa estratégia de marketing pode, em grande medida, aumentar o fluxo de clientes que uma empresa terá que lidar.

Nesse sentido, as ferramentas de automação aparecem como uma resposta bastante eficaz para esse tipo de questionamento.

Uma de suas principais expressões é o chatbots. A partir deles, a marca conseguirá se colocar de forma mais satisfatória para seus clientes.

Por isso, entender alguns usos desse tipo de recurso para o fortalecimento de uma marca acaba sendo essencial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.