As empresas têm procurado cada vez mais recursos para divulgar suas marcas e produtos, sempre com o objetivo de fazer negócios no ambiente digital. Há muitas opções como uma página no LinkedIn, um perfil no Instagram, disparo de newsletters ou pequenos fluxos chamados de inbound estruturados e segmentados para seu público-alvo.

Tudo isso é conectado e alinhado para gerar mais vendas e lucro para sua empresa. Uma pesquisa recente elaborada pelo Sebrae-SP, em parceria com a renomada Fundação Getúlio Vargas, revelou que 70% das empresas brasileiras estão conectadas e atuam fortemente nas redes sociais, aplicativos ou páginas da internet para divulgar seus negócios, conquistar e fidelizar clientes. Tem uma fábrica de Disco Diamantado? Não perca tempo e entre no mundo virtual já!

As empresas podem atingir esse objetivo escolhendo corretamente o canal escolhido para divulgação e o tipo de conteúdo. Os resultados podem aparecer com a combinação de diversas estratégias que, se alinhadas, vão alcançar o público-alvo com a melhor mensagem possível.

Outra pesquisa muito importante foi realizada e divulgada pela Neotrust: apenas nos três primeiros meses de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online. Foi um aumento impactante de mais de 57% em comparação ao mesmo período de 2020. O faturamento também foi muito alto: R$ 35,2 bilhões entre janeiro e março de 2021.

Esses dados mostram que os hábitos de consumo têm mudado anualmente. Isso se dá pela influência nas novas gerações ou pelo bom impacto que a pandemia trouxe para o comércio virtual: o aumento nas compras virtuais disparou, já que lojas físicas precisaram ficar meses fechadas para conter a disseminação da Covid-19. Para comprar Rack outdoor, por exemplo, era necessário entrar na internet. Era a única saída!

Sua empresa precisa estar preparada para apresentar um diferencial para conquistar mais clientes e vendas. O seu modelo de negócio pode estar em diversos segmentos, como indústria, varejo ou qualquer outra área. O Marketing de Conteúdo é um importante aliado de sua equipe de vendas para gerar bons resultados, sempre junto com uma boa assessoria de imprensa, que vai complementar e ampliar o alcance de sua atuação.

Tem outro fator bastante positivo também, o conhecimento que os clientes vão ter de sua marca. É preciso se posicionar com coerência dentro de seu segmento, além de analisar, mensurar e nutrir os atuais e potenciais consumidores, sempre com informações relevantes, aumentando o engajamento e a presença da marca no mercado. Vai anunciar ou divulgar Catalisador para tinta? É preciso ser certeiro!

A importância do storytelling

Storytelling é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para impulsionar as vendas. Ele permite que você crie uma conexão emocional com o seu público e transmita de forma clara e concisa os benefícios do seu produto ou serviço. Além disso, o storytelling pode ajudar a diferenciar o seu negócio da concorrência e construir uma marca forte e memorável.

Difundindo os conteúdos de forma estratégica

Os conteúdos estratégicos são aqueles que atendem às necessidades específicas do seu público-alvo, ou seja, são relevantes para o seu negócio. Para difundir os conteúdos de forma estratégica, é importante considerar o contexto em que eles serão consumidos e quais canais de comunicação serão mais eficazes para alcançar o seu público-alvo, se você vende Eletroimã, sua estratégia não pode ser a mesma de quem vende roupas

É necessário informar muito bem sempre. O conteúdo de qualidade agrega valor ao seu serviço ou produto: a empresa precisa oferecer os mais variados formatos como cards, vídeos, e-books, podcasts, artigos ou qualquer outro material. Você precisa criar impacto, oferecer insumos para que os vendedores possam trabalhar com mais qualidade, eficiência e aumento de vendas.

Mensurando os resultados dos conteúdos criados

Uma das maneiras mais eficazes de medir os resultados dos conteúdos criados é através do engajamento do usuário. O engajamento pode ser mensurado através de vários indicadores, como o número de visualizações, o número de compartilhamentos, o número de comentários e o tempo médio gasto na página. Outro indicador importante é a taxa de conversão, que mostra o número de usuários que realizaram uma ação desejada (comprar um produto, se inscrever em uma newsletter, etc.).

Caso você ainda não tenha implementado estratégias de marketing dentro de sua empresa, passou da hora de explorar esse mundo de oportunidades e, principalmente, gerar mais lucros para seu negócio. O marketing é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a impulsionar as vendas e alavancar o crescimento da empresa. É importante investir em um bom plano de marketing para garantir que sua empresa esteja no caminho certo rumo ao sucesso.

Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções Industriais.