Você já deve ter percebido que a tecnologia está presente em todas as horas do seu dia. É por meio dela que você trabalha, acessa redes sociais, faz pedidos de comida pelo aplicativo e conversa com amigos e familiares.

A tecnologia virou uma grande aliada das pessoas, das indústrias e do comércio. Foi completamente inserida no nosso dia a dia e impossível de largar. Apesar das muitas vantagens, é importante destacar todos os aspectos e as preocupações que essa rotina informatizada pode causar.

Pense na empresa onde você trabalha. Quais setores estão livres da tecnologia? A resposta deve ser “nenhum”. Desde uma mega marca internacional, um corrimão de alumínio, até um pequeno mercado de bairro ela estará presente.

Informatização de diversas áreas

O avanço também atingiu setores como medicina, entrada de robôs na indústria e o dia a dia dos profissionais das mais diversas áreas. Nas últimas décadas e principalmente das revoluções industriais, o processo foi completamente acelerado. Hoje é muito mais simples e confiável o processo de descarte de lixo eletrônico, por exemplo, já que a tecnologia possibilita que a destinação seja correta do início ao fim.

Outro fator muito interessante para analisar a empregabilidade da tecnologia em seu dia a dia é seu smartphone. Por ele você pode fazer uma compra em outro país, assistir um filme pelo streaming e pedir comida.

Comunicação

O uso do celular acabou sendo incorporado ao ambiente de trabalho. Se antigamente os empresários olhavam com cara feia aqueles funcionários que não desgrudavam do aparelho, hoje o item passou a ser fundamental na comunicação corporativa e no relacionamento com o cliente.

O home office também se tornou uma tendência com a chegada da pandemia em meados de 2020. A tecnologia foi fundamental por conta de conexões de internet muito mais potentes e a possibilidade de reuniões virtuais com dezenas de trabalhadores ao mesmo tempo.

Por outro lado, essa facilidade acarreta em algumas dificuldades muito graves, como o sedentarismo. Se antes esses funcionários de diversas empresas, como uma produtora de embaladora filme PVC, por exemplo, precisavam ir ao trabalho presencialmente, agora basta abrir o notebook e começar a trabalhar. Evitam deslocamentos de ida e volta e uma leve caminhada nas pausas e intervalos. No almoço, basta acionar o aplicativo e pedir a comida com toda a comodidade.

A tecnologia também está presente em serviços básicos para a população, como segurança, saúde e educação. Tudo é informatizado com integração de plataformas e recursos para promover mais qualidade de vida.

Mais do que isso, todas as informações mais relevantes dessas áreas também podem ser encontradas pela internet em poucos cliques, algo completamente impossível há pouco tempo.

Novo olhar para a tecnologia

Ao mesmo tempo que a tecnologia trouxe incontáveis benefícios para a sociedade, a socialização ainda precisa ser trabalhada. É por meio da tecnologia que criamos nosso relacionamento com outras pessoas e até mesmo com familiares, diminuindo consideravelmente os encontros sociais.

A tecnologia deve ser aprimorada a cada dia para que a sociedade possa usufruir de seus benefícios. No entanto, deve ser vista como aliada e não inimiga, promovendo o uso correto com responsabilidade.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.