Quem trabalha com marketing já deve estar cansado de conhecer esses dois termos: SEO e leads. Ambos fazem parte do dialeto em qualquer agência, e acredite, um pode complementar o outro de maneira extremamente eficiente.
Para quem não conhece, o SEO é uma estratégia de tráfego orgânico, que consiste em realizar uma série de ações, como o uso de palavras-chaves e link building para deixar o seu site no topo das plataformas de busca, fazendo com que, por exemplo, sempre que alguém pesquisar “aplicação de manta asfáltica”, seu conteúdo apareça em primeiro.
Já os leads são aqueles usuários que demonstraram interesse no seu negócio, a ponto de fornecer seus dados (geralmente em troca de uma recompensa), fazendo com que eles sejam denominados como mais propícios a comprarem seus produtos, já que eles conhecem sobre a sua empresa.
Captar leads é uma obrigação e uma tarefa recorrente no mundo do marketing digital, porém, ela geralmente ocorre com o uso de landing pages e estratégias pagas, mas e se te falarem que é possível gerar leads utilizando o SEO?
No texto de hoje, iremos mostrar para você, como o SEO é capaz de gerar leads de qualidade, bora conferir? Então vamos lá!
Descubra o que seu cliente pesquisa na internet
Quando falamos em SEO para leads, o seu principal objetivo é atrair novas pessoas para conhecerem mais sobre o seu negócio, sendo assim, você precisa saber exatamente o que elas procuram, e quais são os termos utilizados por elas.
Procure descobrir, o que seu cliente pesquisa na internet que seja relacionado a sua área, colete o máximo de informações possíveis, veja os sites mais acessados e os termos mais usados relacionados ao seu negócio de manutenção predial.
Com todas essas informações em mãos, fica muito mais fácil traçar uma estratégia e saber o tipo de conteúdo e as palavras-chaves que você irá desenvolver.
Escolha as palavras-chave a dedo
As palavras-chave sempre são importantes em uma estratégia de SEO, e é claro que elas não ficariam de fora da nossa lista, é preciso que você escolha cada uma a dedo, selecionando de acordo com sua pesquisa feita no tópico anterior.
Explore bem as selecionadas, seja didático e busque implementá-las de maneira sútil, mas que façam o seu negócio decolar e alcançar o topo das pesquisas.
Otimize seu conteúdo visando o topo do funil
O conteúdo que você deve criar para atrair leads é aquele voltado para o topo do funil, ou seja, precisa pensar em maneiras de otimizar e abordar assuntos, que atingem justamente o público que não conhece nada sobre seu negócio e talvez nem sobre o assunto.
Essa, deve ser aquela pessoa que está procurando se aprofundar um pouco mais no segmento, mas que ainda é novo na área. Procure produzir algo mais informacional, e transmita todos os dados possíveis para nutrir bem aquele usuário.
Utilize CTAs atrativos e formulários convincentes
O CTA, é o grande charme na hora de atrair leads e fazer com que as pessoas realmente, se inscrevam no seu site e forneça suas informações, é preciso que eles sejam chamativos, atrativos e que convençam o usuário a fornecer seus dados.
Para isso, é preciso caprichar, procure colocar alguns CTAs durante o texto de maneira sútil, e faça sua chamada final justamente no fim do conteúdo, tudo de maneira um pouco mais leve e não tão agressiva.
Também é importante caprichar no seu formulário, deixe ele alinhadinho e bem visível para que a pessoa possa tornar lead do seu projeto de instalações elétricas a qualquer momento.
Faça SEO On page
O SEO On page nada mais é do que a otimização da sua própria página para que ela seja otimizada e melhor vista por parte do público, por se tratar de um conteúdo orgânico, é preciso que seu site surpreenda e apresente algo de diferente e atrativo para gerar leads.
Se concentra em 7 fatores básicos: URL; título; subtítulos;primeiro parágrafo do texto, parágrafo do texto; title tag e meta description.
Procure otimizar todos esses itens e deixar a sua página mais leve e eficiente que você puder.
O que achou sobre o texto de hoje? Curtiu? Então comente abaixo qual a sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.