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As mudanças nas dinâmicas de negócios, incremento das tecnologias e alterações no comportamento dos consumidores e novas descobertas fazem que os setores tenham que se adaptar e evoluir. 

Um exemplo disso, é o setor de equipamentos de saúde, que ao longo dos anos cria novos, melhorias e novos modelos de aparelhos como ultrassom, carrinho plataforma, raio x, entre outros.

Os impactos das transformações, especialmente, a digital, também trouxeram significativas mudanças para o segmento de marketing e publicidade, agora, muito mais inclinado ao mundo virtual. Entenda como aconteceu essa evolução no próximo tópico!

Surgimento do marketing digital e sua evolução

O marketing tradicional era fundamentado nos canais de comunicação que mais eram utilizados pelo público em geral, como a televisão,  rádio, revistas e jornais. Também se concentrava em outros materiais gráficos como outdoors, panfletos, banners, entre outros. 

Com a chegada dos computadores e da internet, surge o marketing digital que passa a aplicar estratégias de divulgação para esse meio, focando em e-mail marketing, banners para blogs e sites, e anúncios.

Com a criação das redes sociais, mais uma vez o marketing digital evolui, agora passa nessas plataformas que já são consolidadas como canais de geração de negócios, do qual empresas dos mais variados setores como as empresas especializadas em equipamentos industriais, empresas de transformador de solda, adotam estratégias de marketing digital para vender mais melhor para o seu público-alvo.

5 tendências de marketing digital 

O marketing digital continua a evoluir, por isso separamos algumas das principais tendências do segmento para ficar de olho:

  1. Metaverso: o tema virou assunto em diversas plataformas, depois que o criador do Facebook divulgou a mudança do nome e deu início às discussões sobre o metaverso, considerado a nova era da internet. Essa nova realidade virtual vai impactar no marketing digital, que mais uma vez traçará estratégias para atender essa nova demanda.
  1. Conteúdo em vídeo: os vídeos, especialmente os de curta duração para Instagram e Facebook, são a bola de vez, já que mais usuários dão preferência para esse formato de conteúdo, portanto é tendência que se fortalece cada vez mais.
  1. Pesquisas por voz: assim com há tendência de crescimento do consumo de vídeos pelos usuários, há também espera de aumento do volume de pesquisas feitas por voz, ou seja, vai exigir que as estratégias de marketing sejam também direcionados esse tipo de procura para que o consumidor encontre nos meios digitais os mais diversos tipos de serviços e produtos, desde uniformes profissionais até vendas de produtos industriais.
  1. Inbound Marketing: a estratégia de marketing de conteúdo, que se refere à construção de conteúdos de alta relevância para blogs, sites e redes sociais, se torna ainda mais importante na atualidade para atrair o cliente, uma vez que há grande concorrência por atenção.
  1. SEO: com a necessidade de aparecer com mais facilidade para o usuário, adotar práticas de SEO que a otimização para motores de busca é algo que se tornou imperativo.

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre como o marketing digital evolui e não para de evoluir, afinal, a área se adapta às necessidades de cada momento. Se gostou do conteúdo, compartilhe nas suas redes.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.