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Para que uma empresa possa ter sucesso nos seus negócios, ela precisa ter consumidores atentos, que estejam interessados nos seus produtos ou serviços. Diante disso, nada mais natural e importante do que saber identificar os seus potenciais clientes.

Não há como negar que saber reconhecer quando uma pessoa é um potencial cliente de uma companhia pode fazer toda a diferença. 

Isso porque é possível abordá-la de maneira mais estratégica, garantindo assim o aumento na carteira de clientes.

Além disso, saber identificar potenciais clientes é fundamental para que a empresa possa vender mais e, por isso, conseguir desfrutar de um maior crescimento da sua companhia. No entanto, nem sempre se está preparado para fazer esse reconhecimento.

Apenas para ilustrar, é importante pensar no caso de uma empresa que vende inversor de energia senoidal pura. Para que ela tenha sucesso nas vendas do seu produto, será fundamental que ela consiga identificar os seus potenciais clientes. 

Afinal, por se tratar de um item específico, o número de pessoas que vão se interessar por ele não será tão abrangente. Mas, se houver uma educação para a percepção dos consumidores desse produto, o trabalho se torna mais direcionado e produtivo. 

É verdade que nem sempre é possível saber onde buscar os clientes. Mas, quando se conhece mais sobre as características e os hábitos dos compradores de uma loja, mais fácil é traçar um caminho que permite encontrar esses consumidores mais rapidamente. 

De fato, não há segredo quando o assunto se torna a identificação de potenciais clientes. Mas, como é comum ter dúvidas na percepção ao tentar encontrar esses consumidores, faz parte estudar mais sobre o assunto. 

Por isso, este artigo foi escrito, de modo que qualquer pessoa que queira entender mais sobre o que é um potencial cliente, qual a importância de saber identificá-los e conhecer dicas que ajudam nessa ação, deve continuar a leitura do conteúdo até o fim.

O que é um potencial cliente?

Qualquer empresa, seja ela especializada em produtos como placa comemorativa inox ou em serviços como os de contabilidade, depende de clientes para vender e conquistar assim os seus lucros. 

Tendo isso em vista, nada mais apropriado do que saber identificar quem são esses potenciais clientes da empresa. Mas, para isso, é interessante começar entendendo a definição da palavra “cliente”.

O termos cliente significa pessoa ou empresa que realiza a aquisição de um produto ou de um serviço que está disponível no mercado. Ele é também identificado como consumidor. Ao mesmo tempo, a palavra potencial quer dizer possível, poder e forte. 

A junção das palavras cliente e potencial então pode significar alguém que tem poder para realizar algo, ou seja, para torná-lo possível, mesmo que ainda não tenha efetivado a compra. 

Assim, o cliente em potencial de uma loja de uiforme social para secretária, por exemplo, é aquele que traz demandas que podem ser supridas por essa empresa, tendo poder aquisitivo suficiente para realizar a compra no local. 

É possível fazer uma síntese sobre as características que são facilmente identificadas ao se analisar o potencial de uma pessoa para se tornar o cliente de um estabelecimento. 

São elas:

  • Pode pagar pelo produto que deseja;
  • Tem autonomia para se comprometer com a aquisição;
  • Quer estabelecer um processo de confiança com a empresa;
  • Pode apresentar urgência para comprar um produto ou serviço.

Não à toa, as áreas de venda e de marketing são diretamente ligadas e capazes de trabalhar a identificação desse público que tem alto potencial para compra. 

Aqui, é importante frisar que existem leads qualificados e os não qualificados. Mas essa situação pode mudar, de modo que um cliente que ainda não está pronto para comprar com a empresa hoje pode estar preparado para essa aquisição em poucos dias. 

Nesse sentido, uma questão valiosa é a de que é interessante que a empresa conte com estratégias para manter um contato próximo com todos os seus leads, justamente para marcar presença no momento ideal de compra dessas pessoas. 

Qual a importância de saber identificá-lo? 

Como não poderia deixar de ser, saber identificar um potencial cliente pode fazer toda a diferença para a companhia. Tanto em termos estratégicos quanto financeiros. 

Para que a venda de um manipulador telescópico agricultura tenha um resultado positivo, é fundamental que os vendedores estejam habilitados para chegar nos clientes certos e apresentar melhor o produto que estão sendo comercializados.

Além disso, é por meio dos potenciais clientes que a empresa saberá qual a melhor maneira de se comunicar com o seu público. 

Isso porque ela precisa entender o perfil dessas pessoas, e para isso pode ter um contato maior com elas durante o processo. 

Esse meio de se comunicar é também um recurso importante para conduzir o trabalho de vendas no futuro. Afinal, essa questão faz toda a diferença na abordagem que será feita. 

Um exemplo disso é o de que há pessoas que preferem ser contatadas por e-mail ou por comunicadores de mensagens instantâneas e realizar as suas compras de maneira virtual. 

Ao mesmo tempo, há também o perfil dos consumidores que desejam realizar as suas compras presencialmente. Ou seja, elas se dirigem até a loja para comprar pulseira personalizada com nome para festa e preferem ter um atendimento presencial. 

Na prática, essa questão vai influenciar de modo geral nos processos de conquista de clientes, o que faz com que as melhores estratégias possam ser usadas pela empresa, facilitando o relacionamento com os potenciais clientes e os clientes atuais. 

Como descobrir os clientes em potencial

Depois de entender o que é um potencial cliente e qual a importância de saber identificá-lo, é essencial aprender a como descobrir quem são essas pessoas, para que seja possível realizar um trabalho mais eficiente e produtivo em termos de venda.

Sendo assim, algumas dicas práticas podem ser usadas nessa frente, trazendo assim resultados mais expressivos e positivos no trabalho de vendas de qualquer companhia. 

1. Conheça bem a sua companhia 

A primeira sugestão para quem deseja identificar os seus potenciais clientes é começar fazendo uma análise interna do seu negócio. Isso ajuda na percepção das pessoas que estarão mais próximas de realizar uma compra. 

Tanto no mundo virtual quanto no físico, um cliente que possui dificuldades de se identificar com uma marca dificilmente vai adquirir os itens que ela oferece. 

Por isso, é de suma importância que os líderes e gestores estejam alinhados com a companhia, sabendo como funciona o seu modelo de negócio e o setor no qual ela está inserida. Conhecer os concorrentes é também essencial. 

Em alguns casos, pode ser necessário retomar o planejamento inicial da companhia para retomar os objetivos. Isso permite uma reorganização tanto para os proprietários da companhia, como para os funcionários e até mesmo para os clientes. 

2. Observar a concorrência

É verdade que para comprar uma grelha moeda sob medida, por exemplo, os clientes costumam buscar opções de fornecedor e analisar quais delas mais vão atender aos seus requisitos. 

Em paralelo, é essencial que a empresa observe a faça análises dos seus concorrentes. Isso ajuda a entender mais o mercado, mas também a perceber características da sua própria companhia.

Na prática, o resultado disso é um entendimento mais abrangente do público, o que vai garantir que seja possível descobrir quem são os potenciais clientes da empresa com maior facilidade. 

3. Segmentar ações para os clientes

Para que seja possível vender mais unidades de pen drive personalizado para fotógrafos, uma ação comum e eficiente é realizar anúncios. O que torna essa realização mais efetiva é a segmentação que ela recebe para atingir o público certo. 

Por isso, da mesma maneira que é possível alcançar o público-alvo com ações segmentadas, também se torna mais simples identificar quem são as pessoas que se interessam pelo que a empresa oferece. 

Sendo assim, ao ter um maior conhecimento sobre quem são os clientes potenciais da companhia, vale a pena investir em ações segmentadas, que vão ser vistas por essas pessoas, tornando todo o processo de compra mais simples e eficiente. 

Além de conhecer bem a própria companhia, de observar a concorrência e de segmentar ações para o público-alvo, a empresa também pode montar perfis de personas compatíveis com os seus potenciais clientes, assim como observar mais os seus clientes atuais. 

Considerações finais

Qualquer empresa do mercado, seja ela especializada em locação light sheer ou em venda de peças de roupas, possui potenciais clientes. Isso quer dizer que pessoas se interessam pelo que ela vende, mesmo que ainda não tenham feito a sua primeira compra. 

Diante disso, é essencial investir nas ações mencionadas neste artigo, pois elas vão ajudar no processo de conduzir os potenciais clientes ao momento de compra, o que faz com que eles se tornem compradores atuais e permite um crescimento maior da companhia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.