O objetivo declarado da atualização do algoritmo do Google Panda era recompensar sites de alta qualidade e diminuir a presença daqueles com menor autoridade nos resultados do mecanismo de pesquisa orgânica.
Desta forma, se tiver um site que fala sobre bomba centrífuga ou um portal de notícias, por exemplo, deve se atentar a essas mudanças, que são feitas de tempos em tempos. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!
Conteúdo fino
As modificações referentes ao Update começam com as páginas de pouco texto e recursos relevantes. Elas ainda terão força, mas ficaram atrás daquelas mais completas, ou seja, com uma quantidade superior de vídeos, fotos e etc.
Se o monitoramento eficaz era um problema constante nas outras versões, isso se resolveu! A qualidade das páginas monitoradas pela ferramenta é incrível, já que para ter maior ranqueamento, coerência, padrão e otimização precisam estar impecáveis.
Conteúdo duplicado
Problemas de conteúdo duplicado também podem ocorrer em seu site quando tem várias páginas com o mesmo tema, sem nenhuma variação.
Por exemplo, uma empresa de porta de aço cria 10 páginas, uma para cada cidade que a empresa atende e com parágrafos quase idênticos em todas as páginas, mudando apenas as localidades.
Isso afetará o processo de ranqueamento, pois precisa-se de algo exclusivo para cada link.
Conteúdo de baixa qualidade e falta de autoridade
Essas páginas fornecem pouco valor para os leitores porque carecem de informações detalhadas. Sendo assim, você deve reescrevê-la (caso o conteúdo for antigo) ou apagá-la (se o mesmo estiver ultrapassado).
Um representante do Google afirmou que os sites que desejam evitar o impacto do Panda devem trabalhar para serem reconhecidos como autoridades em seu nicho. Isso dará escopo e garantias de excelentes visualizações.
Páginas de baixa qualidade agregadas de outros sites
Quando há um grande número de páginas de baixa qualidade agregadas de outros sites, em seu conteúdo, será um problema.
Tudo porque o conteúdo irá carecer de autoridade e valor para os leitores, porque seu objetivo principal é, simplesmente, ganhar posições no Search Engine para cada termo. Mas o Google está cada vez mais inteligente
Como posso saber se fui pego pelo Panda?
Um sinal de uma potencial penalização do Panda é uma queda repentina no tráfego orgânico do seu site ou nos rankings dos mecanismos de pesquisa. Comparativamente, é como se enviasse um produto dentro de uma caixa de madeira para transporte e o mesmo fosse para um endereço completamente diferente.
Sua ‘dor de cabeça’ para reorganizar todo o trâmite seria grande. No entanto, é vital ter em mente que muitas coisas podem resultar em classificações e tráfego perdidos.
Isso inclui a ascensão de um concorrente em seu mercado (veja quem passou à sua frente e fique atento a ele), penalidades manuais (verifique o Google Search Console, pois pode relatar problemas de linguagem de programação, por exemplo), quedas sazonais esperadas no interesse do consumidor ou mesmo uma atualização do Google completamente diferente daquela que você tinha acesso.
No fim das contas, as empresas de tecnologia mudam e tentam aumentar a Inteligência Artificial, entregando produtos e links coerentes com as buscas dos internautas.
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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.