Seja na escolha das palavras para elaboração de um artigo, ou na criação de um site, ou ainda na formulação de uma campanha de marketing, as palavras-chave são termos de busca que um profissional de SEO ou empreendedor utilizam para otimizar seu site, na esperança de deixá-lo no topo dos resultados do Google para as palavras-chave desejadas.

Pensemos nos puxadores de plástico, por exemplo, utilizados para facilitar a abertura e fechamento de gavetas, trazendo para nosso assunto, transforme as palavras-chave em estratégia para ajudar e facilitar a otimização dos conteúdos. 

A pesquisa adequada de palavras-chave ajuda a:

  • Entender e alcançar seu público, aumentando a presença de marca
  • Encontrar novos tópicos relevantes para abordar no site e Conseguir leads qualificados 
  • Aumentar as vendas e Melhorar campanhas publicitárias, além de conseguir cliques e impressões

Assim como um compressor de ar pistão gera ar para impulsionar processos industriais, você precisa conhecer bem as palavras-chave e fazer o uso das corretas obter os melhores resultados.

Apresentamos a seguir, 5 dicas de como fazer a escolha dessas palavras

1 – Faça uma pesquisa 

Pesquise a respeito do que você deseja escrever descobrindo quais assuntos são mais interessantes, abordar ou descubra quais são as principais palavras do produto, como, por exemplo, um cone de sinalização. Tenha em mente todas as funcionalidades desse produto e compreenda qual a melhor forma de utilizar ele como palavra-chave.

2 – Crie sua persona 

Conhecer sua persona e entender as dificuldades dela é fundamental para selecionar os melhores termos para serem trabalhados, isso porque as palavras-chave definem os tópicos pelos quais você será encontrado. Utilize palavras que facilitem esse processo.

3 – Utilize uma ferramenta especializada

Há muitas ferramentas que podem permitir que você avalie o volume de buscas de uma palavra e a taxa de concorrência que existe sobre ela. Procure por palavras relacionadas ao assunto do qual deseja produzir.  Uma ferramenta que você pode utilizar para te ajudar é o Google Keyword Planner.

4 – Seja direto em relação ao assunto tratado

Quanto mais clara a sua palavra-chave, melhor. O ideal é que elas evidenciem o assunto do post em três ou quatro termos, para que as pessoas que estejam a procura daquele conteúdo saibam que chegaram ao resultado da busca quando visualizarem sua postagem.

5 – Elabore a sua linha editorial

Ao criar uma linha editorial bem definida, você estará facilitando bastante a escolha das suas palavras-chave também. 

Separe-as por topo – que engloba as palavras, mais amplas e que têm mais volume de busca, meio – que levam a induzir um certo interesse de compra para aquele usuário e fundo de funil – falando do produto em si, para que o visitante efetue a compra.

Conheça as palavras-chave, desenvolva o conteúdo, faça a arquitetura da informação, seja específico e pense como seu cliente.

Fazer uma boa escolha define o resultado do texto

Isso significa que todo o resultado a partir da construção do texto pode ser definido pelas palavras-chave. São elas que irão influenciar o alcance, bem como ajudar na venda do produto ou serviço que está sendo oferecido. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber mais sobre como fazer a escolha de palavras-chave? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!