Entender como escolher uma Agência de Marketing Digital é extremamente importante para obter o retorno do seu investimento. E mais do que isso, evitar perda de tempo, desgaste com informações desencontradas e, claro, a perda de dinheiro devido o investimento em uma agência com pouco conhecimento ou ausência de foco em projetos.
Ou seja, se você quer mais do que um projeto de marketing e uma maior utilização dos canais digitais para gerar negócios e vendas, o indicado é poder contar com uma agência qualificada, responsável e com experiência.
E aí podemos ressaltar que o tamanho nem sempre define estas qualidades, pois existem sim agências menores com total capacidade para cuidar de projetos de marketing digital. Porém, é sempre bom ver se a mesma terá time para a sua demanda, caso a mesma seja de médio e grande porte.
Por que escolher uma boa agência de marketing faz toda a diferença?
Há uma revolução acontecendo no marketing hoje. “Muitas atividades tradicionais de marketing estão sendo gradualmente substituídas pela digitalização. Você precisa fazer essa transformação digital da maneira certa”, ressalta Sergio Borges, da WMD, agência de marketing digital em São Paulo.
Uma boa gestão de marketing digital fará toda a diferença nos resultados da sua empresa. Portanto, escolher a melhor agência é o primeiro passo do processo. E o que indicamos é que você faça uma reunião para conhecer a agência, entender com a mesma trabalha, qual é a metodologia. Isso poderá ajudar e muito na busca por sucesso ao longo do processo.
“O que vemos neste mercado são agências que prometem coisas que não são viáveis rapidamente, ou seja, falar para o cliente o tempo que cada etapa ou ação pode ter, é importante para a parceria começar saudável e com expectativas alinhadas com a realidade”, ressalta ainda Borges.
O que fazer para saber se está contratando a agência ideal?
Como acontece com qualquer serviço de terceirização, primeiro você precisa fazer uma pesquisa de mercado, solicitar orçamentos e verificar quais serviços são mais adequados às circunstâncias da sua empresa. O caminho desde a decisão de contratar uma agência de marketing digital até a execução do contrato é longo, o que pode fazer ou quebrar o sucesso do seu investimento.
Porém, antes de contratar a primeira empresa que lhe apresente seus serviços, é preciso escolher a melhor opção e lembrar que a agência escolhida será responsável pela imagem e reputação de sua marca. Tome cuidado com os dados, veja se a agência sabe o que é para que serve a LGPD, pois seus dados passarão pelas mãos da agência e tudo isso deverá ser tratado com muito esmero e atenção.
O fator localização da agência quase sempre pouco importa, e isso graças a própria internet que proporciona reuniões rápidas com pessoas em qualquer região do país que tenha acesso de qualidade a web. O preciosismo de buscar uma agência perto só fará sentido se a sua empresa fizer muita questão de ter reuniões presenciais com frequência, fora isso é melhor focar no fator qualificação do que o CEP da agência.
“Hoje atendemos clientes de outras cidades e estado, já tive cliente que residia e tinha o negócio dele na Inglaterra, e foi bem tranquila a relação e a busca por resultados” relembra Sérgio da WDM, agência de marketing com mais de 7 anos de mercado em SP.
A importância de conhecer o negócio
Depois de considerar a necessidade de encontrar uma agência especializada em marketing digital, você precisa conhecer um pouco sobre o seu negócio antes de sair em busca de uma empresa. E mais do que isso, se já fez ações de marketing digital antes que não deram retorno, isso tudo deverá ser informado para a nova agência.
Sim, pois a mesma partirá com esta importante informação de um ponto da sua jornada onde muitas vezes os ajustes pontuais já surtirão efeitos. Guarde todos os históricos de anúncios e dados de acessos, eles poderão ser úteis para novos caminhos.
Outro ponto muito importante é conhecer a empresa que você está contratando, até porque você não entregaria a responsabilidade da gestão da imagem da sua marca para uma empresa que você não conhece. Veja se a agência já está no mercado há muito tempo, o tamanho dos clientes que ela atende, reputação na própria internet. Análises básicas para se certificar de que ela é uma boa agência para o seu momento dentro do marketing digital.