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A experiência do usuário, também conhecida como UX, é a maneira de melhorar a satisfação daquele que tem interesse em seu produto, seja um exaustor centrífugo ou um tênis, por exemplo. 

Some acessibilidade, usabilidade e eficiência da interação com sua interface e entenderá o conceito de maneira mais ampla. A taxa de conversão e a experiência do usuário estão intimamente ligadas e, para saber melhor sobre o tema, continue com a gente!

Crie um site convidativo

Assim como um novo modelo de batedeira industrial precisa ser funcional e interessante aos olhos do cliente, o UX gera satisfação do usuário, improvisando acessibilidade, usabilidade e eficiência com uma interface robusta e milimetricamente projetada. A taxa de conversão e a experiência do usuário estão intimamente ligadas.

Verifique também a velocidade de carregamento do seu site, as chamadas para ação, que irão modelar a forma pela qual essa troca será vista e, por último e não menos importante, a otimização para os mecanismos de busca.

Vamos detalhar melhor a importância da velocidade no carregamento de seu site

Um site deve fazer o carregamento em 3 a 4 segundos. Se sua velocidade for maior que isso, certamente o usuário não terá uma boa experiência e maiores chances de procurar a concorrência.

Um estudo recente revelou que um atraso de 2 segundos no tempo de carregamento resulta em 87% de taxas de abandono. E qualquer pessoa que utiliza a internet já deve ter passado por algo parecido.

Layout com espaçamento

Seu principal objetivo é que o visitante veja suas informações mais importantes. Mas isso requer um layout com bom espaçamento, o que lhe confere uma aparência limpa e elegante.

Comparativamente, é como se utilizasse uma impressora com bobina de papel e a mesma organizasse os pontos de maneira simples de ser lida. Além disso, este apontamento também melhora a compreensão e a visualização dos detalhes.

Use Call to Action (CTA) convincente

O Call to Action ou Chamada para Ação diz a seus visitantes o que fazer em seu site. É o elemento que o ajuda na conversão e, além disso, vale destacar que vários endereços eletrônicos não possuem CTA claro, deixando os clientes perdidos. Tente algo ousado e que se destaque na multidão.

Isso é tão fundamental quanto a instalação de alarmes de incêndio em uma loja, por exemplo. Para isso, algumas dicas são: fazer o botão CTA de cor diferente das demais, pois com isso, terá a psicologia das cores ao seu lado e emoções diferentes transmitidas. Decida a mensagem, escolha a cor do botão e pronto.

Em segundo lugar, avalie o texto que usará no seu botão CTA. Use o tipo de texto que transmitirá aos usuários o que acontecerá se eles clicarem e fuja do uso de palavras como: próximo, continuar e etc.

Use imagens e vídeos

A melhor maneira de chamar a atenção de um usuário é incluir imagens e vídeos! É uma maneira envolvente de trazer as pessoas para perto de você. Isso tudo humaniza seu site e todos acabam confiando mais na marca.

Uma pesquisa revelou que a taxa de conversão aumenta se você incluir imagens felizes. Enquanto isso, se tem um produto, faça um vídeo para expandir a compreensão de seus recursos.

Incorporar campo de pesquisa

É fácil frustrar um usuário e todos nós sabemos disso. Não há melhor maneira de fazer isso do que não incluir um campo de pesquisa e deixá-lo nervoso ao tentar localizar um termo específico de informação! O resultado? Abandonarão seu site.

Portanto, a menos que você tenha um endereço com menos conteúdo, não deixe de incluir um campo de pesquisa. Coloque sua caixa no canto superior direito, pois é uma condição já comum para todos os internautas.

Todos esses detalhes listados geram menor superficialidade e fazem com que seu site seja direto, com maiores potenciais de angariar o público interessado do que os concorrentes. Agora é hora de tirar todas essas ideias do papel e colocá-las em prática, pois os benefícios são muitos e basta você e seus colaboradores perceberem.

Gostou do conteúdo sobre como entregar uma experiência do usuário sem superficialidades? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais