Se sua empresa ainda não adotou uma boa estratégia em marketing de conteúdo pare tudo o que você está fazendo e leia o texto abaixo! Essa importante ferramenta é fundamental para engajar seu público e conquistar clientes!

Com planejamento e muito profissionalismo, é possível realizar uma estratégia de conteúdo de sucesso. Afinal, esse processo será muito importante para construir e solidificar a marca, além de criar uma conexão entre ela e os potenciais clientes que podem consumir seu produto/serviço, resultando em um melhor relacionamento entre os dois.

Neste artigo, vamos abordar 8 dicas de como elaborar uma estratégia de conteúdo eficiente na sua empresa. Veja a seguir:

1. Defina quem é seu público

O primeiro passo é identificar com quem você quer falar. É a partir dessa preciosa informação que sua empresa vai conseguir uma comunicação eficiente entre marca e cliente por ter mais facilidade em identificar a linguagem adequada. Essa dica vale para qualquer negócio como, por exemplo, uma fabricante de toldo policarbonato

2. Estratégia

Todos os setores e profissionais da empresa devem se envolver com a estratégia de marketing. Cada colaborador conhece o cliente, a marca e seus produtos de acordo com sua função e isso acaba enriquecendo muito todo o processo. Quanto mais gente envolvida, maior a chance de sucesso.

3. Objetivo da estratégia e do seu negócio

É fundamental estabelecer os objetivos da sua estratégia de marketing e se fazer algumas perguntas como: qual é a situação atual do seu negócio? Como estão os concorrentes? Fazer um planejamento amplo possibilitando o processo do início ao fim, desde o orçamento inicial até os investimentos futuros.

4. Canais de comunicação

Sua marca precisa definir se estará nas redes sociais ou apenas com uma página na internet. Cada local tem uma linguagem diferente e públicos distintos. Lembre-se que o mundo virtual deve atingir todos os usuários possíveis.

Assim, uma empresa de porta de enrolar, por exemplo, precisa estar em diferentes plataformas para ter alcance um maior, além de fornecer um atendimento personalizado, facilitando a comunicação entre a marca e o cliente.  

Vale ressaltar que é muito importante analisar qual será a persona do seu negócio, traçar a melhor estratégia e escolher os canais mais adequados para inserir seu produto ou serviço, seja no Facebook, Instagram, Twitter ou blogs e sites da internet.

5. Estratégia de conteúdo

É necessário definir como chegar ao seu público. Se seus clientes são mais jovens e descolados, pode ser interessante investir em memes, vídeos engraçados ou outros formatos. 

Isso muda, no entanto, caso sejam pessoas mais idosas ou direcionadas para nichos específicos como, por exemplo, interessados em inversor de frequência. Portanto, a mensagem transmitida deverá conter um tom mais formal e informações mais concisas que esclareçam eventuais dúvidas.  

6. Adapte o conteúdo de acordo com a rede escolhida

Saiba utilizar corretamente as redes sociais conforme o público e com as características. Cada um deles precisa de estratégias diferentes para conquistar e reter seus potenciais clientes.

Dessa forma, você entenderá as necessidades dos consumidores, facilitando a criação de um plano de ação eficiente. Por isso, trazer conteúdo relevante é essencial para manter o público engajado com sua marca, gerando credibilidade no mercado.

7. Utilize SEO corretamente

Sua estratégia de marketing deve contemplar também que suas páginas sejam facilmente encontradas nos mecanismos de buscas. É fundamental fazer bons SEOs e baixo tempo de carregamento para ser localizado pela sua audiência. 

Além disso, é muito importante ter páginas alinhadas com as boas práticas do Google para aparecer nos primeiros resultados das pesquisas. Assim, sua empresa terá um maior posicionamento, fazendo com que seu negócio se destaque da concorrência.  

8. Resultados devem ser monitorados

O trabalho vai evoluir com o tempo e o acompanhamento é algo básico e fundamental na estratégia de marketing de conteúdo. Isso é importante para você não produzir materiais que não vão alcançar tantos visitantes e clientes para suas redes e/ou site.

Agora que você conhece os pilares do marketing de conteúdo é hora de arregaçar as mangas e explorar esse vasto mundo virtual de oportunidades. Assim como as fitas do bonfim, é muito importante ter confiança e acreditar! Pense, planeje e execute para ter muito sucesso e se dar bem em seus negócios!

Gostou do conteúdo? Esperamos ter ajudado você com este artigo, não esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais. Até a próxima!

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções industriais.