Encontrar o nicho ideal é fundamental para que a empresa possa impactar a parcela certa de consumidores que realmente precisam de determinado produto ou serviço.

Trata-se de algo fundamental, inclusive, para implementar boas estratégias de marketing e vendas. O problema é que muitos empreendedores e gestores não sabem exatamente o que é nicho de mercado ou como encontrá-lo.

E outros não sabem se estão no nicho certo. De qualquer forma, ter esse direcionamento é fundamental para descobrir como construir um negócio de sucesso e que realmente seja capaz de atender às demandas dos consumidores.

A dica mais importante para quem está começando agora é justamente isso: encontrar o nicho de atuação. É uma forma de colocar a empresa para funcionar de modo a ser relevante desde o início, além de não precisar enfrentar uma grande concorrência.

O nicho de mercado torna os investimentos mais certeiros e ajuda a entender o que a empresa precisa fazer para ter saúde financeira e sucesso.

Pensando nisso, neste artigo, entende-se o conceito de nicho de mercado, a importância de defini-lo e algumas dicas para descobrir o melhor segmento para atuar.

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado nada mais é do que uma parcela pouco ou nada atendida de consumidores. É uma oportunidade dentro de determinado ramo de negócios que está escondida, mas que pode trazer muitos benefícios à relação de compra e venda.

Muitos empreendedores e publicitários acreditam que nicho de mercado é a mesma coisa que segmento, só que confundir esses dois termos pode atrapalhar os negócios.

Segmento de mercado nada mais é do que um grupo de consumidores que possuem interesses e dores em comum. Por exemplo, uma empresa de coworking atende a profissionais que precisam de um espaço adequado.

Agora, um coworking pequeno já é mais específico, por isso atende a uma parcela menor de pessoas que precisam de um local para trabalhar com determinadas características.

Vê-se que essa parcela pertence ao segmento de coworking, mas são pessoas que exigem espaços menores e que não precisam de outros recursos para exercer suas atividades.

Em linhas gerais, o nicho de mercado é uma parcela pequena dentro de um segmento. Pode-se pensar, por exemplo, sobre o segmento da saúde. Dentro dela, existem diversos outros nichos como:

  • Saúde e beleza;
  • Saúde e bem-estar;
  • Saúde infantil;
  • Saúde da mulher;
  • Saúde do idoso.

Isso significa que empresas do ramo da saúde podem atuar em grupos específicos e que possuem anseios e necessidades em comum. É algo intrínseco à persona e que não costuma ser atendido por muitas empresas de um segmento.

Importância de definir o nicho

Um fabricante de caixas enfrenta um mercado extremamente competitivo e concorrentes que estão disputando a atenção das pessoas o tempo todo.

Se esse mesmo fabricante decidir que vai focar na fabricação de caixa maleta grande, ele vai atender a uma parcela de consumidores menor, com pouca concorrência, de maneira mais efetiva e assertiva.

Definir um nicho é se posicionar como especialista. Por outro lado, uma marca generalista estabelece uma comunicação que atinge um grande número de pessoas, mas que também são impactadas por outras marcas.

No meio de tudo isso, é difícil oferecer uma solução realmente assertiva, mas quando a empresa se vende como especialista, ainda que trabalhe com um número menor de consumidores, será capaz de resolver o problema deles.

A comunicação será muito mais certeira, visto que a companhia vai conversar com pessoas que realmente esperam encontrar uma solução para suas dores.

Além disso, existem muitos benefícios em identificar um nicho, por exemplo, ao ter um plano de marketing efetivo. Uma das principais características do marketing, principalmente nos canais digitais, é o direcionamento.

É necessário direcionar as estratégias às outras de comunicação, que intencionam a comunicação com a persona da marca. E ao mesmo tempo que isso, há, também, um número muito menor de concorrentes.

Fabricante de cremosinho de coco, por exemplo, vai atender a uma parcela carente de seus produtos e dentro de um mercado pouco explorado. Por conta disso, pode cobrar o valor que considera justo para obter mais lucro, mesmo que as vendas sejam menores.

Quando a organização conhece seu mercado de atuação, também terá mais facilidade para identificar um bom parceiro de negócios e que realmente saiba trazer bons resultados para a companhia.

A corporação consegue evitar parcerias ruins, que acabam por gerar desperdício de tempo e energia. Tudo isso quer dizer que definir um nicho de mercado é fundamental para garantir que os recursos investidos geram receita para o negócio.

Recurso é absolutamente tudo aquilo que a empresa dedica para alcançar seus propósitos, como o tempo, dinheiro e mão de obra. Se suas ações forem mais assertivas, fica mais fácil conquistar o reconhecimento do público.

Como descobrir o nicho de mercado?

Um fabricante de catracas de acesso para empresas pode descobrir seu nicho de mercado por meio do seguinte passo a passo:

Escolher um mercado

Existe uma enorme gama de possibilidades para criar um empreendimento, principalmente hoje em dia com a chegada dos negócios digitais, mas a única maneira de fazer o negócio crescer é gostar daquilo que faz.

Muitas pessoas perdem tempo e dinheiro apostando em um mercado apenas porque ele está em alta, e não porque compactuam com as características delas. O problema é que o alto nível de cobrança surge, e trabalhar muito sem gostar causa desmotivação.

O ideal para uma empresa é buscar oportunidades em um mercado que realmente gosta, pois assim vai ficar muito mais fácil compreendê-lo e trabalhar com ele.

Identificar o problema

Uma empresa de atendimento extra hospitalar obteve sucesso porque identificou um problema entre os consumidores que precisavam de solução.

Quando o empreendedor conhece bem o mercado no qual deseja atuar, é bem provável que saiba o tipo de problema que precisa solucionar, então tudo o que deve fazer é sondá-lo e solucioná-lo.

Mas é perfeitamente possível descobrir problemas que ainda não foram solucionados por meio de fóruns na internet ou pesquisando palavras-chave que estejam relacionadas ao mercado escolhido.

O empreendedor deve estar sempre atento às dúvidas que os consumidores costumam dirigir para as marcas mais populares, visto que elas trazem muitas ideias que ajudam a estruturar o negócio.

Analisar os conhecimentos

Antes de vender qualquer produto ou serviço, a empresa precisa analisar com qual propriedade pode entregar uma solução. Para ser, de fato, um especialista dentro de um nicho, é indispensável dominar o ramo de negócios.

Caso a empresa não tenha bons conhecimentos sobre o assunto, precisa estudá-lo até que melhore seu entendimento.

Assim como uma gráfica especializada em calendário personalizado empresa, o negócio precisa viver aquilo de que fala, testando suas soluções no dia a dia e sendo seu próprio caso de sucesso.

Analisar as demandas

O nicho de mercado sempre se baseia em um problema real, e quando é resolvido, melhora consideravelmente a vida das pessoas. Justamente por essa razão que muitos consumidores estão dispostos a pagar um pouco mais por essas soluções.

Por exemplo, uma linha de alimentos sem glúten, embora seja mais cara, permite às pessoas com intolerância ou doença celíaca possam consumir pães, biscoitos e outros alimentos que não trazem risco às suas condições de saúde.

E isso porque há uma demanda, como no caso de pessoas que precisam de acompanhante de idoso noturno. Mas para entender qual é, é necessário observar comentários que os usuários costumam fazer na internet.

Outra maneira de fazer isso é entrevistar potenciais clientes em relação às suas intenções de compra. Se ninguém responder que compraria determinado produto ou serviço, então talvez o problema não seja tão importante assim.

Conhecer os concorrentes

O mercado não é interessante quando diferentes marcas estão tentando resolver o mesmo problema, assim sendo é fundamental saber um pouco mais sobre a experiência dos concorrentes.

Para qualquer empresa, é muito melhor quando eles não existem, mas é muito difícil que isso aconteça, portanto, o certo é estar sempre atento ao volume de concorrentes e as ferramentas que eles utilizam.

No caso de uma empresa cobertura de vidro, atender às demandas foi possível porque ela especificou um nicho e criou seu diferencial. 

Se o empreendedor não consegue fazer isso, então a melhor coisa é procurar outro nicho ou explorar o atual mais contundentemente.

Considerações finais

O consumidor moderno está cada vez mais exigente, porque hoje em dia as pessoas podem comprar os mesmos produtos e serviços com diferentes marcas.

Há uma luta muito grande para conseguir se destacar, mas isso só acontece com quem atende a um nicho. Ele é a melhor forma de driblar muitos concorrentes, impactar o público e resolver o problema que tem pouca ou nenhuma solução.

Para quem está começando um negócio agora, é o caminho perfeito para ter sucesso desde o início. E para as empresas que já estão atuando há um tempo, é uma forma de encontrar uma saída que leve o seu negócio ao crescimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.