Todas as empresas querem ter um logo que seja único e que conte uma história. Por isso, o trabalho do designer de logotipos é criar algo único e marcante.

Os designers se especializam na criação de marcas, fazendo logos que contam histórias e criam conexão com o público.

Para que você conheça um pouco mais sobre este universo, vamos explicar como os designers pensam no momento de criar uma marca. Boa Leitura!

Compreender o Negócio

O primeiro passo de qualquer projeto de design é compreender o negócio. O designer precisa entender o que a empresa faz, seu público alvo e sua missão.

Para criar um logo de sucesso, o designer precisa conhecer a cultura, a história e a filosofia da empresa, e assim poder desenvolver um logotipo que represente a personalidade da empresa.

Além disso, o designer deve estudar os concorrentes para entender como eles estão se posicionando no mercado.

É importante que o designer converse com a equipe da empresa para entender melhor os objetivos e as expectativas deles. O profissional também deve se reunir com a equipe de marketing para avaliar como o logo pode ser usado para promover a marca.

Esse tipo de reunião permite que o designer entenda melhor como irá criar um logotipo que conte a história e transmita a mensagem da empresa.

Desenvolver Ideias

Após compreender o negócio, o designer começa a desenvolver ideias para o logotipo. O designer pode olhar para a área de atuação da empresa e sua história para encontrar inspiração.

Também pode usar técnicas de brainstorming para desenvolver ideias criativas.

É importante explorar várias ideias antes de selecionar aquelas que melhor se adequem a empresa.

O designer também pode usar ferramentas de design, como o Adobe Illustrator, para desenvolver suas ideias.

Certas técnicas permitem que o designer explore várias possibilidades, crie um design inovador, protótipos e testar as suas ideias.

Refinar a Ideia dos logotipos

Uma vez que tenha escolhido algumas ideias, é hora de lapidar aquelas que serão desenvolvidas.

É preciso trabalhar para elaborar um logotipo que seja simples, único e que transmita a mensagem da empresa. O designer também deve considerar como o logo será usado e se ele precisa ser escalável.

O designer de logotipos também leva em consideração o uso de cores e fontes, pois elas podem ajudar a contar a história da marca.

Além disso, deve trabalhar para encontrar a melhor forma de comunicar a mensagem da empresa e contar sua história.

Essas etapas de refinamento ajudam o designer a construir um logotipo que seja único e que conte uma história.

Testar e Aperfeiçoar

Após a criação do logotipo, o designer deve testar e aperfeiçoar o design. Pode usar ferramentas de teste de usabilidade para ver como as pessoas reagem ao logo.

O designer também pode mostrar o logo para o público-alvo e obter o feedback para ver se a marca está atingindo seu objetivo. Essas técnicas ajudam o designer a aperfeiçoar o logo e torná-lo ainda melhor.

Após testar e aperfeiçoar o logotipo, o designer pode entregar o design final à empresa.

Ao entregar o arquivo em alta qualidade para ser usado em todas as plataformas, incluindo impressão, sites, mídias sociais e outros. O designer também deve entregar todos os arquivos necessários para que a empresa possa usar o logotipo.

Conclusão

Os designers trabalham duro para construir logos que saibam contar histórias. O processo começa com o entendimento do negócio e seu público alvo. Depois é preciso refinam para criar um logo único.

Por fim, o designer testa e melhora o design e entrega o arquivo final para a empresa.

Ao seguir esse processo, os designers podem criar logotipos que sejam memoráveis e que contenham uma história.